Plano
de aula
Rita
Vasconcelos Língua Portuguesa
Turmas: 2º
ano ensino médio Duração: 8 aulas
Tema:
Acentuação gráfica
Justificativa:
É de responsabilidade da disciplina de Língua Portuguesa orientar o aluno para
que possa usar as convenções da língua escrita produtiva e autonomamente,
entendendo as diferenças entre o sistema fonológico e o sistema ortográfico.
Objetivos:
·
Entender que a norma padrão é importante para
que possamos interagir em situações formais de comunicação e que essa variação
linguística apresenta certas regras e convenções que precisamos conhecer e
dominar.
·
Compreender o que é sílaba tônica.
·
Classificar as palavras quanto à sílaba
tônica.
·
Compreender o que é ditongo e hiato e suas
implicações para a acentuação das palavras.
·
Compreender o que sinal diacrítico.
·
Compreender e usar produtiva e autonomamente
as regras de acentuação gráfica segundo o Novo Acordo Ortográfico.
Recursos:
Lousa
e pincel, cópias das folhas de exercícios.
Avaliação:
Participação
durante as atividades e correção dos exercícios.
Práticas:
Explicações
1.
As
variações linguísticas informais vocês já conhecem, logo, na escola o que a
disciplina de Língua Portuguesa precisa fazer é levá-los a dominar outra
variação linguística: a norma padrão. Uma das convenções dessa variação está
relacionada com a acentuação gráfica.
Sílaba
tônica
2.
Apresentar
as palavras a seguir no quadro. Encontrar as sílabas tônicas e classificá-las
levando os alunos às conclusões a baixo:
FAN-TÁS-TI-CO
PRE-CI-SO
AR-GU-MEN-TAR
·
Sílaba
tônica é a mais forte da palavra.
·
Toda
palavra com duas ou mais sílabas tem uma que é tônica.
·
As
sílabas tônicas só podem ser a última, a penúltima ou a antepenúltima.
·
De
acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras podem ser oxítonas,
paroxítonas ou proparoxítonas.
·
Nem
todas as sílabas tônicas são acentuadas.
Acentuadas
e não acentuadas
3.
Apresentar
as palavras a seguir no quadro.
Ø Pedir que os alunos as dividam em dois
grupos (espera-se que concluam que os grupos serão acentuadas e não
acentuadas).
Ø Pedir que os alunos subdividam os dois
grupos segundo as sílabas tônicas.
Ø Pedir que os alunos observem se as
palavras colocadas num mesmo grupo apresentam alguma coisa em comum (espera-se
que concluam que última ou últimas letras são iguais).
Ø Pedir que os alunos tentem explicar o
que determina que algumas palavras sejam acentuadas e outras não. (Espera-se
que concluam que a acentuação de uma palavra depende da posição de sua sílaba
tônica e da letra ou letras com que essa palavra termina).
Ø Pedir que os alunos formulem regras
para a acentuação dos grupos formados. (Exemplo: acentuar as oxítonas
terminadas em a ou as).
Ø Explicar que além daquelas regras
formuladas por eles existem outras, e que todas serão sistematizadas,
explicadas e exercitadas nas atividades posteriores.
RUBRICA CASA
CAJU URUBUTERRÍVEL POSSÍVEL GUARANÁ MARINGÁ RÁPIDO LÂMPADA ÁRVORE
Sistematização
4.
Passar
no quadro e explicar todas as regras de acentuação salientando as
particularidades de cada uma, chamando atenção para as mudanças quanto à
acentuação de palavras terminadas com OIA e EIA, e para as regras especiais
relativas aos hiatos. Deixar que os alunos ditem os exemplos de cada item.
Sílaba tônica
É a sílaba pronunciada
com mais força em uma palavra.
v Oxítona: sílaba
tônica é a última:
v Paroxítona:
sílaba tônica é a penúltima:
v Proparoxítona: sílaba tônica é a antepenúltima:
Tipos de acento
Tipos de acento: Agudo: ralé. Circunflexo: ipê. Agudo: (crase) à.
OBS.: Til não é acento
porque não muda a tonicidade da palavra. É um sinal diacrítico, ou seja, serve
para marcar a pronuncia anasalada de uma sílaba.
Ditongo e Hiato
Ditongo é quando duas vogais aparecem lado a
lado e permanecem na mesma sílaba quando fazemos a divisão:
Hiato é quando duas vogais aparecem lado a
lado, mas casa uma fica numa sílaba quando fazemos a divisão:
Regras de acentuação
1.
Acentuar
as Oxítonas ter minadas em:
·
A(s):
·
E(s):
·
O(s):
·
Em:
·
Ens:
·
Eis:
·
Oi(s):
·
Eu(s):
2.
Acentuar
as Paroxítonas terminadas em:
- L,N,R,X:
- Ã(s):
- I(s), U(s):
- Um, uns,
- On/ons:
- Ps:
- Ditongo:
3.
Acentuar
todas as Proparoxítonas:
Regras especiais de
acentuação
4.
Acentuar
o I e o U, quando forem a segunda vogal do hiato: Saída, saúde.
5. Não acentuar Paroxítonas
terminadas em:
·
Eia:
ideia.
·
Oia:
boia.
·
Oo:
voo.
·
Ee:
veem.
6.
Não
acentuar I eU:
·
Quando
aparecem antes de NH: rainha.
·
Quando
estiverem na mesma sílaba que L,M,N,R,Z,U: Raul, ruim, ainda, sair, raiz, saiu.
·
Depois
de ditongo: baiuca (boteco, casa desordenada), feiura.
·
Palavras
com I ou U repetidas: Xiita, ucuuba (planta).
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