sábado, 19 de março de 2022

Plano de aula: ACENTUAÇÃO GRÁFICA

Plano de aula

Rita Vasconcelos Língua Portuguesa

Turmas: 2º ano ensino médio Duração: 8 aulas

Tema: Acentuação gráfica

 

Justificativa: É de responsabilidade da disciplina de Língua Portuguesa orientar o aluno para que possa usar as convenções da língua escrita produtiva e autonomamente, entendendo as diferenças entre o sistema fonológico e o sistema ortográfico.

 

Objetivos:

·         Entender que a norma padrão é importante para que possamos interagir em situações formais de comunicação e que essa variação linguística apresenta certas regras e convenções que precisamos conhecer e dominar.

·         Compreender o que é sílaba tônica.

·         Classificar as palavras quanto à sílaba tônica.

·         Compreender o que é ditongo e hiato e suas implicações para a acentuação das palavras.

·         Compreender o que sinal diacrítico.

·         Compreender e usar produtiva e autonomamente as regras de acentuação gráfica segundo o Novo Acordo Ortográfico.

 

Recursos:

Lousa e pincel, cópias das folhas de exercícios.

 

Avaliação:

Participação durante as atividades e correção dos exercícios.

 

Práticas:

Explicações

1.       As variações linguísticas informais vocês já conhecem, logo, na escola o que a disciplina de Língua Portuguesa precisa fazer é levá-los a dominar outra variação linguística: a norma padrão. Uma das convenções dessa variação está relacionada com a acentuação gráfica.

Sílaba tônica

2.       Apresentar as palavras a seguir no quadro. Encontrar as sílabas tônicas e classificá-las levando os alunos às conclusões a baixo:

 

FAN-TÁS-TI-CO                  PRE-CI-SO                        AR-GU-MEN-TAR

 

·         Sílaba tônica é a mais forte da palavra.

·         Toda palavra com duas ou mais sílabas tem uma que é tônica.

·         As sílabas tônicas só podem ser a última, a penúltima ou a antepenúltima.

·         De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras podem ser oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.

·         Nem todas as sílabas tônicas são acentuadas.

 

Acentuadas e não acentuadas

3.       Apresentar as palavras a seguir no quadro.

Ø  Pedir que os alunos as dividam em dois grupos (espera-se que concluam que os grupos serão acentuadas e não acentuadas).

Ø  Pedir que os alunos subdividam os dois grupos segundo as sílabas tônicas.

Ø  Pedir que os alunos observem se as palavras colocadas num mesmo grupo apresentam alguma coisa em comum (espera-se que concluam que última ou últimas letras são iguais).

Ø  Pedir que os alunos tentem explicar o que determina que algumas palavras sejam acentuadas e outras não. (Espera-se que concluam que a acentuação de uma palavra depende da posição de sua sílaba tônica e da letra ou letras com que essa palavra termina).

Ø  Pedir que os alunos formulem regras para a acentuação dos grupos formados. (Exemplo: acentuar as oxítonas terminadas em a ou as).

Ø  Explicar que além daquelas regras formuladas por eles existem outras, e que todas serão sistematizadas, explicadas e exercitadas nas atividades posteriores.

 

RUBRICA CASA CAJU URUBUTERRÍVEL POSSÍVEL GUARANÁ MARINGÁ RÁPIDO LÂMPADA ÁRVORE

 

Sistematização

 

4.       Passar no quadro e explicar todas as regras de acentuação salientando as particularidades de cada uma, chamando atenção para as mudanças quanto à acentuação de palavras terminadas com OIA e EIA, e para as regras especiais relativas aos hiatos. Deixar que os alunos ditem os exemplos de cada item.

 

Sílaba tônica

 

É a sílaba pronunciada com mais força em uma palavra.

v  Oxítona: sílaba tônica é a última:

v  Paroxítona: sílaba tônica é a penúltima:

v  Proparoxítona: sílaba tônica é a antepenúltima:

 

Tipos de acento

 

Tipos de acento: Agudo: ralé. Circunflexo: ipê. Agudo: (crase) à.

OBS.: Til não é acento porque não muda a tonicidade da palavra. É um sinal diacrítico, ou seja, serve para marcar a pronuncia anasalada de uma sílaba.

 

Ditongo e Hiato

 

Ditongo é quando duas vogais aparecem lado a lado e permanecem na mesma sílaba quando fazemos a divisão:

Hiato é quando duas vogais aparecem lado a lado, mas casa uma fica numa sílaba quando fazemos a divisão:

 

Regras de acentuação

 

1.       Acentuar as Oxítonas ter minadas em:

 

·         A(s):

·         E(s):

·         O(s):

·         Em:

·         Ens:

·         Eis:

·         Oi(s):

·         Eu(s):

 

 

2.       Acentuar as Paroxítonas terminadas em:

 

  • L,N,R,X:
  • Ã(s):
  • I(s), U(s):
  • Um, uns,
  • On/ons:
  • Ps:                       
  • Ditongo:

 

3.       Acentuar todas as Proparoxítonas:

 

Regras especiais de acentuação

 

4.       Acentuar o I e o U, quando forem a segunda vogal do hiato: Saída, saúde.

 

5.      Não acentuar Paroxítonas terminadas em:

·         Eia: ideia.

·         Oia: boia.

·         Oo: voo.

·         Ee: veem.

 

6.       Não acentuar I eU:

·         Quando aparecem antes de NH: rainha.

·         Quando estiverem na mesma sílaba que L,M,N,R,Z,U: Raul, ruim, ainda, sair, raiz, saiu.

·         Depois de ditongo: baiuca (boteco, casa desordenada), feiura.

·         Palavras com I ou U repetidas: Xiita, ucuuba (planta).






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