PLANO DE AULA
Tema: Projeto de Vida - “Quando eu crescer eu quero ser…”
Público alvo: Ensino Médio
Competências Gerais da BNCC - Ensino Médio
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções.
Competência específica de Linguagens e suas Tecnologias
7: Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
Habilidades:
EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG301, EM13LGG402, EM13LGG701, EM13LGG703, EM13LP16, EM13LP18
Objetivos:
🔸Compreender o que é projeto de vida e qual sua importância.
🔸Propor que cada aluno reflita sobre que tipo de ser humano quer ser nos âmbitos pessoal, social e profissional.
🔸Propor a produção de Mapas Mentais que representem um esboço do projeto de vida de cada um.
🔸Usar a comunicação por meio de uma rede social para estimular a interação dos alunos digitalmente e inserir o uso de tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.
Evidência de aprendizagem:
Produção, em papel ou usando alguma ferramenta digital, de um Mapa Mental, que representa o projeto de vida do aluno.
Na avaliação, o professor também vai considerar a participação dos alunos através dos comentários nas postagens no Facebook, respeitando as regras de "etiqueta virtual", a adequação da linguagem, bem como a pertinência com relação às questões propostas.
Práticas
Para desenvolver o projeto , o professor vai seguir o roteiro de ações proposto no vídeo abaixo.
PROJETO DE VIDA : Plano de aula usando grupo do Facebook | De acordo com a BNCC
Postagens para o grupo do Facebook a ser criado para realização do projeto
Boas vindas
Seja bem vindo (a) ao grupo
"Quando eu crescer
eu quero ser…"
Este grupo foi criado com o objetivo de ajudá-lo (la) a refletir sobre quem você é e quem você quer ser, para que assim você comece a construir seu
Projeto de Vida.
📋Clique no título do grupo e leia as nossas regras.
Regras do grupo
◾Todos os membros podem expressar suas opiniões desde que respeitem a opinião do próximo.
◾É proibido usar palavras, termos, imagens, símbolos, emojis e afins com conteúdo de baixo calão, ofensivo ou desrespeitoso.
◾Todos os comentários e postagens devem estar relacionados com o tema do grupo: Projeto de vida.
◾Uma vez que o grupo faz parte das ações da disciplina de Língua Portuguesa, todos os membros devem se esforçar para usar a linguagem de forma adequada ao contexto comunicativo, atentando sempre para a clareza das informações.
O que é Projeto de Vida?
Projeto de vida é um processo de planejamento no qual os indivíduos se conhecem melhor, identificam seus potenciais, interesses e paixões e estabelecem estratégias e metas para alcançar os seus próprios objetivos e atingir a sua realização em todas as dimensões. Em outras palavras, Projeto de vida é o caminho entre o "Quem eu sou" e o "Quem eu quero ser".
Qual a importância de ter um Projeto de vida?
Quando se sabe onde se quer chegar é mais fácil definir o melhor caminho, se preparar para a jornada, enfrentar os obstáculos, encontrar atalhos, reavaliar o percurso, e se manter motivado ao longo do trajeto.
Como criar um Projeto de vida?
🔸Tenha autoconhecimento sobre suas potencialidades, limitações, interesses, paixões, valores, sonhos.
🔸Reflita sobre quem você é e quem você quer ser nos vários âmbitos da vida: pessoal, social, profissional, etc.
🔸Defina objetivos a serem atingidos.
🔸Reflita sobre as ações que você deve desenvolver para alcançar seus objetivos.
🔸Trace metas a serem atingidas para que você se aproxime cada vez mais dos seus objetivos.
🔸Tenha sempre em mente que você pode reavaliar e reestruturar seu Projeto de vida se achar necessário.
🔸Comece a agir!
Sonho X Objetivo
Comente aqui: qual você acha que é a diferença entre sonho e objetivo?
💭 X 🎯
Reflexões sobre o seu Projeto de Vida
📑Reflexão 1: Pense em seu projeto de vida. Quem você quer ser enquanto ser humano?
📑Reflexão 2: Pense em seu projeto de vida. Quem você quer ser enquanto cidadão?
📑Reflexão 3: Pense em seu projeto de vida. Quem você quer ser enquanto profissional?
📑Reflexão 4: Pense em seu projeto de vida. O que você precisa fazer para se tornar o ser humano que você deseja ser?
📑Reflexão 5: Pense em seu projeto de vida. O que você precisa fazer para se tornar o cidadão que você deseja ser?
📑Reflexão 6: Pense em seu projeto de vida. O que você precisa fazer para se tornar o profissional que você deseja ser?
📑Reflexão 7: Como você acha que a escola pode ajudá-lo (a) a concretizar seu Projeto de Vida?
Hora de criar
😃Considerando quem você é e quem você quer ser, produza um pequeno Mapa Mental que represente seu Projeto de Vida.
😉Lembre-se que sua criação é apenas um esboço, uma forma visual que pode ajudá-lo (la) a refletir sobre e definir seus objetivos, metas e ações reais.
🤩Inspire- se no modelo de Mapa Mental, crie sua própria versão, tire uma foto e compartilhe aqui no grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário