Plano de aula
Rita Vasconcelos Língua
Portuguesa
Turmas: 2º anos ensino médio Duração: 2 aulas
Tema: Dinâmica de apresentação
Justificativa:
O entrosamento entre os alunos e é um fator de grande importância para se
evitar conflitos e garantir um ambiente amigável dentro da sala de aula, o que
irá favorecer o processo de ensino- aprendizagem. Para isso faz-se necessário
promover estratégias que levem os alunos a se conhecerem e se aproximarem mais,
quebrando barreiras de preconceito e timidez, e criando laços afetivos.
Objetivo:
Desenvolver uma dinâmica em que os alunos irão conhecer um pouco mais sobre as
características, gostos, sonhos e opiniões dos colegas, de forma a aproximá-los
mais e levá-los a refletir sobre duas questões-chave para uma boa convivência:
É importante
valorizar e respeitar as diferenças, individualidades e particularidades de
cada um.
Quando nos
permitimos conhecer melhor alguém, podemos perceber que temos muitas coisas em
comum.
Recursos:
Lousa e folhas de papel sulfite.
Avaliação:
Produção de um parágrafo sobre o que é importante para se conviver bem.
Práticas:
Dinâmica:
“Adivinha quem é”
Professora
escreve no quadro as seguintes perguntas:
Faço o
ensino médio para:
Um bom
professor é aquele que:
O aluno
precisa:
Minhas
maiores qualidades:
Meus
piores defeitos:
Odeio
gente que:
Adoro
gente que:
O
importante é:
Um sonho
material:
Um
objetivo de vida:
O que
mais gosto de fazer é:
O que
menos gosto de fazer é:
Um ídolo:
Estilo de
música ou cantor preferido:
Comida preferida:
Sou
natural de:
Meu nome
é:__________, mas pode me chamar de (opcional)_____________
Cada aluno
recebe uma folha sulfite e responde às perguntas sem deixar que os colegas
vejam. Não é necessário copiar as perguntas, pois elas permanecerão no quadro.
Colocar o
nome no final, dobrar o papel e entregar à professora.
Professora
divide a turma em duas equipes e coloca as folhas com as respostas dos alunos
em dois saquinhos diferentes (um para cada equipe).
Professora
escolhe um aluno de cada equipe para ser o porta-voz, ou seja, aquele que dará
as respostas definitivas de cada equipe.
Os “porta-vozes”
tiram par-ou-ímpar para ver quem começa respondendo.
Professora
tira um dos papéis do saquinho de uma das equipes e lê as respostas. Os alunos
da equipe adversária devem tentar descobrir de quem é aquele papelzinho. O porta-voz
dá a resposta e se acertar, a equipe marca um ponto. Cada equipe só terá duas
chances por vez para responder corretamente.
Vence a
equipe que marcar mais pontos.
Auto-avaliação.
Crie um
parágrafo de no mínimo 10 linhas falando sobre o que é importante para que haja
uma boa convivência entre as pessoas. Para isso reflita sobre a dinâmica
realizada e sobre as questões a seguir:
- O que você achou sobre essa dinâmica?
-
- As respostas dos seus colegas foram parecidas ou bem variadas?
-
- As respostas dos seus colegas foram parecidas com as suas?
-
- Através das respostas dos seus colegas você percebeu que alguém tem coisas em comum com você?
-
- Antes de ouvir as respostas dos colegas você tinha uma opinião diferente sobre algum deles?
-
- As respostas dos seus colegas te surpreenderam de alguma maneira?
-
- Você considera que sua turma é mais homogênea ou heterogênea?
-
- O fato de em um mesmo grupo haver pessoas tão diferentes é algo positivo ou negativo?
Os textos
serão feitos no verso da folha sulfite utilizada na dinâmica. Escolher alguns alunos
para lerem suas produções ou para que a
professora as leia.
Amei a dinâmica pois além de inteligente, também proporciona um roteiro para reflexão e produção textual.
ResponderExcluirOlá, para iniciar as aulas em 2019 eu dei uma atualizada nessa atividade. Fiz até um vídeo explicando a dinâmica! Entre no link a seguir para dar uma olhadinha. Abraço. E obrigada por prestigiar meu blog, agora também tenho um canal no youtube, vai lá me ver!!!
ExcluirDinâmica para a primeira aula: http://blogdadonarita.blogspot.com/2019/01/dinamica-para-o-primeiro-dia-de-aula.html
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=i2_LiXD5mg4
Amei pois os alunos aprendem de uma maneira ludica.
ResponderExcluirOlá, para iniciar as aulas em 2019 eu dei uma atualizada nessa atividade. Fiz até um vídeo explicando a dinâmica! Entre no link a seguir para dar uma olhadinha. Abraço. E obrigada por prestigiar meu blog, agora também tenho um canal no youtube, vai lá me ver!!!
ExcluirDinâmica para a primeira aula: http://blogdadonarita.blogspot.com/2019/01/dinamica-para-o-primeiro-dia-de-aula.html
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=i2_LiXD5mg4
Parabéns!!!! Adorei essa aula e até vou utilizá-la com os meus alunos da EJA.
ResponderExcluirOlá, para iniciar as aulas em 2019 eu dei uma atualizada nessa atividade. Fiz até um vídeo explicando a dinâmica! Entre no link a seguir para dar uma olhadinha. Abraço. E obrigada por prestigiar meu blog, agora também tenho um canal no youtube, vai lá me ver!!!
ExcluirDinâmica para a primeira aula: http://blogdadonarita.blogspot.com/2019/01/dinamica-para-o-primeiro-dia-de-aula.html
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=i2_LiXD5mg4
Rita,Conheci agora teu blog e já encontrei excelentes ideias . Parabéns e obrigado por compartilhar tuas experiências. Pedro
ResponderExcluirGostei bastante dessa dinâmica. Utilizarei amanhã com os meus alunos. Parabéns!
ResponderExcluiressa e uma otima maneira de iniciar as aulas de forma ludica. adorei...........
ResponderExcluirParabéns, Rita!! Gostei não só de sua dinâmica, mas de seu blog como todo. Você é uma pessoa inteligente, criativa e solidária.
ResponderExcluirParabenizo e agradeço pela atividade proposta! vou aplicar amanhã mesmo
ResponderExcluirOlá, para iniciar as aulas em 2019 eu dei uma atualizada nessa atividade. Fiz até um vídeo explicando a dinâmica! Entre no link a seguir para dar uma olhadinha. Abraço. E obrigada por prestigiar meu blog, agora também tenho um canal no youtube, vai lá me ver!!!
ExcluirDinâmica para a primeira aula: http://blogdadonarita.blogspot.com/2019/01/dinamica-para-o-primeiro-dia-de-aula.html
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=i2_LiXD5mg4