Regras de uso da vírgula e ponto e
vírgula
1. Use a vírgula para:
a. Separar elementos que você poderia listar.
Era um garoto de
15 anos, alto, magro, desajeitado e tímido.
b. Separar explicações que estão no meio da frase.
São
Paulo, a maior cidade da América Latina, possui
um trânsito caótico.
c. Separar expressões adverbiais que indicam lugar, tempo ou modo.
Depois das sete
horas, todo o comércio está fechado.
d. Separar orações independentes.
Acordei,
tomei meu banho, comi algo e saí para o trabalho.
Ele a respeitava
bastante, mas não concordava com as opiniões dela.
e. Separar o vocativo.
Ora, Thiago, não
diga bobagens.
f.
Separar conjunções deslocadas.
Bernardo disse
que Artur era um otário, o rapaz, no entanto, preferiu não responder ao
desaforo.
g. Isolar o nome de lugar na indicação de datas.
São Gotardo, 03
de agosto de 2015.
h. Marcar a omissão de um termo (normalmente o verbo).
Ela prefere ler
jornais e eu, revistas.
i.
Separar as
orações intercaladas.
_
Senhor, disse o velho, tenho grandes contentamentos em estar plantando…
·
Essas orações
poderão ter suas vírgulas substituídas por duplo travessão.
Senhor
_ disse o velho _ tenho grandes contentamentos em estar plantando…”
2. Vírgula com orações subordinadas
adverbiais:
·
Não é obrigatório, mas é
recomendável que se use a vírgula entre as subordinadas adverbiais e a oração
principal.
Como chovia muito naquele instante, resolvemos não
prosseguir.
Or. subord. adverbial causal.
·
Caso a oração subordinada venha
depois da principal, o uso da vírgula é dispensável.
Todos ficaram surpresos quando chegamos.
Or. subord. adverbial temporal
3. Termos coordenados ligados pelas
conjunções e, ou, nem:
·
Dispensam o uso da vírgula.
Pedro chegou e
saiu apressadamente.
4. Há três casos em que se usa a vírgula
antes da conjunção e:
a. Quando as orações coordenadas tiverem sujeitos diferentes.
Os
ricos estão cada vez mais ricos, e os pobres estão cada vez mais pobres.
b. Quando a conjunção e vier repetida com a finalidade de dar ênfase
(polissíndeto).
E
chora, e ri, e grita, e pula de alegria.
c. Quando a conjunção e assumir valores distintos que não seja da adição
(adversidade, consequência, por exemplo).
Coitada!
Estudou muito, e ainda assim não foi aprovada.
5. A vírgula não deve separar o sujeito
do verbo.
Todos os alunos
da sala, foram advertidos. (Incorreto)
6. A vírgula não deve separa o objeto do
verbo.
O evento custou,
sacrifício, aos idealizadores. (Incorreto)
7. Ponto e vírgula:
Separa orações ou enunciados que já contêm vírgula em
seu interior.
Dos
autores brasileiros, homenagearam Cecília Meireles; dos portugueses, Eugênio
de Andrade; dos moçambicanos, Mia Couto.
Exercícios – Parte 1
1.
Copie os trechos a seguir empregando,
corretamente, a vírgula e o ponto e vírgula.
a. O baixo desempenho em matemática no ensino médio segundo o secretário
se deve ao nível de complexidade da disciplina que é maior nos últimos anos
do ensino médio à idade dos alunos que são na maior parte adolescentes e à
formação dos docentes.
b. Estive a pensar durante toda a noite em Diana minha antiga namorada no
entanto desde o último verão estamos sem nos ver.
c. Collor FHC Lula Dilma Bush Clinton Obama eu espiono tu espionas ele
espiona nós protestamos eles continuam a espionar e ponto.
d. Durante o governo Lula defendeu-se largamente a liberdade de expressão
no governo Dilma o povo literalmente saiu às ruas.
e. Em São Paulo chove em Goiás faz sol.
f.
Dilma reúne-se com ministros Obama
com governadores.
g. Os meus ciúmes eram intensos mas curtos com pouco derrubaria tudo mas
com o mesmo pouco ou menos reconstruiria o céu a terra e as estrelas.
h. Encontramos na reunião José o presidente Pedro o vice Carlos o
primeiro secretário Francisco o tesoureiro.
i.
Senhor fazei-me instrumento de vossa
paz onde houver ódio que eu leve amor onde houver ofensa que eu leve o perdão
onde houver dúvida que eu leve a fé mestre fazei que procure mais consolar
que ser consolado compreender que ser compreendido amar que ser amado.
2.
Copie as orações a seguir empregando
corretamente a vírgula.
a. É possível que em vista da quantidade e de seu poder de sedução as ficções
de nossas telas influenciem nossa conduta de forma determinante.
b. Independentemente do mérito dos professores as escolas devem com
coragem estimular os sonhos dos alunos.
c. É uma pena que hoje em dia tantos e tantos jovens substituam os sonhos
pela preocupação compreensível de se inserir no mercado de trabalho.
d. O fato de serem os adolescentes de hoje tão “razoáveis” faz com que a
decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação.
e. Se cada época tem os adolescentes que merece conforme opina o autor há
também os adolescentes que não merecem os adultos de sua época.
f.
Quando se trata de trabalho
científico duas coisas devem ser consideradas: uma é a contribuição teórica
que o trabalho oferece a outra é o valor prático que possa ter.
g. Como amanhã será o nosso grande dia duas coisas serão importantes: uma
é a tranquilidade a outra é a observação minuciosa do que está sendo
solicitado.
3.
Copie as orações pontuando-as
corretamente.
a. Depois de muito pedir obteve o que desejava.
b. Se fosse em outras circunstâncias teria dado tudo certo.
c. Exigiam-me o que eu nunca tivera uma boa educação.
d. Fez, primeiramente seus deveres depois foi brincar.
4.
Copie o parágrafo a seguir,
pontuando-o corretamente.
Pergunta-se qual
é a ideia principal desse parágrafo a chegada de reforços a condecoração o
escândalo da opinião pública ou a renúncia do presidente se é a chegada de
reforços que relação há ou mostrou seu autor haver entre esse fato e os restantes
5.
Copie e pontue adequadamente o
trecho:
"Os que vivem dependentes do dinheiro
sujeitos à sua força, encarcerados por ele não sabem que a mais nobre das
condições humanas é justamente o desprezo do vil metal quando a gente não o
tem esclareço."
6.
Copie e pontue o texto a seguir,
empregando os seguintes sinais de pontuação: vírgula, ponto-e-vírgula e
dois-pontos.
"Há mitos Timbira que narram como os
índios aprenderam a fazer determinados rituais com animais terrestres
aquáticos e aéreos assim nos tempos míticos a situação seria o inverso da
atual os ritos existiam no âmbito da natureza mas não no da sociedade."
Exercícios – Parte 2
1.
Copie as frases corretamente
pontuadas:
a.
A criança impaciente espera no consultório
médico.
b.
A criança, impaciente, espera no
consultório médico
c.
A criança, impaciente espera, no
consultório médico.
d.
Impaciente, a criança espera no consultório
médico.
e.
A criança espera impaciente, no consultório
médico.
2.
Copie o texto em que é apresentada a
pontuação mais adequada:
a.
Depois que há algumas gerações, o
arsênico deixou de ser vendido, em farmácias, não diminuíram os casos de
suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou e — quanto... o número de
ratos.
b.
Depois que há algumas gerações o
arsênico, deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de
suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou: e quanto! o número de
ratos.
c.
Depois que, há algumas gerações, o
arsênico deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de
suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou — e quanto! — o número de
ratos.
d.
Depois que há algumas gerações o
arsênico deixou de ser vendido em farmácias — não diminuíram os casos de
suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou; e quanto — o número de
ratos.
e.
Depois que, há algumas gerações o
arsênico deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de
suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou; e quanto, o número de
ratos!
3.
Copie a frase em que a vírgula foi
usada para marcar a omissão do verbo.
a. Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de
poder desfrutar de um jardim.
b. Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais.
c. Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma
linguagem livre do economês.
d. A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no
Jalapão, mas vai ver a natureza intocada.
e. Esta é a informação mais importante para a preservação da água:
sabendo usar, não vai faltar.
4.
Copie as alternativas cujas
explicações entre parênteses estejam coerentes com o uso da vírgula na
oração.
a. Um dia, porém, o amante recebeu uma carta anônima. (conjunção
adversativa deslocada)
b. O amante temia a ira do marido, e a mulher tratava os dois muito bem.
(sujeitos diferentes nas duas orações)
c. Quando passou pela Glória, ele se despediu do mar. (oração subordinada
adverbial de tempo no início do período).
d. A vida, minha amada, é feita de escolhas. (separar explicação no meio
da frase)
5.
Em relação à pontuação, copie a
alternativa correta.
a. De acordo com a assessoria de imprensa do MP cerca de 40 minutos após
a evacuação do prédio, todos os funcionários voltaram ao serviço.
b. Num desses dias eu estava falando que queria retornar para a internet
e ele me falou que tinha um site que ele queria montar mas não tinha tempo
era um site de vídeos!
c. Após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, as
atribuições do Ministério Público vêm se multiplicando, numa evidente prova
de confiança do legislador, à qual o MP deverá corresponder com atuação
eficiente.
d. Muitas vezes descendo ou subindo encontrei cardumes, golfinhos,
plânctons gigantes.
e. As entidades monetárias internacionais e não nossos governantes, é que
traçam os rumos econômicos e sociais do País.
6.
Copie a alternativa em que a oração
está pontuada adequadamente:
a. Os amigos
conversando sobre futebol lembraram-se de Marcos o melhor jogador que já
conheceram.
b. Os
amigos, conversando sobre futebol, lembraram-se de Marcos, o melhor jogador
que já conheceram.
c. Os amigos
conversando sobre futebol, lembraram-se de Marcos o melhor jogador que já
conheceram.
d. Os amigos
conversando sobre futebol lembraram-se, de Marcos, o melhor jogador que já
conheceram.
7.
Copie a alternativa cujo texto está
corretamente pontuado.
a. Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de
mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de não haver antes delas,
uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.
b. Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de
mulheres; Anita Malfatti e Tarsila do Amaral; apesar de não haver, antes
delas, uma tradição aparente, de mulheres pintoras no país.
c. Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de
mulheres, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver, antes
delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.
d. Os dois principais nomes da pintura modernista, no Brasil são de
mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de, não haver antes
delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.
e. Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil, são de
mulheres Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver antes delas,
uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.
8.
A VÍRGULA
A vírgula
pode ser uma pausa. Ou não.
Não, espere.
Não espere.
A vírgula
pode criar heróis.
Isso só, ele
resolve.
Isso, só ele
resolve.
Ela pode
forçar o que você não quer.
Aceito,
obrigado.
Aceito
obrigado.
Pode acusar a
pessoa errada.
Esse, juiz, é
corrupto.
Esse juiz é
corrupto.
A vírgula
pode mudar uma opinião.
Não quero
ler.
Não, quero
ler.
UMA
VÍRGULA MUDA TUDO.
ABI:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA.
100 ANOS
LUTANDO PARA QUE NINGUÉM MUDE NEM UMA VÍRGULA DA SUA INFORMAÇÃO.
(Anúncio publicado na
revista Veja, 9 abr. 2008.)
Sobre esse anúncio, copie as afirmativas
corretas:
a. Na frase “Não, espere”, a vírgula é usada para indicar que a leitura
deve ser feita pausadamente, com ênfase em cada palavra.
b. No segundo conjunto de frases, a ideia de heroísmo é veiculada pela
primeira frase.
c. A frase “Aceito, obrigado” tem como interpretação preferencial “Sou
obrigado a aceitar”.
d. No quarto conjunto de frases, a primeira pode corresponder a uma
acusação equivocada se não expressar a intenção do autor de acusar outra
pessoa.
e. Nas frases “Não, espere” e “Não, quero ler” a negação não incide sobre
o conteúdo dos verbos “esperar” e “querer”, mas sobre outros conteúdos, que
permanecem implícitos.
9.
Copie a frase em que deveria haver
uma vírgula.
a. Comi uma fruta pela manhã e outra à tarde.
b. Usei um vestido vermelho na festa e minha irmã usou um vestido azul.
c. Ela tem lábios e nariz vermelhos.
d. Não limparam a sala nem a cozinha.
10. Copie a alternativa que apresenta redação CORRETA em relação à pontuação.
a. O crescimento econômico é o melhor remédio para as doenças do
desemprego, mas, por si só, não é suficiente para reduzir a pobreza e nem as
disparidades sociais.
b. O crescimento econômico é o melhor remédio para as doenças do
desemprego mas, por si só, não é suficiente, para reduzir a pobreza e nem as
disparidades sociais.
c. O crescimento econômico, é o melhor remédio para as doenças, do
desemprego mas por si só não é suficiente para reduzir a pobreza e nem as
disparidades sociais.
d. O crescimento econômico, é o melhor remédio para as doenças do
desemprego, mas, por si só, não é suficiente para reduzir a pobreza e, nem as
disparidades sociais.
11. Copie o parágrafo que apresenta a pontuação correta.
a. Homem gordo, não faz revolução. O abdômen, é naturalmente amigo da
ordem. O estômago pode destruir, um império: mas há de ser antes do jantar.
b. Homem gordo não faz revolução. O abdômen é naturalmente amigo da
ordem; o estômago pode destruir um império, mas há de ser antes do jantar.
c. Homem gordo não faz revolução, o abdômen é, naturalmente, amigo da
ordem. O estômago, pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar.
d. Homem gordo não faz revolução: o abdômen é naturalmente, amigo da
ordem. O estômago pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar.
e. Homem gordo não faz revolução: o abdômen é naturalmente amigo da
ordem. O estômago pode destruir um império mas há de ser, antes do jantar.
12. Copie a opção em que a supressão das vírgulas alteraria o sentido do
anunciado.
a. Os países menos desenvolvidos vêm buscando, ultimamente, soluções para
seus problemas no acervo cultural dos mais avançados.
b. Alguns pesquisadores, que se encontram comprometidos com as culturas
dos países avançados, acabam se tornando menos criativos.
c. Torna-se, portanto, imperativa uma revisão no modelo presente do
processo de desenvolvimento tecnológico.
d. A atividade científica, nos países desenvolvidos, é tão natural quanto
qualquer outra atividade econômica.
e. Por duas razões diferentes podem surgir, da interação de uma
comunidade com outra, mecanismos de dependência.
13. Copie a frase em que a pontuação está inteiramente adequada.
a. Recebi, via Internet, de um amigo que há muito não vejo, uma série de
fotografias da Terra, tiradas de um satélite.
b. Tanto os astrônomos antigos como os teólogos, não erravam, na opinião
do autor, quando consideravam que, a Terra, essa poeira ínfima, era o centro
do universo.
c. Nada mais central na casa para os pais, que o lugar onde está o berço
do filhinho, nada tendo a ver esse centro afetivo, com o geométrico da casa
edificada.
d. Será que Niezstche interrompia a cada belo crepúsculo, suas leituras e
seus escritos, sobretudo estes que, tanto peso tiveram nas ideias de seu
tempo?
14. Copie o item em que as vírgulas estão empregadas corretamente:
a. Foi ao fundo da farmácia, abriu um vidro, fez um pequeno embrulho e
entregou ao homem.
b. A sua fisionomia estava serena, o seu aspecto tranquilo.
c. E o farmacêutico, sentindo-se aliviado do seu gesto, sentira-se feliz
diante de suas lembranças.
d. Quando, vi que não servia, dei às formigas, e nenhuma morreu.
15. Copie o período de pontuação correta:
a. Se alguém vier com perguntas a que você não sabe responder, será mais
honesto dizer que vai estudar o assunto.
b. Se alguém, vier com perguntas a que você não sabe, responder, será
mais honesto dizer que vai estudar o assunto.
c. Se alguém vier, com perguntas a que você não sabe responder será, mais
honesto, dizer que vai estudar o assunto.
d. Se, alguém vier com perguntas, a que você não sabe responder, será,
mais honesto, dizer que vai estudar o assunto.
16. Copie o item em que o texto está corretamente pontuado:
a. Não nego,
que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.
b. Não nego
que ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.
c. Não nego
que, ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.
d. Não nego
que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.
e. Não nego
que, ao avistar a cidade natal, tive uma sensação nova.
17. Copie a alternativa em que o trecho, “No entanto, quando a Suprema
Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, o panorama da biologia
molecular havia mudado radicalmente”, reescrito, encontra-se corretamente
pontuado.
a. No entanto, em 1980, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do
caso o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente.
b. Quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, no
entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente.
c. No entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado
radicalmente, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980.
d. Quando, no entanto, em 1980, a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do
caso, o panorama da biologia molecular, havia mudado radicalmente.
18.
"_ Muito bom dia, senhora,
Que nessa janela está;
sabe dizer se é possível algum trabalho encontrar?"
(João Cabral de Melo Neto)
No primeiro verso, senhora vem entre vírgulas porque o
termo é:
a. Um
aposto.
b. Um
sujeito deslocado.
c. Um
vocativo.
d. Um
predicativo.
e. Um
sujeito simples.
19. Os períodos apresentam diferenças de pontuação. Copie a alternativa
que corresponde ao período de pontuação correta.
a. A menina
chorando de emoção, recebeu, o presente das mãos do padrinho.
b. A menina,
chorando de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho.
c. A menina,
chorando de emoção recebeu o presente das mãos do padrinho.
d. A menina
chorando, de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho.
e. A menina,
chorando de emoção, recebeu o presente das mãos do padrinho.
20. Copie a frase cuja pontuação está correta:
a. Deu, uma última entrevista, ocasião, em que pôde expor melhor suas
intenções.
b. Deu uma última entrevista, ocasião em que pôde expor melhor suas
intenções.
c. Deu uma última entrevista, ocasião em que, pôde expor melhor, suas
intenções.
d. Deu uma última, entrevista, ocasião em que pôde, expor melhor suas
intenções.
e.
Deu uma última entrevista ocasião em que,
pôde expor melhor, suas intenções.
21. Copie o parágrafo cuja pontuação está gramaticalmente correta.
a. A ideia do ministro extraordinário dos Esportes, Edson Arantes do
Nascimento, o Pelé de colocar na cadeia "os meninos" que participam
de brigas entre torcidas organizadas é para ficar no jargão esportivo, uma
"bola fora".
b. Parece que, o Pelé do milésimo gol, que pedia escola para "esses
meninos", também era bem mais sábio do que o que hoje lhes propõe
"cadeia".
c. Os otimistas olham e dizem: Ah, está meio cheio. Mas os pessimistas,
veem o mesmo copo, a mesma quantidade de água e acham que está meio vazio.
d. A pesquisa, descrita na edição de hoje da revista científica britânica
"Nature", é mais um dado na busca pelos cientistas de compreender
os mecanismos moleculares da embriogênese, ou seja, a formação e o
desenvolvimento dos seres vivos.
e. Como os bens públicos não podem ser penhorados os precatórios entram
em ordem cronológica no orçamento do governo.
22. Copie a alternativa em que o texto esteja corretamente pontuado:
a. Enquanto eu fazia comigo mesmo aquela reflexão, entrou na loja um
sujeito baixo sem chapéu trazendo pela mão, uma menina de quatro anos.
b. Enquanto eu fazia comigo mesmo aquela reflexão, entrou na loja, um
sujeito baixo, sem chapéu, trazendo pela mão, uma menina de quatro anos.
c. Enquanto eu fazia comigo mesmo aquela reflexão, entrou na loja um
sujeito baixo, sem chapéu, trazendo pela mão uma menina de quatro anos.
d. Enquanto eu, fazia comigo mesmo, aquela reflexão, entrou na loja um
sujeito baixo sem chapéu, trazendo pela mão uma menina de quatro anos.
e. Enquanto eu fazia comigo mesmo, aquela reflexão, entrou na loja, um
sujeito baixo, sem chapéu trazendo, pela mão, uma menina de quatro anos.
23. Copie a frase em que está correto o emprego do ponto-e-vírgula.
a. Solteiro, foi um menino turbulento; casado, era um moço alegre; viúvo,
tornara-se um macambúzio.
b. Solteiro; foi um menino turbulento, casado; era um moço alegre, viúvo;
tornara-se um macambúzio.
c. Solteiro, foi um menino; turbulento, casado; era um moço alegre viúvo,
tornara-se um macambúzio.
d. Solteiro foi um menino turbulento, casado era um moço alegre, viúvo;
tornara-se um macambúzio.
e. Solteiro, foi um menino turbulento, casado; era um moço alegre, viúvo;
tornara-se um macambúzio.
24. Copie as frases corretamente pontuadas.
a. Os alunos
angustiados esperam o resultado dos exames.
b. Os
alunos, angustiados, esperam o resultado dos exames.
c. Os
alunos, esperam angustiados, o resultado dos exames.
d. Angustiados,
os alunos esperam o resultado dos exames.
e. Os
alunos, esperam, angustiados, o resultado dos exames.
f.
Os alunos esperam angustiados, o resultado
dos exames.
25. Copie as opções em que ocorre pontuação inaceitável.
a. Doutor,
ainda que mal pergunte, que negócio é esse?
b. Se queres
distrair-te, ouve cantores italianos.
c. Bento era
entre todos os empregados, o mais fiel.
d. Perdoo-te;
espero, porém, que não reincidas no erro.
e. Não
creias naqueles que não acreditam em ninguém.
26. Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação. Copie a frase
que corresponde ao período de pontuação correta:
a. A vida como, a antiga Tebas, tem cem portas.
b. A vida como a antiga Tebas tem, cem portas.
c. A vida, como a antiga Tebas, tem cem portas.
d. A vida como a antiga Tebas, tem cem portas.
Para obter o gabarito, deixe um comentário e seu e-mail. Respondo assim que possível. Obrigada!
Gostei muito das atividades! Luciana.debux@gmail.com
ResponderExcluirOlá! Obrigado. ebert.vieira@gmail.com
ResponderExcluiroi! Adorei sua atividade. rocyjannefreire@gmail.com
ResponderExcluirA resposta da questão 9 é B porque se trata de um período composto por coordenação, ligado pela conjunção aditiva "e". Com essa conjunção não é necessário o uso da vírgula, mas na segunda oração o sujeito é outro, não é o mesmo sujeito da primeira oração. Quando há essa diferença de sujeitos, deve-se colocar a vírgula antes do "e", separando as orações coordenadas.
ResponderExcluirEstou amando todos os exercícios,estava atras de um exercício diferente sobre a crase e para minha surpresa mais do que procurava achei um tesouro, Trabalhando com o meu nono ano sobre coerência e coesão, perfeito as suas atividades sobre os assuntos de coerência, poderia por gentileza enviar - me o gabarito? Meu e mail neusadaniel@yahoo.com. Obrigada colega, deus a abençoes ricamente!!!
ResponderExcluirGostei muito dessa atividade
ResponderExcluirlourdesmarry77@gmail.com