terça-feira, 31 de março de 2020

Romantismo - Resumo e Estudo dirigido


Romantismo

Visão geral
O Romantismo foi um movimento literário que surgiu na Europa (Alemanha, Inglaterra e França), no início do século XIX e se caracterizou por opor-se ao Arcadismo. Enquanto este pregava o equilíbrio, a harmonia e a racionalidade, aquele pregava o exagero, o sentimentalismo, a subjetividade e o individualismo.
O termo “Romantismo”, não se refere ao estado de espírito daqueles que se apaixonam, a expressão vem de “romance”, que é o gênero textual em que uma narrativa é contada em capítulos. Na época, esse tipo de obra era o mais popular.
No entanto, o amor idealizado, impossível foi inúmeras vezes usado como tema nos romances românticos, por isso passou-se a associar o termo “romantismo” ao amor.

Principais características
·         Idealização da pátria, do amor, da mulher.
·         Sentimentalismo (Predomínio e exagero das emoções).
·         Subjetivismo (foco no “eu”, nos sentimentos e visão pessoal).
·         Nacionalismo (valorização da pátria).
·         Escapismo (busca de refúgio mental no passado ou em lugares distantes idealizados)
·         Maior liberdade na criação das obras.
·         Linguagem mais brasileira.
·         Valorização da cultura popular.
·         Natureza mais real, que interage com o eu lírico.
·         Estados de alma tristes e melancólicos.


Romantismo na Europa – Contexto histórico
Na Europa, o Romantismo se desenvolveu no contexto da Revolução Industrial, que tirou o homem da tranquilidade do campo e o levou para o duro trabalho nas fábricas; e do pós Revolução Francesa, que acabou com o poder absoluto do rei e fez ascender uma nova classe, a burguesia.
Antes do fim do Absolutismo, quem tinha acesso à alfabetização eram apenas os nobres. Esse público consumia uma literatura mais erudita, com poemas épicos e líricos com linguagem e métrica sofisticadas; além de prosas que retratavam a nobreza, tais como o romance de cavalaria.
Entretanto, esse tipo de literatura não era do interesse da burguesia que ascendia socialmente, passando a ter acesso à educação e que queria, tal qual os nobres, se ver retratada nas obras. A linguagem rebuscada também não era acessível a esse público que tinha origens populares.
Desse modo, os escritores tiveram que criar uma nova forma de arte literária que pudesse ser consumida por esse novo público leitor. Surgiu, assim, o Romantismo, cujos romances, em linguagem simples e direta, relatavam acontecimentos da vida cotidiana e davam vazão ao gosto burguês pela fantasia e pela aventura.
O homem dessa época se via desiludido, uma vez que não se tornaram reais as promessas de igualdade, liberdade e fraternidade vislumbradas nas revoluções daquele tempo.
Esse sentimento de desilusão se refletiu na poesia com a criação de uma estética que representava o sentimentalismo exacerbado, individualismo, a subjetividade, o pessimismo, a idealização da mulher e do amor, o escapismo, a dor, a tristeza, etc.
“Os sofrimentos do jovem Werther”, do alemão, Goethe, é considerada a primeira obra do Romantismo. O livro, estruturado por meio de uma coletânea de cartas, conta a história de Werther, um jovem que se apaixona por Carlota, mas vê seu amor se transformar em impossível, quando ela se casa com outro. Werther se torna amigo do casal, mas é consumido pela dor do amor não correspondido e acaba se suicidando. Essa obra influenciou muito os jovens da época e acabou desencadeando uma trágica onde de suicídios.

Romantismo no Brasil – Contexto histórico
No Brasil o objetivo central do Romantismo foi criar uma literatura que fosse verdadeiramente nacional, que representasse essencialmente o que era o Brasil, o que era brasileiro. Isso se deu no contexto da Independência do Brasil, que tornou a terra um país independente, que precisava construir sua identidade.
Isso significou um rompimento com aquilo que fosse português, burguês e urbano. Os autores românticos brasileiros tomaram para si o compromisso de definir a nação, povo , língua e cultura, e  buscaram na figura do índio e da natureza os símbolos do nacionalismo.

Romantismo no Brasil - prosa
Embora o Romantismo criticasse de certa maneira o modo de vida e os valores da burguesia, era essa classe o público alvo dessa literatura, uma vez que eram eles que tinham acesso à alfabetização.
O consumo dos romances românticos era feito através dos chamados “folhetins”, seções dos jornais em que se publicavam as histórias capítulo por capítulo diariamente.
Por suas temáticas e sua forma de divulgação, o Romantismo inspirou as telenovelas atuais, que herdaram da literatura técnicas como interromper a narração no momento culminante de uma cena para gerar expectativa no público, o triângulo amoroso, a vitória do bem contra o mal e o final feliz.

Tipo de prosa Romântica

Romance indianista/histórico: (A SELVA) as narrativas buscavam criar o mito da povoação do Brasil, retratando a mistura entre portugueses e índios. Havia referências aos romances medievais em que aparecia a figura do “cavaleiro”, o herói corajoso e devotado.  De uma forma adaptada, esse herói aqui no Brasil era representado pela figura do índio, tido como a única expressão autêntica de nacionalidade, e retratado de forma idealizada: bravo, destemido, forte, corajoso, belo, honesto, honrado, altruísta. Esses romances também se caracterizavam pela valorização da natureza e do modo de falar brasileiros. Principal autor e obras: José de Alencar – O Guarani, Iracema.

Romance regionalista: (O CAMPO) as narrativas buscavam compreender e valorizar as características étnicas, linguísticas, sociais, culturais, naturais e geográficas que marcam as regiões do país e diferenciam umas das outras. Enquanto a vida nas capitais brasileira era retratada nos romances urbanos, o interior do país era retratado nos romances regionalistas. Principais autores e obras: José de Alencar – O Gaúcho; Visconde de Taunay – Inocência; Franklin Távora – O Cabeleira.

Romance urbano: (A CIDADE) as narrativas tratavam das particularidades da vida cotidiana da burguesia nas capitais do Brasil. Os romances punham em discussão certos problemas e valores vividos pelo próprio público nas cidades, como a ganância, a futilidade, o casamento por interesse, etc. A mulher e o amor são retratados de forma idealizada, sendo o amor capaz de vencer todos os obstáculos e redimir os personagens de suas falhas de caráter. Principais autores e obras: José de Alencar – Senhora, Lucíola; Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha; Manuel Antônio de Almeida – Memórias de um sargento de milícias.

Romantismo no Brasil - poesia

1ª geração – O Nacionalismo: os poemas rejeitavam tudo aquilo que fizesse referência ao colonialismo e aos portugueses, e se comprometiam com a criação de uma identidade nacional, valorizando e idealizando a figura do índio, a natureza, a história, o folclore, a cultura e a língua do Brasil. Principal autor: Gonçalves Dias.

2ª geração – O Ultrarromantismo: Os jovens poetas dessa geração desvincularam-se dos objetivos nacionalistas e, cercados de pessimismo, melancolia e insatisfação com o mundo e os valores burgueses, viviam entediados, numa vida desregrada e à espera da morte. Os poemas apresentam egocentrismo e sentimentalismo exacerbados, escapismo, pessimismo, satanismo, atração pela morte, ambientes sombrios, clima de tristeza e melancolia, referências góticas. A mulher é retratada como um ser puro, virginal, angelical, assexuada e inalcançável. O amor é impossível, algo que provoca medo, dor, angústia. Principais autores: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire.

3ª geração – O Condoreirismo: os poemas tinham cunho político e social, temática abolicionista e republicana, linguagem grandiloquente (como em discursos políticos), objetivo de emocionar, sensibilizar e conquistar o leitor para as causas da abolição da escravatura e da Proclamação da República. O termo “Condoreirismo” é uma referência ao condor, ave que voa alto e é capaz de enxergar ao longe. Os poetas condoreiros viam-se como homens que enxergavam o futuro e que deveriam guiar a sociedade nessa direção. Principal autor: Castro Alves.

Fonte: Livro Português Linguagem 2 – William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães.

Estudo dirigido

  1. Por que é correto afirmar que o Romantismo foi um movimento literário que se opôs ao Arcadismo?
  2. Explique quais os dois sentidos que o termo “ROMANTISMO” pode assumir segundo o texto.
  3. Cite 5 das principais características das obras do Romantismo.
  4. Quais os dois grandes acontecimentos históricos que contextualizaram a época em que se desenvolveu o Romantismo na Europa?
  5. De acordo com o texto, explique por que é correto afirmar que o romance romântico foi a literatura da burguesia.
  6. De que maneira o sentimento de desilusão com a realidade se refletiu na criação poética no Romantismo europeu?
  7. De forma resumida, qual é a temática do romance considerado como a primeira obra do Romantismo?
  8.   Qual acontecimento histórico contextualizou o início do Romantismo no Brasil?
  9.   Qual era o principal objetivo dos escritores do Romantismo no início de seu desenvolvimento no Brasil?
  10. O que eram os “Folhetins” e qual sua relação com o desenvolvimento do Romantismo no Brasil?
  11. O que retratavam os romances indianistas/históricos?
  12. O que retratavam os romances regionalistas?
  13. O que retratavam os romances urbanos?
  14. Em que se diferem as 3 gerações da poesia romântica no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário