Plano de aula
Rita
Vasconcelos Língua Portuguesa
Turmas: 1º ano do
Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas
Tema: Dinâmica de apresentação “Por trás dos
rótulos”
Justificativa: O entrosamento
entre professor e alunos e o bom convívio entre os próprios alunos são fatores
de grande importância para se evitar conflitos e garantir um ambiente amigável
dentro da sala de aula, o que irá favorecer o processo de ensino aprendizagem.
Para isso faz-se necessário promover estratégias que levem à aproximação entre
docentes e discentes, quebrando barreiras de preconceito e timidez, e criando
laços afetivos.
Objetivo: Desenvolver uma
dinâmica em que a professora irá conhecer um pouco mais sobre as
características, gostos, sonhos, projetos, opiniões, etc. dos alunos, de forma
a aproximá-los mais e levá-los a trabalhar para a construção de uma boa
convivência, refutando conceitos pré-concebidos com base em rótulos,
estereótipos e preconceitos.
Recursos: Lousa e folhas de
papel.
Avaliação:
Participação durante a realização da parte escrita e da parte oral da
dinâmica.
Autoavaliação com as conclusões sobre a dinâmica.
Autoavaliação com as conclusões sobre a dinâmica.
Dinâmica: “Por trás dos rótulos”
¨
Conhecimento
prévio
ü
Mostrar uma garrafa de refrigerante sem o rótulo
e uma com o rótulo:
1.
Qual a diferença dessas duas garrafas?
2.
Para que serve o rótulo?
3.
Pensando em todos os tipos de produtos que
existem num supermercado, por exemplo, só de olhar o rótulo você já sabe se o
produto é bom?
¨
Problematização
Entregar “rótulos” para alguns alunos
aleatoriamente:
O
Certinho
|
O
Arrogante
|
A
Patricinha
|
O
Tímido
|
O
Estudioso
|
O
Bagunceiro
|
A
Nerd
|
A
Convencida
|
O
Engraçado
|
O
Encrenqueiro
|
A
Santinha
|
A
Barraqueira
|
1. Por
que você acha que eu te entreguei essa plaquinha específica?
2. Você
acha que essa característica escrita na “plaquinha” que te entreguei se encaixa
em você? Por quê?
3. Você
ficou incomodado com a plaquinha que te entreguei? Por quê?
4. Alguma
vez na sua vida alguém já disse que você é isso que está na plaquinha? Como
você se sentiu?
5. Entregue
a sua plaquinha para alguém que você ache que a mereça mais que você.
6. Você
acha que foi escolhido corretamente para receber essa plaquinha? Por quê?
7. Vocês
acham correto colocar “plaquinhas” como essas nas pessoas?
¨
Contextualização
Essa dinâmica que acabamos de fazer representa
um hábito comum de todos nós: o hábito de ROTULAR
as pessoas.
1. Mas
no contexto da dinâmica que fizemos o que significa rotular uma pessoa?
2. Que
critérios vocês acham que eu usei para rotular os colegas?
3. Você
já foi rotulado? Qual rótulo? Por quem?
4. Você
já rotulou alguém? Qual foi o rótulo? Baseado em que você deu esse rótulo para
a pessoa?
5. A
nossa escola recebe algum rótulo? Qual? De quem?
¨
Conclusão
1. O
que vocês acham desse hábito de rotular as pessoas?
2. Esse
hábito de rotular deveria ser evitado?
3. O
que poderíamos fazer para não rotular as pessoas?
Produção de texto 1: Por trás dos rótulos
Para que eu e seus colegas possamos conhecê-lo
um pouco melhor não com base em “rótulos”, mas sim na sua descrição sobre quem
você é, responda ao questionário.
1. Meu
nome é
2. Idade:
3. Nasci
na cidade de:
4. Estilo
de música/cantor/banda preferido:
5. Canais
do youtube que me interessam:
6. Séries/filmes
preferidos:
7. Assuntos/temas
que me interessam:
8. O
que faço para me divertir:
9. Quero
trabalhar como:
10. Um
sonho:
11. O
que me deixa triste/irritado:
12. O
que me deixa feliz:
13. Gosto
de fazer amizade com pessoas que:
14. Evito
pessoas que:
15. Minhas
qualidades:
16. Meus
defeitos:
17. Matéria
que tenho mais facilidade:
18. Matéria
que tenho menos facilidade:
19. Nas
aulas de português, nossa turma poderia fazer um projeto sobre:
20. Na
escola, em 2019, espero:
Produção de texto 2: Autoavaliação
Produza um pequeno texto seguindo as orientações
a seguir.
¨
Tema: Por que não devemos rotular as pessoas?
¨
1º Parágrafo: explique o que significa rotular
uma pessoa e dê exemplos.
¨
2º Parágrafo: explique por que rotular as
pessoas é errado, prejudicial.
¨
3º Parágrafo: explique o que as pessoas deveriam
fazer para deixar de rotular umas às outras.
·
Dê um título ao seu texto.
·
Faça com letra legível.
·
Folha separada.
O Certinho
|
O Estudioso
|
O Engraçado
|
O Arrogante
|
O Bagunceiro
|
O
Encrenqueiro
|
A Patricinha
|
A Nerd
|
A Santinha
|
O Tímido
|
A Convencida
|
A Barraqueira
|
Muito obriga, Rita! Ótima dinâmica!
ResponderExcluirMuito obriga, Rita! Ótima dinâmica!
ResponderExcluirContinue nos ajudando com essas ideias. São mt boas!grata!
ResponderExcluirJá rotulei vc. Competente! Organizada! Maravilhosa! Kkk
ResponderExcluirJá amor admiro seu trabalho.
O Brasil precisa de mais professores como vc.��������