Plano de aula
Rita de Cássia Vasconcelos Língua Portuguesa
Turma: 9º ano do Ensino Fundamental Duração: 7 aulas
Tema: Revisão – Análise Sintática
Justificativa: Uma das habilidades que o CBC de Língua Portuguesa apresenta é
“reconhecer e usar, produtiva e autonomamente a frase na norma padrão em
contextos que a exijam”. Mas para isso é preciso conhecer e compreender a
estrutura e os elementos que constituem a frase na Língua Portuguesa. Esse
trabalho irá relembrar os conceitos aprendidos nos anos anteriores sobre
análise sintática como forma de fixação e para dar prosseguimento aos estudos
acerca da Língua.
Objetivos:
·
Reconhecer diferentes tipos de frases:
nominal e verbal (oração)
·
Reconhecer marcas do relacionamento
entre palavras de uma oração.
·
Relembrar os conceitos e funções do
sujeito, predicado, predicativo do sujeito, complemento verbal, complemento
nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo.
Recursos: Quadro e pincel, cópias das folhas de exercícios, livro “Português
Maia”. (Ou livro didático disponível na escola)
Avaliação:
·
Participação durante a resolução e
correção dos exercícios.
·
Pesquisa via internet.
·
Produção de estudo dirigido.
·
Avaliação diagnóstica.
Pesquisa prévia: Dever
1.
O que é oração?
2.
O que e quais são os termos essenciais da oração?
3.
O que e quais são os termos integrantes da oração?
4.
O que e quais são os termos acessórios da oração?
5.
Indique a função sintática de cada um dos elementos da oração a seguir:
Michele, aquela trouxa, ainda ama o ex-namorado babaca.
Fontes:
Explicação geral: Frase nominal x Oração
¨ Frase nominal: Nossa! Que cara trouxa!
¨ Oração: Gente, a Michele, aquela trouxa, ainda sente necessidade do
ex-namorado babaca.
ü Diferenciar frase nominal e oração.
ü Identificar termos essenciais e integrantes da oração.
ü Identificar termos acessórios da oração.
Estudo dirigido
1. O que é sujeito?
2. Tipos de sujeito + explicação.
3. O que é predicado?
4. Tipos de predicado + explicação.
5. O que é complemento verbal?
6. Tipos de complemento verbal + explicação.
7. O que é complemento nominal?
8. O que é adjunto adnominal?
9. O que é adjunto adverbial?
10. Classificações dos adjuntos adverbiais.
11. O que é aposto? Exemplo.
12. O que é vocativo? Exemplo.
Atividade de Revisão
1.
Oração é a frase que tem verbo, e
período é a frase formada por um grupo de orações. Forme uma frase com cada
dupla de verbos abaixo e, em seguida, uma oração com os dois.
a. TENTAR – CONSEGUIR.
b. SER – ENCONTRAR.
2.
Sujeito é o elemento a respeito do qual
a oração fala e com o qual o verbo concorda, e o núcleo é a palavra principal
do sujeito. Leia as frases a seguir e destaque o sujeito e o núcleo do sujeito.
a. Os resultados das pesquisas eleitorais já previam a vitória da oposição.
b. Armazenamento da água da chuva e reutilização da água da máquina de
lavar na limpeza de calçadas são algumas medidas para o uso consciente da água.
3.
Determine o tipo de sujeito presente
nas orações a seguir.
a. No verão, as ruas estreitas do antigo vilarejo ficam repletas de
turistas.
b. Lagoas azuis e dunas brancas compõem o belo cenário da região.
c. Amanhã, discutiremos os projetos para o próximo ano.
d. Falava-se de todos os assuntos naquelas compridas conversas de domingo.
e. Contaram umas coisas sobre você.
f.
Não havia erros no documento.
g. Ontem fez seis meses que nos conhecemos.
h. Ventou muito ontem à noite.
4.
Predicado é a informação apresentada
com relação ao sujeito. Destaque o predicado das orações a seguir.
a. No horizonte, um majestoso sol de verão nascia.
b. Muitos pesquisadores investigam os mistérios do cérebro.
c. Segundo More, o cérebro era uma substância úmida e desestruturada.
d. Você parece um pouco cansado hoje.
5.
Se o verbo é de ligação (ser, estar,
permanecer , parecer, etc.) o predicado é nominal; se o verbo não é de ligação
o predicado é verbal; se o verbo não é de ligação, mas subentendemos a presença
do verbo “estar”, o predicado é verbo-nominal. Classifique os predicados das
orações a seguir.
a. As pesquisas neurológicas descobrem, a cada dia, novos mistérios do
cérebro.
b. Os funcionários da fábrica entravam no ônibus apressados.
c. O perfil da montanha parecia um gigante adormecido.
6.
Quando o predicado é nominal o elemento
principal, o núcleo, do predicado não é o verbo, mas sim a informação relativa
ao sujeito, o predicativo do sujeito. Identifique o predicativo do sujeito nas
orações a seguir.
a. Nem tudo são flores.
b. O carro estava em alta velocidade.
c. O réu permaneceu de cabeça baixa durante o julgamento.
7.
Objeto direto é o termo quem completa o
sentido do verbo sem uso de preposição, e Objeto Indireto é o termo que
completa o sentido do verbo com o uso de preposição (de, da, à, ao, para, com,
sem, pelo, em, no, por, etc.). Identifique e classifique os complementos
verbais das orações a seguir.
a. O vendaval de ontem derrubou várias árvores da praça.
b. Todos os seus amigos sempre confiaram em você.
c. O estudo propicia melhores oportunidades de trabalho para os jovens.
d. Todos lhe obedecem.
e. Aqui todos te valorizam muito.
f.
Eles já te enviaram os documentos?
8.
Adjunto adverbial é o termo associado
ao verbo para indicar circunstância de tempo, modo, causa, lugar, intensidade,
negação, etc. Identifique e classifique os adjuntos adverbiais das orações a
seguir.
a. Fiquei fora durante 6 meses.
b. Tem uma liquidação ótima na cidade.
c. Com uma marreta, o pedreiro derrubou facilmente a parede.
d. Ele vai se hospedar com a família em um pequeno hotel fazenda.
e. As torcidas certamente lotarão os estádios neste domingo.
9.
Adjunto adnominal é o termo associado a
um núcleo nominal para especificá-lo, detalhá-lo ou caracterizá-lo. Identifique
os adjuntos adnominais e o termo a que se associam nas orações a seguir.
a. A nossa boa vida de turista só
durou quinze dias inesquecíveis.
b. Todos os documentos foram carimbados por um sonolento funcionário.
c. As fortes chuvas de ontem destruíram várias plantações da região.
10. Complemento nominal é o termo que, com a presença de uma preposição, se
associa a um substantivo, adjetivo ou advérbio para completar se sentido.
Identifique os complementos nominais nas orações a seguir.
a. Ele tinha, no escritório, um aquário cheio de sapos.
b. A excessiva confiança na vitória levou nossa seleção a um vexame
histórico.
c. Bem perto das fazendas de café passava a antiga ferrovia.
11. Aposto é o termo que associa a um elemento anterior para esclarecer,
explicar. Vocativo é o termo usado para chamar a atenção do interlocutor.
Identifique o classifique o aposto ou vocativo das orações a seguir.
a. O São Francisco, o mais brasileiro dos rios brasileiros, nasce em Minas
Gerais.
b. O São Francisco separa e une duas cidades: Petrolina e Juazeiro.
c. A agricultura, a pecuária, as cidades, tudo depende das águas do São
Francisco.
d. A juventude, meus amigos, é movida ela pressa e pela paixão.
e. Até quando, meu pequeno planeta, vão desperdiçar tanto o que você nos
dá?
Você tem o gabarito das questoes? Por favor
ResponderExcluirOlá! Obrigada por visitar o blog. Infelizmente eu não tenho o gabarito dessa lista de exercícios. Mas se você quiser colocar suas respostas aqui, eu corrijo para você.
ResponderExcluirNormalmente não coloco os gabaritos de exercícios que eu pretendo usar na sala de aula, porque os alunos de hoje em dia são assim meio espertinhos... rsrsr
Parabéns, professora Rita! Amei seu Blog e suas atividades!
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