sábado, 16 de fevereiro de 2019

Plano de Aula: Revisão de Análise Sintática


Plano de aula
Rita de Cássia Vasconcelos              Língua Portuguesa
Turma: 9º ano do Ensino Fundamental         Duração: 7 aulas
Tema: Revisão – Análise Sintática

Justificativa: Uma das habilidades que o CBC de Língua Portuguesa apresenta é “reconhecer e usar, produtiva e autonomamente a frase na norma padrão em contextos que a exijam”. Mas para isso é preciso conhecer e compreender a estrutura e os elementos que constituem a frase na Língua Portuguesa. Esse trabalho irá relembrar os conceitos aprendidos nos anos anteriores sobre análise sintática como forma de fixação e para dar prosseguimento aos estudos acerca da Língua.

Objetivos:
·        Reconhecer diferentes tipos de frases: nominal e verbal (oração)
·        Reconhecer marcas do relacionamento entre palavras de uma oração.
·        Relembrar os conceitos e funções do sujeito, predicado, predicativo do sujeito, complemento verbal, complemento nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo.

Recursos: Quadro e pincel, cópias das folhas de exercícios, livro “Português Maia”. (Ou livro didático disponível na escola)

Avaliação:
·        Participação durante a resolução e correção dos exercícios.
·        Pesquisa via internet.
·        Produção de estudo dirigido.
·        Avaliação diagnóstica.


Pesquisa prévia: Dever

1.      O que é oração?
2.      O que e quais são os termos essenciais da oração?
3.      O que e quais são os termos integrantes da oração?
4.      O que e quais são os termos acessórios da oração?
5.      Indique a função sintática de cada um dos elementos da oração a seguir: Michele, aquela trouxa, ainda ama o ex-namorado babaca.

Fontes:

Explicação geral: Frase nominal x Oração

¨  Frase nominal: Nossa! Que cara trouxa!
¨  Oração: Gente, a Michele, aquela trouxa, ainda sente necessidade do ex-namorado babaca.

ü  Diferenciar frase nominal e oração.
ü  Identificar termos essenciais e integrantes da oração.
ü  Identificar termos acessórios da oração.

Estudo dirigido

1.      O que é sujeito?
2.      Tipos de sujeito + explicação.
3.      O que é predicado?
4.      Tipos de predicado + explicação.
5.      O que é complemento verbal?
6.      Tipos de complemento verbal + explicação.
7.      O que é complemento nominal?
8.      O que é adjunto adnominal?
9.      O que é adjunto adverbial?
10.  Classificações dos adjuntos adverbiais.
11.  O que é aposto? Exemplo.
12.  O que é vocativo? Exemplo.

Atividade de Revisão

1.     Oração é a frase que tem verbo, e período é a frase formada por um grupo de orações. Forme uma frase com cada dupla de verbos abaixo e, em seguida, uma oração com os dois.

a.      TENTAR – CONSEGUIR.
b.      SER – ENCONTRAR.

2.     Sujeito é o elemento a respeito do qual a oração fala e com o qual o verbo concorda, e o núcleo é a palavra principal do sujeito. Leia as frases a seguir e destaque o sujeito e o núcleo do sujeito.

a.      Os resultados das pesquisas eleitorais já previam a vitória da oposição.
b.      Armazenamento da água da chuva e reutilização da água da máquina de lavar na limpeza de calçadas são algumas medidas para o uso consciente da água.

3.     Determine o tipo de sujeito presente nas orações a seguir.

a.      No verão, as ruas estreitas do antigo vilarejo ficam repletas de turistas.
b.      Lagoas azuis e dunas brancas compõem o belo cenário da região.
c.       Amanhã, discutiremos os projetos para o próximo ano.
d.      Falava-se de todos os assuntos naquelas compridas conversas de domingo.
e.      Contaram umas coisas sobre você.
f.        Não havia erros no documento.
g.      Ontem fez seis meses que nos conhecemos.
h.      Ventou muito ontem à noite.

4.     Predicado é a informação apresentada com relação ao sujeito. Destaque o predicado das orações a seguir.

a.      No horizonte, um majestoso sol de verão nascia.
b.      Muitos pesquisadores investigam os mistérios do cérebro.
c.       Segundo More, o cérebro era uma substância úmida e desestruturada.
d.      Você parece um pouco cansado hoje.

5.     Se o verbo é de ligação (ser, estar, permanecer , parecer, etc.) o predicado é nominal; se o verbo não é de ligação o predicado é verbal; se o verbo não é de ligação, mas subentendemos a presença do verbo “estar”, o predicado é verbo-nominal. Classifique os predicados das orações a seguir.

a.      As pesquisas neurológicas descobrem, a cada dia, novos mistérios do cérebro.
b.      Os funcionários da fábrica entravam no ônibus apressados.
c.       O perfil da montanha parecia um gigante adormecido.

6.     Quando o predicado é nominal o elemento principal, o núcleo, do predicado não é o verbo, mas sim a informação relativa ao sujeito, o predicativo do sujeito. Identifique o predicativo do sujeito nas orações a seguir.

a.      Nem tudo são flores.
b.      O carro estava em alta velocidade.
c.       O réu permaneceu de cabeça baixa durante o julgamento.

7.     Objeto direto é o termo quem completa o sentido do verbo sem uso de preposição, e Objeto Indireto é o termo que completa o sentido do verbo com o uso de preposição (de, da, à, ao, para, com, sem, pelo, em, no, por, etc.). Identifique e classifique os complementos verbais das orações a seguir.

a.      O vendaval de ontem derrubou várias árvores da praça.
b.      Todos os seus amigos sempre confiaram em você.
c.       O estudo propicia melhores oportunidades de trabalho para os jovens.
d.      Todos lhe obedecem.
e.      Aqui todos te valorizam muito.
f.        Eles já te enviaram os documentos?

8.     Adjunto adverbial é o termo associado ao verbo para indicar circunstância de tempo, modo, causa, lugar, intensidade, negação, etc. Identifique e classifique os adjuntos adverbiais das orações a seguir.

a.      Fiquei fora durante 6 meses.
b.      Tem uma liquidação ótima na cidade.
c.       Com uma marreta, o pedreiro derrubou facilmente a parede.
d.      Ele vai se hospedar com a família em um pequeno hotel fazenda.
e.      As torcidas certamente lotarão os estádios neste domingo.

9.     Adjunto adnominal é o termo associado a um núcleo nominal para especificá-lo, detalhá-lo ou caracterizá-lo. Identifique os adjuntos adnominais e o termo a que se associam nas orações a seguir.

a.       A nossa boa vida de turista só durou quinze dias inesquecíveis.
b.      Todos os documentos foram carimbados por um sonolento funcionário.
c.       As fortes chuvas de ontem destruíram várias plantações da região.

10. Complemento nominal é o termo que, com a presença de uma preposição, se associa a um substantivo, adjetivo ou advérbio para completar se sentido. Identifique os complementos nominais nas orações a seguir.

a.      Ele tinha, no escritório, um aquário cheio de sapos.
b.      A excessiva confiança na vitória levou nossa seleção a um vexame histórico.
c.       Bem perto das fazendas de café passava a antiga ferrovia.

11. Aposto é o termo que associa a um elemento anterior para esclarecer, explicar. Vocativo é o termo usado para chamar a atenção do interlocutor. Identifique o classifique o aposto ou vocativo das orações a seguir.

a.      O São Francisco, o mais brasileiro dos rios brasileiros, nasce em Minas Gerais.
b.      O São Francisco separa e une duas cidades: Petrolina e Juazeiro.
c.       A agricultura, a pecuária, as cidades, tudo depende das águas do São Francisco.
d.      A juventude, meus amigos, é movida ela pressa e pela paixão.
e.      Até quando, meu pequeno planeta, vão desperdiçar tanto o que você nos dá?

3 comentários:

  1. Você tem o gabarito das questoes? Por favor

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  2. Olá! Obrigada por visitar o blog. Infelizmente eu não tenho o gabarito dessa lista de exercícios. Mas se você quiser colocar suas respostas aqui, eu corrijo para você.

    Normalmente não coloco os gabaritos de exercícios que eu pretendo usar na sala de aula, porque os alunos de hoje em dia são assim meio espertinhos... rsrsr

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  3. Parabéns, professora Rita! Amei seu Blog e suas atividades!

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