Plano de Aula
Língua Portuguesa Rita Vasconcelos
Turma: 7º ano 13 Duração: 3 aulas
Tema:
Descrição de personagem
Justificativa: Os alunos estão
realizando um projeto de leitura chamado “Meu amigo-livro” no qual deverão
produzir uma redação descrevendo o personagem principal do livro que receberam
como se fosse um novo amigo. Como forma de realizar uma espécie de “treino”
para a produção desse texto, a partir deste projeto os alunos também produzirão
um texto nesses moldes só que baseando-se na personagem de um filme.
Objetivos:
·
Interpretar
textos que conjugam linguagem verbal e não-verbal.
·
Reconhecer
e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de textualização do discurso
descritivo, na compreensão e na produção de textos.
·
Produzir
um texto descritivo como forma de “treinar” para a produção do texto
pertencente ao projeto “Meu amigo-livro.”
Recursos:
·
Sala
de Vídeo.
·
Filme
“Uma professora muito maluquinha”.
·
Cópias
do questionário.
Avaliação:
·
Correção
do questionário.
·
Correção
das produções.
Prática:
Atividade 1: Filme
·
Assistir
ao filme “Uma professora muito maluquinha”, responder e corrigir o questionário
sobre ele.
·
Ano:
2011.
·
Direção:
André Alves Pinto, César Rodrigues.
·
Baseado
no livro “Uma professora muito maluquinha”, de Ziraldo.
·
Paola
Oliveira: Catarina (professora).
·
Cadu
Fávero: Padre Beto. (inspetor de ensino).
·
Época:
década de 40.
Questionário
1.
Quem
é a personagem principal do filme? (Nome, profissão, origem, com quem vive,
época em que viveu, etc)
2.
Como
ela é fisicamente? (Corpo, roupas, etc.)
3.
Como
ela é psicologicamente? (Jeito de ser, gostos, sonhos, defeitos, qualidades,
etc)
4.
Por
que ela era “uma professora muito maluquinha”?
5.
Como
era a relação entre ela, as outras professoras e a direção da escola?
6.
Como
era a relação entre ela e os alunos?
7.
Como
era a relação entre ela e os moços da cidade?
8.
Como
era a relação entre ela e as mulheres da cidade?
9.
Como
era a relação dela com o amor?
10.
O
que aconteceu com ela ao final da história?
Atividade 2: Texto
·
Produzir
um texto (de no máximo 30 linhas), cujo objetivo é apresentar e descrever a
personagem principal, “Dona Catarina”, e contar a história dela, de forma
resumida, como se fosse uma nova amiga sua. Faça de conta que no ano passado,
você era um dos alunos da “Professora muito maluquinha” e está contando para
como ela era. Salientar as características físicas e psicológicas, a história
da personagem, além das suas opiniões pessoais sobre ela.
Conteúdo do texto:
·
Nome
do personagem, idade, de onde é ou onde mora.
·
Características
físicas.
·
Características
psicológicas.
·
História
resumida do personagem.
·
Todas
as partes do texto devem conter opiniões pessoais suas sobre o personagem, suas
ações, escolhas, história, etc.
·
Escreva
tudo imaginando que o personagem é uma pessoa de verdade que você conheceu e de
quem ficou amigo.
·
Faça
em folha separada.
Blog maravilhoooooooosooooooooooooo!!!!!
ResponderExcluirParabéns.