Barroco
Visão geral
O
Barroco foi um movimento literário que nasceu na Europa (primeiro na Itália,
mas se consolidou na Espanha) e predominou no século XVII. Caracterizou-se por
representar a mente do homem que vivia um dilema: de um lado havia a mentalidade
pagã e o sensualismo do Renascimento, que orientava para o pensamento racional
e científico ao invés do pensamento religioso; e do outro havia uma forte onda
de religiosidade, resquícios da idade média.
Por
isso a estética barroca é marcada primordialmente pela aproximação ou o
conflito entre ideias
opostas, representadas fortemente pelas figuras de linguagem
Paradoxo e Antítese. Busca ativar mais a emoção e a imaginação do leitor, e não
seu lado racional.
Principais características
·
Conflito entre
visão antropocêntrica (homem é o centro do universo) e teocêntrica (Deus é o
centro do universo).
·
Oposição entre
mundo material e mundo espiritual.
·
Visão trágica da
vida e morbidez.
·
Conflito entre fé
e razão.
·
Cristianismo.
·
Idealização
amorosa, sensualismo e sentimento de culpa cristão (medo de pecar).
·
Consciência da
efemeridade do tempo, da vida, do amor (tudo passa rápido, tudo acaba).
·
Ideologia do “carpe diem”, em latim: aproveite o dia.
·
Gosto pelo soneto
(poema com 2 versos de 4 estrofes e 2 versos de 3 estrofes).
·
Gosto pela
inversão dos elementos da oração.
·
Emprego de
figuras de linguagem como: antítese, paradoxo, metáfora, hipérboles, etc.
·
Nos sermões:
gosto por raciocínios complexos, desenvolvidos baseados em parábolas e
narrativas bíblicas.
Cultismo
e conceptismo
Dois
estilos se manifestaram na linguagem do Barroco:
·
Cultismo: preocupa-se em trabalhar a forma do texto e sua
linguagem. Usa palavras rebuscadas/sofisticadas, inversão dos elementos da
oração, muitas figuras de linguagem, exploração de efeitos sensoriais (cor,
som, forma, imagens, etc.). Mais presente na poesia (textos em versos). Grande
autor: Gregório de Matos.
·
Conceptismo: preocupa-se em trabalhar as ideias, os temas.
Apresenta sutileza de raciocínio, pensamento lógico e racional, comparações,
metáfora, argumentação pela causa/consequência, histórias ilustrativas. O
objetivo é passar uma lição, ou convencer o leitor a mudar seu comportamento ou
pensamento, e se tornar mais próximo da fé católica. Mais presente na prosa
(textos em parágrafos), especialmente nos sermões de Padre Antônio Vieira.
Barroco
na Europa – Contexto histórico
O
Barroco se desenvolveu num período em que a sociedade europeia se dividia em
três classes: o clero, a nobreza e o Terceiro Estado (camponeses, artesãos e
burguesia).
O
Estado era absolutista, ou seja, todo o poder se concentrava nas mãos do rei,
que se considerava representante de Deus na Terra.
A
burguesia despontava nesse cenário, devido ao poder econômico que conseguira
graças ao mercantilismo, e pressionava a nobreza para participar das decisões
políticas.
Não
havia espaço para mobilidade entre as classes.
O
homem do século XVII se sentia sempre oprimido entre ideologias opostas:
·
A riqueza
econômica o tornava livre, mas não havia abertura para
ascender socialmente.
·
Os pensamentos
renascentistas valorizavam os prazeres medievais, mas a
Contrarreforma pregava a restauração da fé e da vida espiritual católica.
Esse
contexto histórico se refletiu na Literatura. Os temas abordados expressam os
dilemas da alma humana: vida e morte; matéria e espírito; prazeres mundanos e
salvação da alma; amor platônico e amor carnal; pecado e perdão; dinheiro e fé;
etc.
Esse
constante sentimento de conflito também foi representado na linguagem, que era
de difícil acesso, com palavras rebuscadas/sofisticadas, complexa, cheia de
inversões na frase e figuras de linguagem.
Nessa
época, a Igreja Católica queria, por todos os meios, vencer o protestantismo,
fortalecendo e difundindo as doutrinas do catolicismo. Portanto exerceu forte
influência, também, sobre a criação literária que, segundo sua visão, deveria
participar dessa guerra entre protestantismo e catolicismo, afirmando e
reproduzindo o que a Igreja católica pregava. Essa pressão sobre a Literatura
ocorreu graças à Mesa do Santo Ofício da Inquisição, órgão da Igreja Católica
pelo qual todos os livros e publicações deveriam passar e receber aprovação
para que não fossem censurados.
Barroco
no Brasil – Contexto histórico
No
Brasil o Barroco se desenvolveu no contexto do ciclo do açúcar, época de muita
violência, escravização dos negros, perseguição dos índios, sem luxo nem
refinamento.
O
público leitor era pequeno, uma vez que a maior parte da população não sabia
ler e escrever e pelo fato de que a impressão de livros era proibida nas
colônias, todos os livros eram impressos na Europa.
Contudo
alguns colonos vindos de Portugal tinham formação intelectual: advogados,
religiosos, filhos de comerciantes ricos ou fidalgos, etc. Essa pequena elite
era o público leitor da época, e embora não fosse ativa e fluente, foi
responsável pelo nascimento de uma literatura brasileira, ainda presa aos
modelos portugueses.
A
sociedade colonial era guiada pelo materialismo, individualismo e ganância. Em
oposição a isso, aqueles que escreviam tentavam combater e criticar essa
mentalidade, com o objetivo de moralizar a população por meio de princípios
religiosos, mas também usavam a literatura para expressar sentimentos pessoais.
A
obra considerada o marco do surgimento do Barroco no Brasil é Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira.
Os
principais autores são:
·
Na poesia: Gregório de Matos, Bento Teixeira, Botelho de
Oliveira e Frei Itaparica.
·
Na prosa: Padre Antônio Vieira, Sebastião da Rocha Pita e Nuno
Marques Pereira.
Gregório de Matos
O
baiano de Salvador, Gregório de Matos é o maior poeta barroco brasileiro.
Destacou-se por:
·
Afrontar os
valores e a falsa moral da sociedade da época;
·
Ora seguir e ora
não seguir os modelos barrocos europeus;
·
Criticar todas as
classes da sociedade da época: governantes, fidalgos, comerciantes, escravos,
mulatos, religiosos, etc. Por isso era conhecido como “o Boca do Inferno”.
·
Unir em suas
obras vocábulos da língua portuguesa, indígena e africana, além de gírias da época
e palavrões.
Não
publicou nenhum livro em vida, seus poemas foram transmitidos oralmente ou em
cópias manuscritas (códices), na Bahia, até meados do século XIX, quando foram
reunidos em livro por Varnhagen.
Sua
poesia dividiu-se em:
·
Lírica amorosa: dualismo amoroso (carne x espírito), sentimento de
culpa. Mulher como figura ora celestial, inalcançável, angelical, pura; ora terreno
e mortal como uma bela flor, porém sempre causadora do pecado, da perdição
espiritual do eu-lírico.
·
Lírica filosófica: poemas que falam sobre o caráter sem conserto do
mundo e a transitoriedade da vida, evocando o carpe diem (aproveite o dia).
·
Lírica religiosa: obedece aos princípios do Barroco europeu. Temáticas:
amor a Deus, a culpa, o arrependimento, pecado x perdão, referências bíblicas.
Linguagem culta, inversões na oração, muitas figuras de linguagem.
·
Sátira: temática era a crítica a todos os setores da
sociedade, e à exploração colonialista. Linguagem que mescla termos
portugueses, indígenas e africanos, além do uso constante gírias da época e
palavrões.
Fonte:
Livro Português Linguagem 1 – William Roberto Cereja e Thereza Cochar
Magalhães.
Estudo dirigido
1. Por
que é correto afirmar que o Barroco é a estética literária do conflito ou do
dilema?
2. Cite
5 das principais características das obras do Barroco.
3. Explique
qual a diferença entre Cultismo e Conceptismo.
4. De
que forma se organizava a sociedade europeia na época em que se desenvolveu o
Barroco?
5. Cite
os dois principais dilemas ideológicos que oprimiam a mente do homem do século
XVII.
6. De
que maneira o sentimento de “conflito interno” se refletiu na criação literária
no Barroco europeu no que se refere:
a. Aos
temas abordados:
b. À
linguagem utilizada:
7. Por
que a Igreja Católica influenciou a criação literária barroca?
8. Como
era o Brasil na época em que se desenvolveu o Barroco?
9. Quem
era o público leitor das obras Barrocas no Brasil no século XVII, e por que
esse público era tão pequeno?
10.
Com que objetivos os escritores barrocos
brasileiros escreviam?
11.
Por que o poeta Gregório de Matos era
chamado de “o Boca do Inferno”?
12.
Quais as temáticas das seguintes
vertentes da poesia de Gregório de Matos:
a. Lírica amorosa:
b. Lírica filosófica:
c. Lírica religiosa:
d. Sátira:
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