terça-feira, 8 de março de 2022

PLANO DE AULA: Projeto "O Feminismo na atualidade" - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 Plano de aula

Língua Portuguesa       Rita Vasconcelos

Turmas: 2º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental           Duração: 4 aulas.

 

Tema: O Feminismo na atualidade

 

Justificativa: É papel da escola contribuir para a formação do aluno não só academicamente, mas também moral e humanamente. Dessa maneira, esta aula contribuirá para aprimorar a capacidade crítica, analítica, argumentativa e reflexiva dos alunos quanto a um tema que afeta a vida de todos: a importância da luta feminista para garantir a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

 

Objetivos:

·         Interpretar, de forma crítica, texto que mescla linguagem verbal e não verbal (vídeo) visando identificar situações machistas que evidenciam pensamentos, ideias e conceitos que inferiorizam, oprimem e agridem a mulher.

·         Entender o que é Feminismo e qual sua importância para a sociedade atual.

·         Derrubar conceitos errôneos relativos ao Feminismo.

·         Interpretar letra de música inferindo conquistas que o Feminismo luta para alcançar.

·         Produzir cartazes com trechos da música “Respeita as mina”, de Kell Smith, como forma de chamar a atenção para a luta feminista.

·         Usar, produtiva e autonomamente as habilidades e estratégias de leitura e escrita na elaboração de redação dissertativo-argumentativa, nos moldes do ENEM, sobre o tema trabalhado.

 

Recursos:

·         Sala de vídeo: data show.

·         Cópias da letra da música “Respeita as mina”, de Kell Smith.

 

Avaliação:

·         Atenção durante a apresentação dos vídeos.

·         Participação durante a resolução e correção de questionários sobre os vídeos.

·         Participação durante a resolução e correção das questões de interpretação da música.

·         Produção de cartazes.

·         Correção das redações.

 

Atividade 1: Motivação e contextualização

 

Introdução

 

Feminismo é o movimento social que defende igualdade de direitos e status entre homens e mulheres em todos os campos. O movimento feminista existe desde a Revolução Francesa, já passou por várias fases de luta mais intensa, e está presente em praticamente todos os países, ainda que de formas diferentes.

A luta feminista já obteve importantes conquistas, como:

·         Direito de estudar.

·         Direito de ingressar no Ensino Superior.

·         Direito ao voto e de se candidatar a cargos políticos.

·         Direito de trabalhar fora.

·         Direito do divórcio.

·         Direito de dirigir.

·         Liberdade sexual.

·         Direito de ocupar cargos de chefia.

·         Direito de optar ou não pelo uso do sobrenome do marido.

·         Direito de realizar atividades profissionais como os homens. Ex. motorista, taxista, pedreira, juiz, entre outros.

 

Entretanto, ainda hoje, continua sendo necessária a existência do Feminismo porque outras conquistas ainda precisam ser alcançadas.

Mas o que as mulheres reivindicam hoje? De forma geral, a luta do Feminismo hoje é para reverter a situação social e a cultura machista que as marginalizam.

Atividade 2: Identificando ideias machista

 

Para entender isso, vamos assistir ao vídeo do canal do Youtube “Drelacionamentos”, intitulado “Como seria se o machismo fosse ao contrário”.

Agora vamos rever o vídeo, mas imaginando que as situações descritas se passam com mulheres na posição de oprimidas. Reflita sobre os pensamentos que estão por trás dessas situações que parecem comuns, normais.

 

1.     Por que as cenas representadas no vídeo causam estranheza?

Porque no vídeo os papéis de homens e mulheres estão invertidos, na vida real é comum ver as cenas ocorrendo com mulheres, mas nunca com homens.

 

2.     Que pensamentos e ideias estão por trás das situações descritas no vídeo?

·         Hipersexualização e objetificação da figura feminina.

·         Hipersexualização e objetificação da figura feminina na televisão, na mídia.

·         Pensamento patriarcal de que o mais importante para a mulher é o casamento.

·         Imposição de padrões de beleza para a mulher.

·         Valor da mulher associado à maneira com que o homem a vê.

·         Mulher vista como objeto sexual.

·         Culpabilização da mulher em caso de violência.

·         Mulher vista como propriedade masculina.

·         Mulher vista como inferior ao homem.

·         Marginalização da sexualidade feminina.

·         Ideia patriarcal de que o único lugar social aceitável para a mulher é o lar.

·         Inferiorização e limitação do papel da mulher na sociedade.

·         Discriminação no mercado de trabalho.

·         Ideia patriarcal em que o homem é o provedor e a mulher é a mãe e dona de casa.

 

Através dos vídeos, podemos perceber o quanto a sociedade atual continua inferiorizando, marginalizando, oprimindo e tirando direitos das mulheres, em diversas situações corriqueiras e que são vistas como normais e aceitáveis. Dessa forma, concluímos que para vencer essa situação social de desigualdade entre os gêneros é que a luta Feminista existe e é importante.

Atividade 3: Entendendo o que é Feminismo

 

Para entendermos melhor o que é Feminismo e acabarmos com algumas ideias erradas com relação a esse tema, vamos assistir ao vídeo, intitulado “O que é Feminismo?”.

 

3.     O que é Feminismo?

É um movimento político, filosófico e social que busca promover a equidade/igualdade entre homens e mulheres em todos os campos. O movimento luta para que as mulheres possam tomar suas próprias decisões.

 

4.     O Feminismo é o contrário do machismo? Justifique.

Não, porque o Feminismo busca garantir que as mulheres, principalmente as dos grupos minorizados, tenham tantos direitos quanto os homens; enquanto que o machismo representa o pensamento de que a mulher é inferior ao homem, e essa ideologia se materializa em vários tipos de opressão, desumanização da mulher, além de violência físicas e psicológicas. Machismo prega a superioridade do homem, e Feminismo prega igualdade.

 

5.     O Feminismo é contra a feminilidade? Justifique.

Não, o feminismo apenas prega que a mulher faça suas escolhas com liberdade, consciência e pensamento crítico, e não para atender a imposições sociais, inclusive de padrões de beleza. Que ela seja feminina, vaidosa, mas não o faça para agradar os outros, mas para agradar a si mesma, para expressar seu empoderamento sua liberdade individual.

 

6.     O Feminismo é contra a família? Justifique.

Não, o feminismo apenas prega que a mulher tenha direito de escolher se quer formar uma família, e que essa família não precisa seguir os moldes tradicionais. Além disso, o movimento incentiva que a mulher tenha sua independência financeira, para que não se veja obrigada a viver presa em um relacionamento abusivo.

 

7.     Cite algumas das discussões, ideias propostas pelo Feminismo.

·         Regulamentação da Licença Paternidade igual à da mãe, entendendo que a educação dos filhos é também papel do homem e que essa responsabilidade deve ser dividida ao meio com a mulher.

·         Defesa do casamento homoafetivo pensando no Feminismo Interseccional, que inclui as diversidades em sua luta: mulher, homo, trans, negra, etc.

·         Independência financeira da mulher.

·         Empoderamento feminino através da informação.

Atividade 4: Interpretação de música

 

Agora vamos ouvir a música “Respeita as mina”, da cantora Kell Smith, e refletir sobre as seguintes questões propostas na letra:


1.     A letra menciona várias formas de se vestir e, em seguida, diz “Não faço pra buscar aprovação alheia. Se fosse pra te agradar a coisa tava feia”. Explique por que é correto afirmar que esse trecho está de acordo com a luta feminista.

Porque muitas vezes a mulher é julgada pela forma com que se veste, e acaba cedendo às imposições sociais para não sofrer preconceitos. Dessa forma, é preciso lutar para que as mulheres tenham o direito de se vestir conforme suas escolhas pessoas, e não para agradar à sociedade machista.

 

2.     O que quer dizer o trecho “respeito é bom, flores também são, mas não quando são dadas só no dia 8 do 3. Comemoração não é bem a questão.”?

Faz uma referência ao dia Internacional da Mulher: 8 de março, e critica o fato de que para muitos somente nesta data a condição da mulher na sociedade atual é discutida, e no resto do ano a questão é esquecida. Além disso, diz que ter uma data para comemorar o dia da mulher não é importante, o importante é mudar a sociedade para que a mulher seja respeitada todos os dias.

 

3.     Identifique na letra da música o trecho que critica o fato de que o movimento Feminista é muitas vezes rebaixado, ironizado, ridicularizado, desvalorizado, numa tentativa de diminuir sua importância.

“E quando eu tenho voz, cê grita: Ah lá a Feminista”.

 

4.     Explique o que significa o trecho “Não lutamos por inversão. Igualdade é o “x” da questão”.

Significa que o Feminismo não quer tirar o direito dos homens, quer apenas que as mulheres tenham, também, acesso a esses direitos.

 

5.     O texto cita alguns nomes femininos. Quais são esses nomes e o que eles representam?

·         Maria Quitéria: heroína da Guerra da Independência.

·         Maria da Penha: lutou pela condenação de seu marido agressor. Sua luta pelos direitos das mulheres originou a Lei Maria da Penha.

·         Joana D’Arc: heroína da Guerra dos Cem anos . França.

·         Frida Khalo: pintora mexicana. Viveu o amor de forma livre, não se submetia aos padrões impostos, destacou-se profissionalmente numa área majoritariamente masculina.

Todas são mulheres fortes, transgressoras, guerreiras, que não aceitaram ser submissas e oprimidas. Representam, portanto, a força da mulher.

 

6.     Identifique na letra o trecho em que se afirma, indiretamente, que a luta feminista não significa o embate entre homens e mulheres.

“É pra acabar com o machismo e não pra aniquilar os homens.”

 

7.     No final da música, há a repetição da expressão “como menina” e vários versos. Na sociedade atual, dizer que alguém faz algo “como uma menina” é uma comparação positiva ou negativa? Justifique.

Negativa, porque quando alguém diz “Você faz isso como uma menina” está querendo dizer que faz pior do que um homem faria, significa que está inferiorizando a pessoa, porque a mulher é vista como inferior ao homem nessa sociedade machista.

 

8.     Segundo a letra da música, faça uma lista com os direitos que o Feminismo luta para conquistar.

·         Ter direito de se vestir como quiser.

·         Ter direito à igualdade salarial.

·         Ter direito de lutar pelos próprios direitos, ter voz.

·         Ter direito de fazer as próprias escolhas.

·         Ter direito de andar na rua sem ser assediada.

·         Ter direito de não ser vista como inferior ao homem.

 

Atividade 5: Produção de texto 

 

·         Os alunos serão divididos em grupos de 4 pessoas e deverão produzir, em casa, cartazes com trechos da música “Respeita as mina”, de Kell Smith.

·         Os cartazes deverão mesclar linguagem verbal e não verbal: desenhos, recortes.

·         As produções serão fixadas nas paredes das salas e no pátio da escola.

 

Atividade 5: Produção de texto 

 

Com base nos estudos feitos sobre o papel do Feminismo na sociedade atual, redija um texto dissertativo-argumentativo, com letra legível, linguagem formal e seguindo a norma padrão, paragrafação, pontuação e em folha separada, sobre o seguinte tema:

 

Pelo que o Feminismo luta hoje?

 

1º parágrafo: Qual é o problema?

·         Definição de Feminismo.

·         Conquistas já alcançadas.

·         Novo desafio: acabar com o machismo + definição de machismo.

 

2º parágrafo: por que isso é um problema?

·         Exemplos de situações comuns em que ocorre o machismo veladamente.

·         Pensamentos por trás de cenas machistas.

 

3º parágrafo: o que impede que o problema seja resolvido?

·         Explicar por que o machismo continua existindo.

·         Existência de mitos e preconceito sobre o Feminismo.

 

4º parágrafo: soluções para o problema.

·         O que devemos fazer para acabar com o machismo.

Ø  Ministério da Educação.

Ø  As mídias (televisão, internet).

Ø  Famílias.

 Metas:

¨  Usar pelo menos 5 conectivos diferentes ao longo do texto.

¨  Iniciar o último parágrafo com um conectivo de conclusão.

¨  Citar um trecho da música “Respeita as mina”, da cantora Kell Smith, em alguma parte do texto. De preferência no 1º parágrafo.

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