Plano de aula
Língua
Portuguesa Rita Vasconcelos
Turmas: 2º ano do
Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental Duração: 4 aulas.
Tema: O Feminismo na atualidade
Justificativa: É papel da escola
contribuir para a formação do aluno não só academicamente, mas também moral e
humanamente. Dessa maneira, esta aula contribuirá para aprimorar a capacidade
crítica, analítica, argumentativa e reflexiva dos alunos quanto a um tema que
afeta a vida de todos: a importância da luta feminista para garantir a
igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Objetivos:
·
Interpretar,
de forma crítica, texto que mescla linguagem verbal e não verbal (vídeo)
visando identificar situações machistas que evidenciam pensamentos, ideias e
conceitos que inferiorizam, oprimem e agridem a mulher.
·
Entender
o que é Feminismo e qual sua importância para a sociedade atual.
·
Derrubar
conceitos errôneos relativos ao Feminismo.
·
Interpretar
letra de música inferindo conquistas que o Feminismo luta para alcançar.
·
Produzir cartazes com trechos da música “Respeita as mina”, de Kell Smith,
como forma de chamar a atenção para a luta feminista.
·
Usar, produtiva e autonomamente as
habilidades e estratégias de leitura e escrita na elaboração de redação
dissertativo-argumentativa, nos moldes do ENEM, sobre o tema trabalhado.
Recursos:
·
Sala de vídeo: data show.
·
Cópias da letra da música “Respeita as mina”,
de Kell Smith.
Avaliação:
·
Atenção durante a apresentação dos vídeos.
·
Participação durante a resolução e correção
de questionários sobre os vídeos.
·
Participação durante a resolução e correção
das questões de interpretação da música.
·
Produção de cartazes.
·
Correção das redações.
Atividade 1: Motivação e contextualização
Introdução
Feminismo
é o movimento social que defende igualdade de direitos e status entre homens e
mulheres em todos os campos. O movimento feminista existe desde a Revolução
Francesa, já passou por várias fases de luta mais intensa, e está presente em
praticamente todos os países, ainda que de formas diferentes.
A luta
feminista já obteve importantes conquistas, como:
·
Direito de estudar.
·
Direito de ingressar no
Ensino Superior.
·
Direito ao voto e de se
candidatar a cargos políticos.
·
Direito de trabalhar
fora.
·
Direito do divórcio.
·
Direito de dirigir.
·
Liberdade sexual.
·
Direito de ocupar cargos de chefia.
·
Direito de optar ou não pelo uso do sobrenome do
marido.
·
Direito de realizar atividades profissionais como
os homens. Ex. motorista, taxista, pedreira, juiz, entre outros.
Entretanto,
ainda hoje, continua sendo necessária a existência do Feminismo porque outras
conquistas ainda precisam ser alcançadas.
Mas o que as mulheres reivindicam hoje? De forma geral, a luta do Feminismo hoje é para reverter a situação social e a cultura machista que as marginalizam.
Atividade 2: Identificando ideias machista
Para
entender isso, vamos assistir ao vídeo do canal do Youtube “Drelacionamentos”,
intitulado “Como seria se o machismo fosse ao
contrário”.
Agora
vamos rever o vídeo, mas imaginando que as situações descritas se passam com
mulheres na posição de oprimidas. Reflita sobre os pensamentos que estão por
trás dessas situações que parecem comuns, normais.
1. Por que as cenas representadas no vídeo
causam estranheza?
Porque no vídeo os
papéis de homens e mulheres estão invertidos, na vida real é comum ver as cenas
ocorrendo com mulheres, mas nunca com homens.
2. Que pensamentos e ideias estão por trás das
situações descritas no vídeo?
·
Hipersexualização e objetificação
da figura feminina.
·
Hipersexualização e
objetificação da figura feminina na televisão, na mídia.
·
Pensamento patriarcal de
que o mais importante para a mulher é o casamento.
·
Imposição de padrões de
beleza para a mulher.
·
Valor da mulher associado
à maneira com que o homem a vê.
·
Mulher vista como objeto
sexual.
·
Culpabilização da mulher
em caso de violência.
·
Mulher vista como
propriedade masculina.
·
Mulher vista como
inferior ao homem.
·
Marginalização da
sexualidade feminina.
·
Ideia patriarcal de que
o único lugar social aceitável para a mulher é o lar.
·
Inferiorização e limitação
do papel da mulher na sociedade.
·
Discriminação no mercado
de trabalho.
·
Ideia patriarcal em que
o homem é o provedor e a mulher é a mãe e dona de casa.
Através dos vídeos, podemos perceber o quanto a sociedade atual continua inferiorizando, marginalizando, oprimindo e tirando direitos das mulheres, em diversas situações corriqueiras e que são vistas como normais e aceitáveis. Dessa forma, concluímos que para vencer essa situação social de desigualdade entre os gêneros é que a luta Feminista existe e é importante.
Atividade
3: Entendendo o que é Feminismo
Para
entendermos melhor o que é Feminismo e acabarmos com algumas ideias erradas com
relação a esse tema, vamos assistir ao vídeo, intitulado “O que é Feminismo?”.
3. O que é Feminismo?
É um movimento político,
filosófico e social que busca promover a equidade/igualdade entre homens e
mulheres em todos os campos. O movimento luta para que as mulheres possam tomar
suas próprias decisões.
4. O Feminismo é o contrário do machismo?
Justifique.
Não, porque o Feminismo
busca garantir que as mulheres, principalmente as dos grupos minorizados,
tenham tantos direitos quanto os homens; enquanto que o machismo representa o
pensamento de que a mulher é inferior ao homem, e essa ideologia se materializa
em vários tipos de opressão, desumanização da mulher, além de violência físicas
e psicológicas. Machismo prega a superioridade do homem, e Feminismo prega
igualdade.
5. O Feminismo é contra a feminilidade?
Justifique.
Não, o feminismo apenas
prega que a mulher faça suas escolhas com liberdade, consciência e pensamento
crítico, e não para atender a imposições sociais, inclusive de padrões de
beleza. Que ela seja feminina, vaidosa, mas não o faça para agradar os outros,
mas para agradar a si mesma, para expressar seu empoderamento sua liberdade
individual.
6. O Feminismo é contra a família? Justifique.
Não, o feminismo apenas
prega que a mulher tenha direito de escolher se quer formar uma família, e que
essa família não precisa seguir os moldes tradicionais. Além disso, o movimento
incentiva que a mulher tenha sua independência financeira, para que não se veja
obrigada a viver presa em um relacionamento abusivo.
7. Cite algumas das discussões, ideias propostas
pelo Feminismo.
·
Regulamentação da
Licença Paternidade igual à da mãe, entendendo que a educação dos filhos é
também papel do homem e que essa responsabilidade deve ser dividida ao meio com
a mulher.
·
Defesa do casamento
homoafetivo pensando no Feminismo Interseccional, que inclui as diversidades em
sua luta: mulher, homo, trans, negra, etc.
·
Independência financeira
da mulher.
·
Empoderamento feminino
através da informação.
Atividade
4: Interpretação de música
Agora
vamos ouvir a música “Respeita as mina”, da cantora Kell Smith, e refletir
sobre as seguintes questões propostas na letra:
1. A letra menciona várias formas de se vestir
e, em seguida, diz “Não faço pra buscar aprovação alheia. Se fosse pra te
agradar a coisa tava feia”. Explique por que é correto afirmar que esse trecho
está de acordo com a luta feminista.
Porque muitas vezes a
mulher é julgada pela forma com que se veste, e acaba cedendo às imposições
sociais para não sofrer preconceitos. Dessa forma, é preciso lutar para que as
mulheres tenham o direito de se vestir conforme suas escolhas pessoas, e não
para agradar à sociedade machista.
2. O que quer dizer o trecho “respeito é bom,
flores também são, mas não quando são dadas só no dia 8 do 3. Comemoração não é
bem a questão.”?
Faz uma referência ao
dia Internacional da Mulher: 8 de março, e critica o fato de que para muitos
somente nesta data a condição da mulher na sociedade atual é discutida, e no
resto do ano a questão é esquecida. Além disso, diz que ter uma data para
comemorar o dia da mulher não é importante, o importante é mudar a sociedade
para que a mulher seja respeitada todos os dias.
3. Identifique na letra da música o trecho que
critica o fato de que o movimento Feminista é muitas vezes rebaixado, ironizado,
ridicularizado, desvalorizado, numa tentativa de diminuir sua importância.
“E quando eu tenho voz,
cê grita: Ah lá a Feminista”.
4. Explique o que significa o trecho “Não
lutamos por inversão. Igualdade é o “x” da questão”.
Significa que o Feminismo não quer tirar o direito dos homens, quer
apenas que as mulheres tenham, também, acesso a esses direitos.
5. O texto cita alguns nomes femininos. Quais
são esses nomes e o que eles representam?
·
Maria Quitéria: heroína
da Guerra da Independência.
·
Maria da Penha: lutou
pela condenação de seu marido agressor. Sua luta pelos direitos das mulheres
originou a Lei Maria da Penha.
·
Joana D’Arc: heroína da
Guerra dos Cem anos . França.
·
Frida Khalo: pintora
mexicana. Viveu o amor de forma livre, não se submetia aos padrões impostos,
destacou-se profissionalmente numa área majoritariamente masculina.
Todas são mulheres
fortes, transgressoras, guerreiras, que não aceitaram ser submissas e oprimidas.
Representam, portanto, a força da mulher.
6. Identifique na letra o trecho em que se
afirma, indiretamente, que a luta feminista não significa o embate entre homens
e mulheres.
“É pra acabar com o
machismo e não pra aniquilar os homens.”
7. No final da música, há a repetição da
expressão “como menina” e vários versos. Na sociedade atual, dizer que alguém
faz algo “como uma menina” é uma comparação positiva ou negativa? Justifique.
Negativa, porque quando
alguém diz “Você faz isso como uma menina” está querendo dizer que faz pior do
que um homem faria, significa que está inferiorizando a pessoa, porque a mulher
é vista como inferior ao homem nessa sociedade machista.
8. Segundo a letra da música, faça uma lista com
os direitos que o Feminismo luta para conquistar.
·
Ter direito de se vestir
como quiser.
·
Ter direito à igualdade
salarial.
·
Ter direito de lutar
pelos próprios direitos, ter voz.
·
Ter direito de fazer as
próprias escolhas.
·
Ter direito de andar na
rua sem ser assediada.
·
Ter direito de não ser
vista como inferior ao homem.
Atividade 5: Produção de texto
·
Os alunos serão
divididos em grupos de 4 pessoas e deverão produzir, em casa, cartazes com
trechos da música “Respeita as mina”, de Kell Smith.
·
Os cartazes deverão
mesclar linguagem verbal e não verbal: desenhos, recortes.
·
As produções serão
fixadas nas paredes das salas e no pátio da escola.
Atividade 5: Produção de texto
Com base nos estudos
feitos sobre o papel do Feminismo na sociedade atual, redija um texto
dissertativo-argumentativo, com letra legível, linguagem formal e seguindo a
norma padrão, paragrafação, pontuação e em folha separada, sobre o seguinte
tema:
Pelo que o Feminismo
luta hoje?
1º parágrafo: Qual é o
problema?
·
Definição de Feminismo.
·
Conquistas já
alcançadas.
·
Novo desafio: acabar com
o machismo + definição de machismo.
2º parágrafo: por que
isso é um problema?
·
Exemplos de situações
comuns em que ocorre o machismo veladamente.
·
Pensamentos por trás de
cenas machistas.
3º parágrafo: o que
impede que o problema seja resolvido?
·
Explicar por que o machismo
continua existindo.
·
Existência de mitos e
preconceito sobre o Feminismo.
4º parágrafo: soluções
para o problema.
·
O que devemos fazer para
acabar com o machismo.
Ø Ministério
da Educação.
Ø As
mídias (televisão, internet).
Ø Famílias.
¨ Usar pelo menos 5 conectivos diferentes ao longo do
texto.
¨ Iniciar o último parágrafo com um conectivo de
conclusão.
¨ Citar um trecho da música “Respeita as mina”, da
cantora Kell Smith, em alguma parte do texto. De preferência no 1º parágrafo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário