Projeto “Vida: a melhor escolha”
Realização: Escola Estadual Coronel Oscar Prados
Disciplinas: Língua Portuguesa, Educação Física, Inglês, Artes.
Tema
Prevenção ao uso de drogas.
Introdução
O uso de drogas é um fenômeno
sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa
sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também
são diferentes os efeitos por elas produzidos. Além disso, a adolescência, período
marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família, representa
um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Justificativa
Para que as potencialidades
dos nossos jovens não sejam perdidas devido ao desvio provocado pelo uso de
drogas, é de extrema importância que a escola promova uma educação preventiva e
a conscientização dos alunos sobre os efeitos e consequências maléficas causadas
pelas drogas à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico, pessoal
e social. O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem
social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
Objetivo geral
Promover a reflexão sobre os
malefícios físicos, psíquicos, pessoais e sociais provocados pelo uso de drogas,
difundindo a ideia de que não vale a pena perder as verdadeiras coisas boas da
vida por um instante de falso prazer com as drogas. O intuito é tornar o aluno
mais capaz de decidir criticamente sobre as melhores escolhas para sua vida, de
forma que o desenvolvimento de suas potencialidades não seja interrompido
graças ao uso dessas substâncias.
Objetivos específicos
·
Promover palestra
informativa e de conscientização com foco na prevenção ao uso de drogas.
·
Refletir e
debater sobre os maléficos físicos e psíquicos que as drogas trazem, focando na
alta capacidade de tornar a pessoa dependente.
·
Refletir e
debater sobre os malefícios pessoais que as drogas trazem, focando nas perdas
relativas aos vínculos afetivos e familiares, profissionais e quanto às
perspectivas de evolução pessoal.
·
Refletir e
debater sobre os malefícios sociais que as drogas trazem, focando na relação
entre o consumo de drogas e o crescimento da violência no país.
·
Disseminar os
conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas através da produção de textos
diversos, que mesclem linguagem verbal e não verbal, e utilizem diferentes
suportes de veiculação: redações argumentativas, murais, paródias, campanhas de
conscientização em vídeo.
Metodologia
As
diferentes atividades serão organizadas e executadas pelos professores de
acordo com sua disciplina:
¨ Os professores de Educação física ficarão responsáveis
por convidar um palestrante para falar aos alunos sobre os efeitos físicos e
psíquicos das drogas com a intenção de conscientizá-los sobre as consequências
negativas dessas substâncias.
¨ Os professores de Língua Portuguesa ficarão
responsáveis por:
·
Selecionar e apresentar
aos alunos textos (escritos ou em vídeo) que iniciem uma reflexão sobre os
problemas causados pelo uso de drogas focando em três eixos principais: a alta
capacidade de promover o vício; as perdas pessoais que o uso de drogas
provoca; a relação entre o consumo de drogas e o aumento da violência no Brasil;
·
Desenvolver
atividades de: compreensão/interpretação dos textos, reflexão coletiva e debate
das ideias, produção de texto como forma de avaliar se os conceitos e ideias foram
assimilados adequadamente;
·
Orientar a
produção de paródias, vídeos, folders, murais bem como outros gêneros textuais
pertinentes, como forma de conscientização para que se promova a ideia central
do projeto: não vale a pena perder as verdadeiras coisas boas da vida por um
instante de falso prazer com as drogas.
¨ Os professores de Artes e Inglês ficarão responsáveis
por orientar e coordenar os alunos na produção de murais e cartazes para a
disseminação das informações adquiridas e das reflexões feitas ao longo do
projeto. Esse material deverá privilegiar a linguagem não verbal e focar na
ideia de que não vale a pena usar drogas, uma vez que esse ato leva a grandes
perdas, além de que existem coisas muito mais produtivas e positivas para se
“viciar”.
Resultados e Produtos esperados
¨ Espera-se que o projeto conscientize os alunos de que
não vale a pena perder as verdadeiras coisas boas da vida por um instante de
falso prazer com as drogas.
¨ Os produtos esperados são:
·
Texto
argumentativo sobre os três principais problemas causados pelo uso de drogas.
·
Produção de
paródias e vídeos de conscientização. (A apresentação dessas produções para a
comunidade escolar dependerá da disponibilidade de uma data de culminância do
projeto. Caso não seja possível mostrar o material para a escola como um todo,
as produções serão apresentadas apenas para a própria turma que as produziu).
·
Murais para
divulgar os resultados do projeto.
Recursos e equipamentos
·
Cópias dos textos
selecionados pelos professores de Língua Portuguesa.
·
Sala de vídeo, data show, caixa de som com
microfone: para a palestra, exibição dos vídeos selecionados pelos professores
de Língua Portuguesa, apresentação das paródias e vídeos produzidos pelos
alunos.
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