Projeto:
Calendário de Palavras
Língua Portuguesa
Rita Vasconcelos
Turmas: 9º ano do Ensino Fundamental Duração: de abril a novembro de 2020
¨ Justificativa:
Dentre
as diretrizes e competências específicas de Língua Portuguesa para o Ensino
Fundamental estão:
·
Apropriar-se da
linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos
de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de
participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares)
e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
·
Empregar, nas
interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação
comunicativa, ao(s) interlocutor (es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
·
(...) a
escola se concretiza como espaço que permite aos estudantes a apropriação de
ferramentas que os capacitam para obter informação e produzir conhecimentos,
condições para sua aprendizagem e formação como sujeito e cidadão.
Dessa
forma, é importante desenvolver junto aos alunos saberes e habilidades
relativas ao vocabulário e à utilização adequada do léxico e do semântico.
¨ Objetivos
específicos:
·
Enriquecer o
vocabulário.
·
Relembrar
conceitos das principais classes de palavra: substantivo, adjetivo e verbo.
·
Trabalhar a
utilização do dicionário.
·
Relembrar e
exercitar conhecimentos sobre conjugação verbal.
¨ Habilidades
da BNCC:
·
Objeto de
conhecimento: Estratégias de escrita,
textualização, revisão e edição.
o
(EF89LP25)
Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de
dicionário colaborativos.
1.
Sistematização e Exercícios
o
Substantivo: são
as palavras que indicam os nomes das coisas, sejam elas concretas (que têm uma
forma) ou abstratas (não apresentam uma forma).
Ø Fazer coletivamente uma lista de substantivos
concretos e substantivos abstratos.
o
Adjetivos: são as
palavras que indicam as características dos substantivos.
Ø Indicar adjetivos para todos os substantivos anotados
anteriormente.
o
Verbos: são as
palavras que indicam ações ou estados, essas palavras podem ser conjugadas no
passado, presente ou futuro e variam de acordo com a pessoa do discurso com a
qual concordam (eu, você, ele, nós, eles, etc.)
Fazer coletivamente uma lista com:
·
1 verbo da
primeira conjugação (AR)
·
1 verbo da
segunda conjugação (ER)
·
1 verbo da
terceira conjugação (IR)
Produzir uma oração no passado, uma no presente e uma
no futuro com cada verbo.
Orientações
para o uso do dicionário
1.
Sistematização
·
Não apresenta
palavras no plural.
·
Os verbos
aparecem no infinitivo, ou seja, terminados em R, não estão conjugados em
nenhum tempo verbal.
·
Dá preferência
para a versão masculina das palavras que apresentam dois gêneros: lobo/loba.
·
Apresenta
diversos significados que uma mesma palavra pode ter. O usuário da língua deve
refletir sobre o contexto de comunicação para entender qual significado aquela
palavra está assumindo, ou para decidir qual sinônimo pode substituí-la.
o Exemplo: Vamos
jogar uma partida de futebol. As malas estão prontas para a partida.
·
Apresentam
algumas abreviações para indicar a classe gramatical da palavra. Exemplos:
o
s.m.: substantivo
masculino.
o
s.f.: substantivo
feminino.
o
v.: verbo.
o
adj.: adjetivo.
2.
Exercício
Com a primeira letra do seu
nome ou do seu sobrenome procure no dicionário e anote no seu caderno:
a.
1 Substantivo
concreto e seus principais significados.
b.
Formule uma
oração com esse substantivo.
c.
Indique o
significado que esse substantivo assumiu na frase que você criou.
d.
1 Substantivo
abstrato e seus principais significados.
e.
Formule uma
oração com esse substantivo.
f.
Indique o
significado que esse substantivo assumiu na frase que você criou.
g.
1 adjetivo e seus
principais significados.
h.
Formule uma
oração com esse adjetivo.
i.
Indique o
significado que esse adjetivo assumiu na frase que você criou.
j.
1 verbo e seus
principais significados.
k.
Formule uma
oração com esse verbo.
l.
Indique em qual
tempo verbal esse verbo foi conjugado na frase que você criou.
Atividade
II: Preparando a produção do Calendário de palavras
o
Explicar quais
são os objetivos do projeto e apresentar o exemplo de calendário de palavras
que os alunos farão em casa.
o
Para produzir
esse calendário, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará
responsável pelo calendário de um mês.
o
os alunos deverão
escolher cerca de 30 palavras que eles não têm costume de usar em seu dia a
dia, sendo 10 substantivos, 10 adjetivos e 10 verbos.
o
Para cada palavra
os alunos anotarão em seus cadernos os principais significados e a classe
gramatical. Essa parte da atividade será feita em sala de aula.
o
Em casa, os
grupos formularão uma oração com cada palavra para contextualizar o significado
e produzirão o calendário anotando em cada dia a palavra, a classe gramatical,
os significados, a oração produzida.
o
A decoração será
feita conforme o gosto do grupo.
Atividade 3:
Conhecendo a palavra do dia
o
Nas próximas
aulas, um momento será destinado para que um aluno leia a palavra do dia, a
classe gramatical, o significado e a frase. Outro aluno irá reformular a frase
com um sinônimo.
Uma vez por mês, 4 palavras
serão sorteadas, e todos os alunos as usarão para formular novas frases. Essa
atividade será feita no caderno e vistada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário