Os exercícios a seguir têm o objetivo
de auxiliar o aluno a desenvolver habilidades que o levem a produzir textos
mais coesos, com maior fluidez e riqueza de vocabulário, sem que haja
repetições desnecessárias, ambiguidades, contradições, e inadequações no que
diz respeito à concordância verbal e nominal.
1. Reescreva
as frases substituindo os termos grifados por palavras ou expressões
equivalentes. Faça as alterações necessárias.
a. Mudanças
nas turmas causaram a revolta dos alunos.
b. Os
relacionamentos virtuais surgiram através da popularização
da internet.
c. Os
padrões de beleza atuais são inalcançáveis.
d. A
empresa se especializou na venda de cremes, xampus, condicionadores, loções
e maquiagens específicos para a pele negra.
e. Os
servidores públicos questionam a falta de restaurantes a preços
mais acessíveis.
f. Os
hotéis oferecem mais conforto, mas o camping é uma alternativa
mais barata.
g. A
ditadura foi um período da história do Brasil muito cheio
de conflitos.
h. Na
década de 60, o homem começou a abandonar o campo e se dirigir
para áreas urbanas.
2. Reescreva
os períodos, eliminando as repetições através de pronomes: que, qual, cujo,
esse, o, lo, quem, ele, aquele, etc. Faça as mudanças necessárias e
a. As
pessoas conversam com pessoas na internet e mentem para essas pessoas.
b. Os
alunos conversavam demais e atrapalhavam a aula, então os alunos foram mudados
de turma para separar os alunos.
c. Beatriz
Guedes é a nova presidente da Associação Brasileira de Sommeliers. A Associação
Brasileira de Sommeliers reúne empresas e especialistas em vinho.
d. Durante
a visita do Papa Francisco, foram viabilizados campings. Os campings deixaram a
desejar em termos de infraestrutura.
e. Durante
a Copa do Mundo, Belo Horizonte deve viabilizar campings. Os campings serão
temporários. Os jovens se interessam mais por campings.
f. O
viúvo Alexandre Silva estava muito emocionado. Alexandre Silva precisou ser
amparado. Alexandre Silva disse que a mulher foi vítima de execução.
g. Foram
confeccionadas ao todo 2800 camisetas de uniforme. 27 camisetas de uniforme
continham erro de grafia.
h. Pacientes
com obesidade mórbida chegam ao Núcleo Mineiro de Obesidade. Há 12 anos, a
enfermeira Jussara criou uma ONG para ajudar os pacientes com obesidade
mórbida. Os pacientes com obesidade mórbida chegam buscando a realização das
cirurgias bariátricas.
i. A
pensão da criança não foi paga. A mãe da criança pode acionar a polícia.
j. Como
era mais severo para o filho, buscava mais vezes o filho com os olhos, para
deixar o filho mais preocupado.
k. O
adolescente de 16 anos matou o pai na semana passada. O adolescente de 16 anos
foi encontrado morto em Itajubá.
3. Reescreva
as frases a seguir corrigindo os problemas de concordância nominal e/ou verbal.
a. As
pessoas mente para ser aceito nos grupos social.
b. A
maioria das pessoas querem impressionar o outro contando mentiras sobre suas
característica pessoal.
c. Os
relacionamento virtuais surgiu com o fácil acesso à internet e acontece através
de rede sociais como o Facebook.
d. Os
relacionamentos virtual pode ser positivo se não haver mentiras.
e. As
mudanças nas turma causou muitas confusão na escola.
f. Para
acelerar a perca de peso, foi criado um programa de exercícios e uma dieta
especial.
g. Os
funcionários e a população sofre com os problema do metrô.
h. As
pessoas não está satisfeita com elas mesmo.
i. As
aulas e o funcionamento da escola vem sendo prejudicado pela falta de recursos.
4. Copie
as frases, completando as lacunas conjugando os verbos entre parêntesis nos
tempos e modos pedidos.
a. Precisa-se
de diaristas que ___ lavar, passar e cozinhar. (saber – presente do
subjuntivo).
b. Os
indiciados ___ que só __ às perguntas no julgamento.
(dizer
– pretérito perfeito do indicativo / responder – futuro do presente).
c. Espero
que você não ___ tempo com bobagens. (perder – presente do subjuntivo).
d. Meus
padrinhos ___ ao meu recital de piano, ___ orgulhosos e _____ muito, mas ___
que não ___ o 2º ato porque ___ muito cansados da viagem. (vir, ficar,
aplaudir, dizer – pretérito perfeito do indicativo/ assistir – futuro do
pretérito / estar – pretérito imperfeito do indicativo).
e. Se
___ alguma coisa que eu ___ ter feito naquele momento para evitar que nós ___,
tenha certeza de que eu ___ feito. (haver, poder, terminar – pretérito imperfeito
do subjuntivo/ ter – futuro do pretérito).
f. Se
dinheiro não ___ felicidades, ___ muito rico pagando para ser pobre. (trazer –
pretérito imperfeito do subjuntivo / haver – futuro do pretérito).
g. Para
aqueles que ___, nenhuma prova é necessária, para os que não ___________,
nenhuma prova é possível. (crer, crer – presente do indicativo).
h. Todos
___ o que você parece ser. Mas poucos ___ o que você realmente é (ver, saber –
presente do indicativo).
i. ___
pessoas tão pobre que só ___ dinheiro. ___ pessoas tão incultas que só ___
(haver, ter, haver, ter - presente do
indicativo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário