Plano
de aula
Rita
Vasconcelos Língua Portuguesa
Turma:
3º ano Duração: 6
aulas
Tema:
Crase
Justificativa:
Uma das habilidades que o CBC de Língua Portuguesa apresenta é “reconhecer e usar,
produtiva e autonomamente a frase padrão em contextos que a exijam”. Mas para
isso é preciso conhecer e compreender como certos elementos se relacionam
dentro da estrutura da oração para produzir os efeitos de sentido desejados.
Uma dessas relações, que acaba gerando dúvidas durante a escrita, é aquela
existente entre os verbos que exigem a preposição “a” e os elementos que
aceitam o artigo “a/as”, levando à formação da crase que será objeto de estudo
neste projeto.
Objetivos:
Compreender
o que é a crase, por que ela ocorre.
Entender
em que casos a crase ocorre ou não.
Conhecer
“macetes” que auxiliam na hora de colocar ou não o acento indicador de crase.
Usar
produtiva e autonomamente as regras de uso do acento indicador de crase.
Recursos:
Quadro
e pincel, cópias das folhas de
exercício.
Avaliação:
Participação
durante a resolução e correção dos exercícios.
Crase
O
acento grave é usado para determinar que houve a junção da preposição “a” com
os artigos definidos femininos “a” ou “as”, formando a crase: à, às.
A
crase só ocorre quando há a presença de um elemento que exige a preposição “a”
e de um elemento que aceita o artigo definido feminino “a/as”.
Fizemos
referência à obra de Érico Veríssimo.
Referência
a + a obra.
Artifícios
para saber quando empregar o acento indicador de crase.
Quando
trocar a palavra feminina que ocorre depois do “a” por uma masculina e ocorrer
a forma “ao”.
Os
mortos de Antares queriam impor à população sua presença macabra.
Os
mortos de Antares queriam impor ao povo sua presença macabra.
Estava
indiferente a ela.
Estava
indiferente a ele.
Quando
for possível substituir a crase por “para a/as”.
Costuma
pedir às pessoas que leiam seus textos.
Costuma
pedir para as pessoas que leiam seus textos.
Pediu
um tempo a ela.
Pediu
um tempo para ela.
Quando
substituir o verbo “ir” por “voltar”, e aparecer a expressão “voltar da”.
Você
já foi à Bahia?
Você
já voltou da Bahia?
Devia
ir a Salvador.
Devia
voltar de Salvador.
Regras
de uso da crase
Palavra
que exige a preposição “a” + palavra feminina que admite o artigo “a/as”.
Debate
aponta risco à liberdade de expressão.
Nas
locuções femininas
Locuções
adverbiais: às vezes, à toa, às escondidas, às claras, às oito horas, à uma da
tarde, etc.
Locuções
prepositivas (a+palavra feminina+de): à procura de, à moda de, à maneira de,
etc.
Locuções
conjuntivas: à medida que, à proporção que, etc.
Nomes
de lugar seguidos de um termo especificador.
Fiz
uma excursão à Roma de meus avós.
Quando
a palavra “casa” estiver determinada por adjunto adnominal.
Em
breve chegaríamos à casa da madrinha.
Quando
a palavra terra designar local, região, pátria.
Haviam
acabado de chegar à terra do churrasco.
Termo
que exige preposição “a” + aquele (s), aquela (s), aquilo.
A
ONU impôs bloqueio econômico àquele país. (a+aquele).
Não
usar crase
Diante
de palavras masculinas: a cavalo.
Diante
de verbos: a partir.
Entre
palavras repetidas: cara a cara.
Exercícios
1. Coloque acento indicador de Crase onde for
necessário:
Ele fez referência a tarefa feita por nós.
Não conheço as moças que saíram.
Ela se referia as moças que saíram.
Apresentou-lhe a esposa.
Apresentou-o a esposa.
Era uma camisa semelhante a que o diretor
usava.
Ele desconhecia aquele regulamento.
Ele não obedecia aquele regulamento.
Esta é a lei a qual fiz alusão.
Esta é a lei a qual desconhecia.
Esta é a mulher a quem fiz referência.
Esta é a mulher a qual fiz referência.
Estou precisando comprar umas blusas para o
dia a dia.
Você prefere fazer a compra a prazo ou a
vista?
Não compareceu as reuniões que eram úteis as
pesquisas.
O juiz, indiferente as súplicas, condenou o
réu a forca.
Nas próximas férias, iremos a Bélgica, a
Suécia e a Portugal.
Viajaremos a Londres e a Roma do Coliseu.
Já fomos a Paraíba, a Pernambuco e a Goiás.
Também fomos a Santa Catarina e a
progressista Florianópolis.
As vezes, o pessoal sai as escondidas.
A reunião vai das cinco as seis horas.
A reunião vai durar de cinco a seis horas.
Não consegui falar quando ficamos frente a
frente.
2. Complete as frases com A(s)ou À(s):
O pesquisador deu maior atenção ____ cidade
menos privilegiada.
Este resultado estatístico poderia pertencer
______ qualquer população carente.
Mesmo atrasado, o recenseador compareceu
_____ entrevista.
Veranópolis soube unir a produtividade_____
sustentabilidade.
Paulo começou ______ falar em voz alta.
Pedimos silêncio _____ todos.
Esta música foi dedicada _____ ele.
O carro entrou ______ direita da rua.
Disse ____ ela que não insistisse em amar
____quem não _____ queria.
Quanto_____ suas exigências, recuso-me _____
levá-las ______ sério.
Gostava da solidão e por isso esquivava-se de
comparecer _____ comemorações sociais.
Comunicamos _____ Vossa Senhoria que
encaminhamos _____ petição anexa ____ Divisão de Fiscalização que está apta
_____ prestar _____ informações solicitadas.
Avise ____ moça que chegou a encomenda.
Encontramos os barcos ______ margens da
lagoa.
O texto foi redigido _____ lápis.
O texto deve ser redigido _____ caneta.
O desenho foi feito _____ mão.
Hoje fui para a escola _______ pé.
Vende-se ______ prazo.
Peço ______ senhora que tenha paciência.
Os professores do interior não aderiram
_______ greve.
Observação
Não coloquei e nem vou colocar o gabarito dos exercícios. Se você é professor, saberá responder às questões sem problema; e se você é aluno, peça ajuda ao seu professor, ou deixe uma pergunta sobre as questões em que você teve dificuldades na seção de "dúvidas" do blog.
Parabéns Rita! Suas publicações são ótimas e tem me ajudado a planejar minhas aulas. Gratidão colega.
ResponderExcluirkkkk ótimo!
ResponderExcluirobrigado! pelo o assunto
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