Exercícios
1.
Circule as conjunções e
classifique-as de acordo com as relações de sentido estabelecidas por elas
entre as orações de cada período, segundo o esquema a seguir.
( 1 ) conjunção coordenativa aditiva.
( 2 ) conjunção coordenativa adversativa.
( 3 ) conjunção coordenativa alternativa.
( 4 ) conjunção coordenativa explicativa.
( 5 ) conjunção coordenativa conclusiva.
a.
Gosto muito de dançar, pois faço
jazz desde pequena. ( )
b. Recebeu
a bola, driblou o adversário e chutou para o gol. ( )
c. Acendeu
o abajur,
guardou os chinelos e deitou-se. ( )
d. Não
se desespere, que estaremos a seu lado sempre. ( )
e. Ele
estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular. ( )
f.
Está faltando água nas represas,
por conseguinte haverá racionamento de energia. ( )
g. Não
me abandone, ou eu sou capaz de morrer. ( )
h. Não
é gulodice, nem egoísmo de criança. ( )
i.
Ela não só chorava, como também
rasgava as cartas com
desespero. ( )
j.
Choveu muito na região sudeste;
no entanto, o rodízio
de água começará amanhã. ( )
k.
Viajei até ao Norte,
porém não consegui observar todas as paisagens. ( )
l.
Já lhes
foram fornecidos os exercícios, portanto trabalhem bem. ( )
m.
Me empreste suas revistas, ou
terei que comprar outras.( )
n. O
meu amigo não aceita ajuda de ninguém, por isso vou ajudá-lo sem que
perceba.( )
o. Tudo
é belo nestas paisagens, mas falta-me a minha família.( )
p.
Eles não terminaram o que tinham que fazer, nem se esforçaram para isso. (
)
q. Ora
me dizes para estudar, ora me obrigas a trabalhar na loja.
( )
2.
Complete os períodos com conjunções
coordenativas que estabelecem, entre as orações, uma correta relação de
sentido. Em seguida classifique essas conjunções.
a.
Correu demais, ______caiu.
b.
Dormiu mal, ________ os sonhos
não o deixaram em paz
c.
A matéria perece, _________a alma
é imortal.
d.
Leu o livro, ________é capaz de descrever as
personagens com detalhes.
e.
Guarde seus pertences, ________podem
servir mais tarde.
f.
Ele trabalhava durante o dia e
estudava à noite.
g. A
criança _____cantava, ______ se punha a correr
pela sala.
3.
Construa períodos compostos por coordenação unindo as orações de cada um
dos pares a seguir com a conjunção adequada. Em seguida, classifique as
conjunções utilizadas.
a.
O lavrador abriu sulcos. Depositou as sementes.
b.
Precisamos preservar a natureza.
Não sobreviveremos.
c.
Não se preparou para o concurso. Conseguiu ser aprovado.
d.
Deitei-me exausto. Não consegui dormir.
e.
Choveu durante toda a noite. Não pudemos sair.
f.
Eles se amavam. Já não se falavam mais.
g.
O casaco dele estava remendado. O casaco estava limpo.
h.
Todos trabalhavam: varrendo o chão, lavando as vidraças.
i.
Chora. Lágrimas lavam a alma.
j.
O time atacava. O time defendia. No
placar, o resultado não se movia.
4.
Utilizando
as conjunções coordenativas indicadas, e conjugando os pares de verbos a
seguir, construa períodos compostos.
a.
CONVERSAR -
ENTENDER. (aditiva)
b.
ESPERAR –
PASSAR. (adversativa)
c.
PENSAR –
FAZER. (conclusiva)
d.
ESTUDAR –
OUVIR. (alternativa).
e.
AMAR –
SOFRER (explicativa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário