Plano de Aula
Língua Portuguesa Rita
Vasconcelos
Turma: 2º ano 12 Duração:
8 aulas
Tema: O Amor e a
mulher na literatura brasileira
Justificativa: No segundo bimestre fizemos um passeio panorâmico pelos
períodos literários brasileiros. Agora, este projeto apresentará duas obras
clássicas de dois desses períodos, Romantismo e Realismo, como forma de
aprofundar os conhecimentos e contextualizar as características que foram estudadas.
Mesma estando ciente de que o ideal seria que os alunos fizessem a leitura dos
livros, neste projeto as obras serão apresentadas por meio de filmes, tendo em
vista a escassez de tempo e a dificuldade para disponibilizar exemplares dos
livros para todos os alunos. De todo forma, espera-se ao menos que o trabalho
sirva para o enriquecimento cultural dos alunos e como forma de fomentar sua
curiosidade, interesse em conhecer estas e outras obras dos autores.
Objetivos:
·
Relacionar formas
diferentes de representação do amor de da mulher a contextos históricos e
literários diferentes.
·
Reconhecer e
comparar com o passado, formas de representação do amor e da mulher em obras
artísticas da atualidade.
·
Estabelecer relações
intertextuais entre obras literárias e outras manifestações culturais sobre o
amor e/ ou a mulher.
·
Refletir
criticamente sobre idealização, estereótipos e realidade da mulher na
atualidade.
Recursos
·
Sala de vídeo.
·
Filmes: “O Guarani”
(1:30) e “Memórias Póstumas” (1.40)
·
Cópias dos
questionários.
Avaliação:
·
Correção dos
questionários.
·
Participação durante
as correções e debate.
·
Correção das
produções de texto.
Práticas:
Atividade 1:
·
Assistir ao Filme “O
Guarani”, com direção de Norma Bengell. Baseado na obra de José de Alencar.
·
Responder ao
questionário sobre o filme.
·
Corrigir o
questionário.
Atividade 2:
·
Produzir um texto de
no mínimo 30 linhas traçando o perfil da personagem Cecília, heroína romântica
representado no filme baseado na obra de José de Alencar, “O Guarani”, chamando
atenção para a forma idealizada com que se representava a mulher e o amor no
período do Romantismo.
·
Será feito
primeiramente um rascunho, que deverá ser passado a limpo após a correção.
Atividade 3:
·
Assistir ao Filme
“Memórias Póstumas”, com direção de André Klotzel. Baseado na obra de Machado
de Assis.
·
Responder ao
questionário sobre o filme.
·
Corrigir o
questionário.
Atividade 4:
·
Produzir um texto de
no mínimo 30 linhas traçando o perfil das personagens Marcela e Virgília,
personagens realistas representadas no filme baseado na obra de Machado de
Assis, “Memórias póstumas de Brás Cubas”, chamando atenção para a forma
realista e irônica com que as personagens são descritas, o caráter superficial
e vulgar dos sentimentos e fazendo uma comparação entre elas e Cecília, de “O
Guarani”.
·
Será feito
primeiramente um rascunho, que deverá ser passado a limpo após a correção.
Atividade 5:
·
Em grupos de 4 ou 5
alunos escrever um parágrafo:
·
Com uma descrição
idealizada da mulher na atualidade.
·
Com uma descrição
realista da mulher na atualidade.
·
Pedir que cada grupo
leia suas produções.
·
Propor um debate
sobre as seguintes questões:
Þ
Quais são as
características de uma mulher ideal hoje e por quê?
Þ
Homens e mulheres
pensam do mesmo jeito quando a essas características?
Þ
Quem determina o que
é ideal numa mulher hoje?
Þ
Como é a mulher
“real” hoje?
Þ
Só existe um tipo de
mulher “real”?
Þ
Essas descrições
realistas da mulher correspondem realmente ao perfil das mulheres atualmente ou
também se tratam de estereótipos?
Atividade 6:
·
Pedir que os alunos
escolham e assistam em casa a um filme nacional atual à sua escolha, em que a
personagem principal seja uma mulher.
·
Após assistir ao
filme os alunos deverão produzir um texto de no mínimo 25 linhas traçando um
perfil dessa personagem e contando sua história. No texto também deverão fazer
uma reflexão crítica sobre a maneira como essa mulher foi representada, se a
descrição foi feita de forma idealizada, realista ou estereotipada.
·
Será feito
primeiramente um rascunho, que deverá ser passado a limpo após a correção.
Questionários
O Guarani
·
Ano:
1996
·
Direção:
Norma Bengell
·
Baseado
no livro “O Guarani”, de José de Alencar
·
Márcio
Garcia: Peri
·
Tatiana
Issa: Cecília
·
Época:
século XVII
O romance “O Guarani” se passa no início do século 17, na
propriedade de Dom Antônio de Mariz, nobre fidalgo português que decide
estabelecer-se na sesmaria que lhe fora concedida por Mem de Sá, em
reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Coroa Portuguesa. D.
Antônio leva adiante no Brasil uma colonização dentro do mais rigoroso espírito
de obediência à sua pátria e à fé católica.
Sua casa forte, às margens do Paquequer, é uma mistura de fortaleza,
castelo e vivenda. Seguindo um
verdadeiro código cavaleiresco semelhante à suserania e vassalagem medievais, a
construção abriga, além da família do fidalgo, cavaleiros, agregados,
aventureiros, e o índio Peri, que passou a ser estimado por D. Antônio após
salvar sua filha Cecília, por quem o selvagem se apaixona.
Questionário: Perfil de Ceci
1.
Quem
era Ceci?
2.
Como
Cecília foi representada fisicamente?
3.
Como
era Cecília psicologicamente?
4.
Qual
era a relação entre Álvaro e Cecília?
5.
Como
era a relação entre Ceci e Peri?
6.
O
que impedia o romance entre Ceci e Peri?
7.
O
que Dom Antônio de Mariz, o pai de Cecília, fez para que Peri pudesse fugir com
Cecília?
8.
Por
que Cecília precisou fugir com Peri?
9.
Como
termina a história de Ceci e Peri?
Memórias Póstumas de Brás Cubas
·
Filme:
Memórias Póstumas
·
Ano:
2001
·
Direção:
André Klotzel
·
Baseado
no livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis
·
Reginaldo
Faria: Brás Cubas
·
Petrônio
Gontijo: Brás Cubas (jovem)
·
Viétia
Rocha: Virgília
·
Sônia
Braga: Marcela
·
Época:
século XIX
Brás Cubas nasceu um legítimo
representante da fina flor da elite brasileira do século XIX.
Relativamente culto, elegante e refinado era partícipe do que havia de mais
sofisticado na sociedade da época. Na sua outra face, ele é sovina,
preconceituoso, egoísta, tem amor pelas aparências e frouxidão da vontade. É
dado aos prazeres da carne, à vulgaridade e aos caprichos. Seu grande, talvez
único, talento era para viver a vida tirando dela o melhor proveito para si sem
fazer esforço. Morto decide escrever suas memórias.
Questionário: Perfil de Marcela e
Virgília
1.
Quem
era Marcela?
2.
Como
Marcela foi representada fisicamente?
3.
Como
Marcela foi descrita por Brás do ponto de vista psicológico?
4.
Como
foi a relação entre Brás Cubas e Marcela?
5.
Quem
era Virgília?
6.
Como
Brás e Virgília se conheceram?
7.
Como
Virgília foi descrita por Brás do ponto de vista físico?
8.
Como
Virgília era psicologicamente?
9.
O
que impediu que Brás se casasse com Virgília?
10.
Como
foi a relação entre Brás Cubas e Virgília?
Produção de texto 1
Escreva
um texto de no mínimo 30 linhas traçando o perfil da personagem Cecília,
heroína romântica representada no filme baseado na obra de José de Alencar, “O
Guarani”. Chame atenção para a forma idealizada com que se representava a
mulher e o amor no período do Romantismo.
O
seu texto deverá obrigatoriamente conter:
·
As seguintes
expressões:
Filme, livro, “O Guarani”, José de Alencar,
Norma Bengel,
Márcio Garcia: Peri, Tatiana Issa: Cecília,
heroína idealizada, Romantismo.
·
Os seguintes
tópicos:
Þ
Explicação sobre quem era Cecília.
Þ
Descrição física e psicológica de Cecília.
Þ
Descrição da relação entre Cecília e Álvaro.
Þ
Descrição da relação entre Cecília e Peri chamando
atenção para a concepção do amor no Romantismo.
Þ
História de Cecília e Peri.
Produção de texto 2
Produza
um texto de no mínimo 30 linhas traçando o perfil das personagens Marcela e
Virgília, personagens realistas representadas no filme baseado na obra de
Machado de Assis, “Memórias póstumas de Brás Cubas”, chamando atenção para a
forma realista e irônica com que as personagens são descritas, o caráter
superficial e vulgar dos sentimentos e fazendo uma comparação entre elas e
Cecília, de “O Guarani”.
O
seu texto deverá obrigatoriamente conter:
- As seguintes expressões:
Filme, livro,
Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas,
André
Klotzel, Reginaldo Faria: Brás Cubas,
Petrônio
Gontijo: Brás Cubas (jovem), Viétia Rocha: Virgília,
Sônia Braga:
Marcela, Realismo.
- Os seguintes tópicos:
Þ
Explicação sobre quem era Marcela e quem era Virgília.
Þ
Descrição física e psicológica das duas personagens.
Þ
Explicação sobre a relação delas com Brás Cubas,
salientando o caráter superficial, carnal, e não-nobre dos sentimentos.
Þ
Comparação entre Marcela, Virgília e Cecília.
Gostei muito das atividades, parabéns pelo belíssimo trabalho.
ResponderExcluirAdorei as atividades!!!! Parabéns pelo trabalho, abraços.
ResponderExcluir