terça-feira, 23 de agosto de 2022

Resumo: Condoreirismo - Terceira Geração do Romantismo - poesia

Condoreirismo

 

O Condoreirismo é a Terceira Geração da poesia no Romantismo e se caracteriza essencialmente pela temática política e social em virtude do momento histórico em que seus autores estavam inseridos.

 

Contexto histórico:

O Condoreirismo se desenvolveu na segunda metade do século XIX. Nessa época, havia uma pressão social muito grande em torno da abolição da escravatura. Outros países como a Rússia e os Estados Unidos já haviam abolido a escravidão, enquanto que o Brasil seguia como um dos últimos países que ainda eram escravocratas. Nesse contexto, o movimento Abolicionista ganha força e esse momento histórico acaba influenciando também a literatura. Surge o movimento denominado Condoreirismo.

 

Influências:

O Condoreirismo foi fortemente influenciado pelo escritor francês Victor Hugo, que escrevia em defesa dos oprimidos sociais, como os operários da indústria e os camponeses. No Brasil, essa poesia social voltou-se principalmente para defesa da libertação dos escravizados.

 

Por que "Condoreirismo"?

O nome “Condoreirismo” foi escolhido para fazer uma referência ao CONDOR: pássaro que voa alto e enxerga a grande distância, pois os poetas condoreiros viam-se como homens que enxergavam o futuro e que deveriam guiar a sociedade nessa direção.

 

Principal autor:

Castro Alves foi o poeta mais importante dessa vertente do Romantismo, sendo conhecido como “o poeta dos escravos”. Dentre suas obras mais relevantes está o poema "O Navio Negreiro".

 

Temática:

Diferentemente dos poetas ultrarromânticos da segunda geração, os quais se isolavam da realidade social e utilizavam a poesia para expressarem, exacerbadamente, sentimentos subjetivos, os poetas condoreiros engajavam-se nos debates sociais e mostravam-se conscientes do contexto brasileiro da época." Então, o Condoreirismo, embora faça parte do Romantismo por conservar a idealização (da liberdade) como uma de suas características, rompeu com as tradições poéticas da Primeira e da Segunda Geração, pois abandonou a temática nacionalista e o egocentrismo, e passou a se dedicar ao engajamento nas lutas políticas e sociais pela liberdade, principalmente a causa da libertação dos escravizados.

 

Divulgação:

Para a divulgação de seus poemas, além dos locais nos quais circulavam a produção literária das gerações anteriores, como bailes, saraus, quermesses, praças públicas, teatros e associações estudantis, os autores contavam com outro grande meio de comunicação, os jornais impressos.

 

Características da poesia condoreira:

      Composta para ser declamada;

      Linguagem grandiloquente, comum em discursos políticos;

      Uso intenso de vocativos (chamados) e de pontos de exclamação;

      Apreço às imagens exageradas;

      Objetivo: emocionar, sensibilizar e conquistar o leitor para as causas libertárias da abolição da escravatura e da Proclamação da República.

      Frequente uso de hipérbole (exageros).


Nenhum comentário:

Postar um comentário