segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

PLANO DE AULA: Produção de texto argumentativo - TEMA: Lixo

 PLANO DE AULA

Língua Portuguesa

Público: ano do Ensino Fundamental e/ou séries do Ensino Médio.

Tema: Produção de texto argumentativo

Duração: Uma aula de 50 minutos

UNIDADE TEMÁTICA:

Produção de textos.

 

OBJETO DE CONHECIMENTO:

Produção de texto argumentativo

 

HABILIDADES:

(EF09LP03X) Produzir artigos de opinião e textos dissertativos argumentativos, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação princípio etc.


ATIVIDADE 1 Leia as informações sobre o texto argumentativo.



O artigo de opinião é um dos gêneros mais comuns no cotidiano das cidades. Publicado normalmente em jornais, revistas e blogs, esse tipo de texto tem como função apresentar e defender um ponto de vista sobre algum assunto relevante para a sociedade. Muitas faculdades e universidades costumam solicitar aos seus candidatos que produzam artigos de opinião em seus vestibulares.

O artigo de opinião é um gênero argumentativo, ou seja, é um tipo de texto que defende um ponto de vista por meio de argumentos. A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa.

Por ser um texto argumentativo, o artigo de opinião apresenta três partes fundamentais:

Introdução com tese

Os parágrafos iniciais de um artigo de opinião costumam ser reservados para apresentar o assunto abordado e, além disso, o ponto de vista defendido pelo autor. Chamamos esse ponto de vista de tese.

Desenvolvimento com argumentação

Uma vez que a tese é apresentada na introdução do artigo de opinião, é esperado que, nos parágrafos intermediários também chamados de desenvolvimento —, apresentem-se argumentos que comprovem o ponto de vista.

Conclusão

A conclusão de um artigo de opinião costuma apresentar uma síntese do desenvolvimento do texto e, em seguida, reiterar a tese, agora comprovada pelos argumentos e apresentar uma possível solução para a problemática abordada no seu texto.


01 Agora que você sabe como estruturar um texto argumentativo. Escreva uma produção textual sobre a problemática do lixo nas ruas, a falta de coleta e a educação das pessoas em relação ao lixo. Não esqueça de elaborar bem sua tese, de colocar argumentos que validem sua ideia e de apontar uma possível solução para a problemática. Veja também exemplos do gênero textual artigo de opinião em revistas e/ou jornais, como, por exemplo: https://meuartigo.brasilescola.uol.com. br/atualidades/artigo-opiniao.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário