quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dinâmica para primeiro dia de aula: "Adivinha quem é"



Plano de aula
Rita Vasconcelos            Língua Portuguesa
Turmas: 2º anos ensino médio             Duração: 2 aulas
Tema: Dinâmica de apresentação

Justificativa: O entrosamento entre os alunos e é um fator de grande importância para se evitar conflitos e garantir um ambiente amigável dentro da sala de aula, o que irá favorecer o processo de ensino- aprendizagem. Para isso faz-se necessário promover estratégias que levem os alunos a se conhecerem e se aproximarem mais, quebrando barreiras de preconceito e timidez, e criando laços afetivos.

Objetivo: Desenvolver uma dinâmica em que os alunos irão conhecer um pouco mais sobre as características, gostos, sonhos e opiniões dos colegas, de forma a aproximá-los mais e levá-los a refletir sobre duas questões-chave para uma boa convivência:
É importante valorizar e respeitar as diferenças, individualidades e particularidades de cada um.
Quando nos permitimos conhecer melhor alguém, podemos perceber que temos muitas coisas em comum.


Recursos: Lousa e folhas de papel sulfite.

Avaliação: Produção de um parágrafo sobre o que é importante para se conviver bem.

Práticas:

Dinâmica: “Adivinha quem é”

Professora escreve no quadro as seguintes perguntas:

Faço o ensino médio para:
Um bom professor é aquele que:
O aluno precisa:
Minhas maiores qualidades:
Meus piores defeitos:
Odeio gente que:
Adoro gente que:
O importante é:
Um sonho material:
Um objetivo de vida:
O que mais gosto de fazer é:
O que menos gosto de fazer é:
Um ídolo:
Estilo de música ou cantor preferido:
Comida preferida:
Sou natural de:
Meu nome é:__________,  mas pode me chamar de (opcional)_____________

Cada aluno recebe uma folha sulfite e responde às perguntas sem deixar que os colegas vejam. Não é necessário copiar as perguntas, pois elas permanecerão no quadro.
Colocar o nome no final, dobrar o papel e entregar à professora.
Professora divide a turma em duas equipes e coloca as folhas com as respostas dos alunos em dois saquinhos diferentes (um para cada equipe).
Professora escolhe um aluno de cada equipe para ser o porta-voz, ou seja, aquele que dará as respostas definitivas de cada equipe.
Os “porta-vozes” tiram par-ou-ímpar para ver quem começa respondendo.
Professora tira um dos papéis do saquinho de uma das equipes e lê as respostas. Os alunos da equipe adversária devem tentar descobrir de quem é aquele papelzinho. O porta-voz dá a resposta e se acertar, a equipe marca um ponto. Cada equipe só terá duas chances por vez para responder corretamente.
Vence a equipe que marcar mais pontos.

Auto-avaliação.

Crie um parágrafo de no mínimo 10 linhas falando sobre o que é importante para que haja uma boa convivência entre as pessoas. Para isso reflita sobre a dinâmica realizada e sobre as questões a seguir:

  • O que você achou sobre essa dinâmica?

  • As respostas dos seus colegas foram parecidas ou bem variadas?

  • As respostas dos seus colegas foram parecidas com as suas?

  • Através das respostas dos seus colegas você percebeu que alguém tem coisas em comum com você?

  • Antes de ouvir as respostas dos colegas você tinha uma opinião diferente sobre algum deles?

  • As respostas dos seus colegas te surpreenderam de alguma maneira?

  • Você considera que sua turma é mais homogênea ou heterogênea?

  • O fato de em um mesmo grupo haver pessoas tão diferentes é algo positivo ou negativo?

Os textos serão feitos no verso da folha sulfite utilizada na dinâmica. Escolher alguns alunos para lerem suas produções  ou para que a professora as leia.

8 comentários:

  1. Amei a dinâmica pois além de inteligente, também proporciona um roteiro para reflexão e produção textual.

    ResponderExcluir
  2. Amei pois os alunos aprendem de uma maneira ludica.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!! Adorei essa aula e até vou utilizá-la com os meus alunos da EJA.

    ResponderExcluir
  4. Rita,Conheci agora teu blog e já encontrei excelentes ideias . Parabéns e obrigado por compartilhar tuas experiências. Pedro

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante dessa dinâmica. Utilizarei amanhã com os meus alunos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. essa e uma otima maneira de iniciar as aulas de forma ludica. adorei...........

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Rita!! Gostei não só de sua dinâmica, mas de seu blog como todo. Você é uma pessoa inteligente, criativa e solidária.

    ResponderExcluir
  8. Parabenizo e agradeço pela atividade proposta! vou aplicar amanhã mesmo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...