quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Plano de aula: Filme "Uma professora muito maluquinha"

Plano de Aula
Língua Portuguesa                 Rita Vasconcelos
Turma: 7º ano 13             Duração: 3 aulas
Tema: Descrição de personagem

Justificativa: Os alunos estão realizando um projeto de leitura chamado “Meu amigo-livro” no qual deverão produzir uma redação descrevendo o personagem principal do livro que receberam como se fosse um novo amigo. Como forma de realizar uma espécie de “treino” para a produção desse texto, a partir deste projeto os alunos também produzirão um texto nesses moldes só que baseando-se na personagem de um filme.
Objetivos:
·         Interpretar textos que conjugam linguagem verbal e não-verbal.
·         Produzir textos que conjugam diferentes tipos de discurso: narrativo, descritivo, argumentativo.
·         Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de textualização do discurso descritivo, na compreensão e na produção de textos.
·         Produzir um texto descritivo como forma de “treinar” para a produção do texto pertencente ao projeto “Meu amigo-livro.”
Recursos:
·         Sala de Vídeo.
·         Filme “Uma professora muito maluquinha”.
·         Cópias do questionário.
Avaliação:
·         Correção do questionário.
·         Correção das produções.
Prática:

Atividade 1: Filme
·         Assistir ao filme “Uma professora muito maluquinha”, responder e corrigir o questionário sobre ele.
“Uma professora muito Maluquinha”

Clique aqui para assistir ao filme
·         Ano: 2011.
·         Direção: André Alves Pinto, César Rodrigues.
·         Baseado no livro “Uma professora muito maluquinha”, de Ziraldo.
·         Paola Oliveira: Catarina (professora).
·         Cadu Fávero: Padre Beto. (inspetor de ensino).
·         Época: década de 40.

Questionário

1.      Quem é a personagem principal do filme? (Nome, profissão, origem, com quem vive, época em que viveu, etc)
2.      Como ela é fisicamente? (Corpo, roupas, etc.)
3.      Como ela é psicologicamente? (Jeito de ser, gostos, sonhos, defeitos, qualidades, etc)
4.      Por que ela era “uma professora muito maluquinha”?
5.      Como era a relação entre ela, as outras professoras e a direção da escola?
6.      Como era a relação entre ela e os alunos?
7.      Como era a relação entre ela e os moços da cidade?
8.      Como era a relação entre ela e as mulheres da cidade?
9.      Como era a relação dela com o amor?
10.  O que aconteceu com ela ao final da história?

Atividade 2: Texto
·         Produzir um texto (de no máximo 30 linhas), cujo objetivo é apresentar e descrever a personagem principal, “Dona Catarina”, e contar a história dela, de forma resumida, como se fosse uma nova amiga sua. Faça de conta que no ano passado, você era um dos alunos da “Professora muito maluquinha” e está contando para como ela era. Salientar as características físicas e psicológicas, a história da personagem, além das suas opiniões pessoais sobre ela.

Conteúdo do texto:
·         Nome do personagem, idade, de onde é ou onde mora.
·         Características físicas.
·         Características psicológicas.
·         História resumida do personagem.
·         Todas as partes do texto devem conter opiniões pessoais suas sobre o personagem, suas ações, escolhas, história, etc.
·         Escreva tudo imaginando que o personagem é uma pessoa de verdade que você conheceu e de quem ficou amigo.
·         Faça em folha separada.

Um comentário: