quinta-feira, 21 de março de 2013

Exercício de Coesão e Coerência: Placas engraçadas

As placas a seguir apresentam problemas de coesão, ou seja, a ligação, conexão entre as partes do enunciado não foram feitas de maneira adequada; e também problemas de coerência, ou seja, o sentido das mensagens não foi contruído adequadamente ou se apresenta de forma contraditória. 
Além disso há a presença de diversos erros ortográficos e gramaticais (segundo a norma padrão) que acabam prejudicando a compreensão do texto.

Observe atentamente cada uma das placas e explique o que há de errado com cada uma delas, e como elas deveriam ter sido escritas para que o leitor pudesse entendê-las sem equívocos ou confusões. Deixe sua resposta nos comentários juntamente com seu nome entre parêntesis.
PLACA 1
PLACA 2
PLACA 3
PLACA 4
PLACA 5
PLACA 6
PLACA 7
PLACA 8
PLACA  9
PLACA 10
PLACA 11
PLACA 12
PLACA 13
PLACA 14
PLACA 15
PLACA 16
PLACA 17
PLACA 18
PLACA 19
PLACA 20

13 comentários:

  1. A seguir deixarei um exemplo de como deverá ser respondido esse exercício.

    (Rita Vasconcelos). PLACA 20: Não há nenhum erro ortográfico ou gramatical nessa frase. Contudo, a maneira com que ela foi escrita causa uma ambiguidade, ou seja, leva a duas interpretações. A primeira é de que não é para conversar a respeito dos alimentos, e a segunda é que não é para conversar em cima, próximo aos alimentos para não contaminá-los com gotas de saliva que podem cair durante a fala. Provavelmente o segundo sentido é o que se pretendia construir porque não faz sentido escrever uma placa para proibir as pessoas de falarem sobre um assunto naquele lugar. Para a frase não ter sentido ambíguo, poderia ficar assim: "Favor não conversar próximo aos alimentos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a ambiguidade só é utilizada como um recurso de um texto, quando se é criada de forma propositalmente... E pela própria placa dar para percebermos que esta foi não foi criada assim !

      Excluir
  2. (Higor Walberth)
    Placa 15: Frase certa -> conserta-se fogões e panelas de pressão amola alicates e tesouras , Bom as palavras erradas são: Concerta,Alicate,Tesoura...
    Por que e a pontuação também está errada pois se ele falou assim "Amola:Alecate e: Tezora" Por que ele usou os dois pontos errado por que quando a gente usa os dois pontos é quando marcam uma pausa para anunciar uma citação, uma fala, uma enumeração, um esclarecimento ou uma síntese e então ele usou-a errado!

    ResponderExcluir
  3. rs da pra rir muito, o fato é que sempre que viajo vejo uma dessas perolas rs

    ResponderExcluir
  4. placa 16 stefani.....doce de coco... nao tem circunflexo.. por isso q a placa esta errada por um acento muda a placa e por isso fica sem sentido.

    ResponderExcluir
  5. (Hugo Vinicios) Placa 03: Não a nenhum erro ortográfico nem gramatical nessa placa ,porém a frase não faz sentido a forma escrita causa ambiguidade ou seja o sentido dessa frase não foi contruido adquadamente ,a forma correta de escrita seria somente para que não removessem o aviso .

    ResponderExcluir
  6. Placa 3 (felipe)
    "aviso" a placa esta sem sentindo porque so avisa pra nao retirar a placa, mais na placa nao tem nada de importante,
    E esta sem sentindo

    ResponderExcluir
  7. Placa 17. A incoerência do texto se dá pelo fato de que há um pleonasmo, pois todo barulho é sonoro. E o texto deveria ser grafado assim: proíbido barulho após às 22h. (Cleber Leite)

    ResponderExcluir
  8. Placa 19. A frase causa ambiguidade, dando a entender que não se deve conversar em cima, ou seja, próximo aos alimentos, ou que não se deve conversar sobre nada em relação aos alimentos

    ResponderExcluir
  9. Uma vez vii uma placa qq disia : "vire nos dois sentidos" kkkkkkkkkkkkkkkkkk ☜ ☞

    ResponderExcluir
  10. eu quero mais, por favor

    ResponderExcluir