domingo, 6 de fevereiro de 2022

Dinâmica para o primeiro dia de aula: "Arrumando a mala" | Competência geral 10 da BNCC

Plano de aula

 

v Título: Dinâmica “Arrumando a mala”

v Público alvo: alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

v Duração: 2 aulas de 50 minutos.

 

Competência geral da BNCC abordada:

·         10. Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade, flexibilidade,  resiliência  e  determinação,  tomando  decisões  com  base em  princípios  éticos,  democráticos,  inclusivos,  sustentáveis  e  solidários.

 

Os Objetivos específicos são:

 

·         Levar o aluno a refletir sobre a vida como uma viagem para a qual é necessário se preparar no presente, para que sejam atingidos os objetivos no futuro. 

·         E que essa preparação envolve o desenvolvimento de habilidades, algumas das quais a escola está capacitada para ajudar o aluno a alcançar.

 

A Evidência de aprendizagem:

·         Produção de um relatório reflexivo com as conclusões sobre a dinâmica desenvolvida.

 

 

v  Primeira parte

 

Materiais necessários: 

  • Uma mala ou caixa que representa uma mala. 
  • Objetos ou fichas com os nomes de objetivos que podem ser colocados em uma mala para uma viagem.

 

Roupas de verão, roupas de frio, roupas íntimas, sapato social, calçado confortável, documentos pessoais, dinheiro, cartão de crédito, itens de higiene pessoal, papel higiênico, maquiagem, secador de cabelo, chapéu e afins, boia, guarda-chuva, ferro de passar, cabide, travesseiro, cobertor, lençol, barraca de camping, remédios, garrafinha de água, pilhas, etc.



1.    Primeiramente o professor diz que os alunos vão fazer uma viagem,mas não diz para onde

 

e pergunta: o que você tem que fazer antes de uma viagem? 

 

(Espera-se que dentre as respostas dos alunos esteja a arrumação da mala)



2.            Então o Professor pergunta: O que é importante saber para ser capaz de fazer uma mala bem feita? 

 

(Espera-se que dentre as respostas dos alunos esteja saber qual é o destino dessa viagem, o lugar para onde se está indo).



3.            Em seguida o Professor, diz que essa viagem é para passar uma semana na praia, vai retirando os objetivos ou fixas da mala e os alunos vão anotando no caderno os itens que colocariam em suas bagagens.



4.            Aí o Professor pergunta: tem algum item que eu não retirei da mala e que vocês consideram que seja importante levar para essa viagem. 

 

(Pedir que os alunos anotem em uma lista separada no caderno).



5.            O Professor diz que durante essa viagem, alguns imprevistos surgiram, e pede que os alunos digam o que fariam nas seguintes situações:



A.           O hotel no qual vc se hospedaria foi interditado pela vigilância sanitária.



B.    Depois de almoçar em um restaurante na praia, você percebe que esqueceu sua carteira no hotel.



C.   Durante a viagem você faz novos amigos e eles te convidam para uma festa chique na mansão deles, mas você não levou uma roupa formal adequada. 

 

6. Após essa parte, o Professor, então, através de perguntas que vão guiar o raciocínio dos alunos, sistematiza no quadro, com base nas respostas dos estudantes, algumas lições que aprendemos a partir dessa dinâmica:



  1. O que é preciso fazer antes de uma viagem? 

️Antes de uma viagem é preciso se preparar. 



2.            Qual a importância de saber o destino da viagem?

️É importante saber para onde se está indo para se preparar melhor. 



3.            Ao arrumar a mala da viagem, e se eu não tiver algum item necessário? 

️Na bagagem só é possível levar o que você tem, por isso é importante se preparar com antecedência.



4.            Ao longo da viagem, podem ocorrer imprevistos. O que fazer?

️Diante dos imprevistos é preciso ter calma e usar todos os seus recursos e habilidades para mudar a rota, resolver a situação, improvisar ou pedir ajuda.

 

v Segunda parte

 

Materiais necessários

  • Outra Mala ou caixa que representa uma mala 
  • Fixas com as seguintes habilidades e valores

 

A maioria dessas habilidades são versões resumidas das competências gerais da BNCC. Se você quiser pode acrescentar outras habilidades também.

 

Eu vou ler só algumas. Você pode pausar o vídeo 

  • Valorizar a família
  • Seguir os preceitos da minha religião
  • Ter inteligência emocional 
  • Ter raciocínio lógico-matemático
  • Saber me comunicar 
  • Saber analisar, entender e explicar o mundo à minha volta 
  • Ser criativo e inovador
  • Ser curioso e ter um pensamento investigativo 
  • Ser empreendedor
  • Ter consciência ambiental
  • Saber defender minhas ideias  
  • Ser capaz de continuar aprendendo e evoluindo
  • Ser capaz de utilizar tecnologias digitais
  • Ter autoconhecimento
  • Ser capaz de colaborar  para  a  construção  de  uma sociedade justa, democrática e inclusiva.  Cuidar  de  sua  saúde  física  e  emocional.
  • Ser capaz de resolver conflitos através do diálogo
  • Ser capaz de tomar decisões com responsabilidade



1.    Para começar a segunda parte da Dinâmica, o Professor diz: agora vamos repensar nessa dinâmica de um ponto de vista metafórico. Imaginem que a viagem e a própria vida, o destino é o seu futuro e a mala é você. 

 

Qual é a primeira lição que aprendemos com a dinâmica anterior?

(Os alunos vão responder com o que está sistematizado no quadro: que antes de uma viagem devemos nos preparar)



2.            Professor, então, pergunta: qual a segunda lição que aprendemos com a dinâmica?

 

(Que saber para onde estamos indo ajuda na preparação)



3.            O Professor pergunta e pede que os alunos anotem no caderno:

 

Aonde você quer chegar no seu futuro? Ou seja, que tipo de pessoa você quer ser pessoalmente, profissionalmente e socialmente?

 

Pense nas relações que você quer construir na esfera familiar e dos amigos, na esfera do trabalho, e na esfera cidadã.



4.            O Professor diz: agora vamos arrumar as malas. 

 

Professor então pega a segunda mala e vai retirando as fixas, mostra para os alunos que vão anotando no caderno os itens que levariam em suas bagagens. 

 

Se quiser, o professor pode ir fixando as fixas no quadro ou na parede.

 

Porém, os alunos devem produzir duas listas separadas:

 

·         Uma com os itens importantes para sua bagagem e que eles já tenham. 

 

·         Outra com os itens importantes, mas que eles ainda não têm. Considerando que nessa mala os itens são habilidades.



5.            Para finalizar essa segunda parte, o Professor pergunta: 

 

Nessa viagem em direção ao seu futuro, podem ocorrer imprevistos? 

 

Como você vai agir diante dessas situações inesperadas?

 

(Espera-se que o aluno cite a lição sistematizada no quadro: Diante dos imprevistos é preciso ter calma e usar todos os seus recursos e habilidades para mudar a rota, resolver a situação, improvisar ou pedir ajuda.)

 

v Terceira parte

 

A terceira parte da dinâmica é a  Avaliação em que uma produção de texto dos alunos irá fornecer ao professor a evidência de aprendizagem: 

 

O professor diz que agora os alunos vão produzir um relatório autoavaliativo, reflexivo sobre a dinâmica realizada. 

 

Esse relatório será dividido em 4 parágrafos e será formulado seguindo as orientações abaixo:

 

1° parágrafo: Explicar como foi feita a primeira parte da dinâmica.

 

(Esse parágrafo será produzido coletivamente por toda a turma com ajuda do professor que irá anotar no quadro para que todos os alunos copiem).

 

Exemplo:

Na aula de Língua portuguesa do dia tal, a professora Rita Vasconcelos conduziu uma dinâmica em que os alunos do 9° 5 refletiram sobre a preparação para uma viagem. Conforme a professora retirava de uma mala as fixas com nomes de objetos, os alunos anotavam no caderno os itens que levariam em suas malas em uma viagem para passar uma semana na praia. 

 

2° parágrafo: listar quais foram as lições aprendidas através dessa parte da dinâmica.

 

(Para que um aluno ajude o outro a se lembrar das lições aprendidas durante a dinâmica e que foram sistematizadas no quadro, essa parte do texto será feita em grupos de até 4 pessoas. Mas cada aluno fará a anotação em seu próprio formulário).

 

Exemplo: A partir dessa dinâmica, chegou- se a algumas conclusões, quais sejam: (listar).

 

3° parágrafo: descrever a dinâmica do ponto de vista metafórico, ou seja, associar a preparação para a viagem à jornada em direção ao futuro. 

 

Em outras palavras: explicar o que foi aprendido para a vida a partir da reflexão sobre os significados da dinâmica desenvolvida.

 

Exemplo: Refletindo metaforicamente sobre a dinâmica desenvolvida, é possível compreender que a viagem é a própria vida, o destino é o futuro e a mala é cada pessoa que deve, primeiramente, saber onde quer chegar como indivíduo, como profissional e como cidadão. A partir disso, a pessoa deverá se preparar para essa grande viagem, desenvolvendo o máximo possível de habilidades que a ajudarão, tais como …….. A dinâmica nos leva a concluir também que diante dos imprevistos é preciso ter calma e usar todos os seus recursos e habilidades para mudar a rota, resolver a situação, improvisar ou pedir ajuda.

 

(Essa parte do texto será produzida em duplas, para que os alunos conversem sobre como eles interpretaram e o que aprenderam com a dinâmica. Cada aluno irá anotar suas conclusões em seu próprio relatório, podendo esse parágrafo ser igual para os dois membros da dupla ou não).

 

4° parágrafo. 

(Essa parte final do texto será feita individualmente).

Descrever suas conclusões pessoais sobre a dinâmica, apresentando os seguintes itens:

 

ü  Qual é o destino da sua viagem, ou seja, em direção a qual furto você está viajando?

 

ü  Que itens você ainda precisa conseguir para acrescentar à sua bagagem?

 

ü  A escola pode te ajudar a desenvolver tais habilidades? Como?

 

Exemplo:

Pessoalmente, a minha viagem é em direção ao futuro de uma pessoa honrada, honesta e amigável e que coloca a família em primeiro lugar. Uma profissional da área de ….. que procura dar o seu melhor e sempre agir de forma ética. Uma cidadã que cumpre seus deveres, exige seus direitos e vive sua vida sem prejudicar o próximo, tentando estimular boas condutas por meio do exemplo e não apenas através de discursos. Para atingir meus objetivos nessa jornada ainda preciso desenvolver habilidades como:.......  E a escola pode me ajudar nesse sentido através das aulas, atividades e projetos que estimulem…..

 

Para tornar essa produção textual mais inovadora, o professor pode analisar a possibilidade de solicitar que os alunos produzam o relatório em forma de uma apresentação de slides ou até mesmo de um vídeo depoimento. Também é possível escolher se esse trabalho será feito individualmente ou em grupos. 

 

Um comentário: