Plano de aula
v Título: Dinâmica “Arrumando a mala”
v Público alvo: alunos das séries finais do Ensino
Fundamental e do Ensino Médio
v Duração: 2 aulas de 50 minutos.
Competência geral da
BNCC abordada:
·
10. Agir pessoal e
coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios
éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
Os Objetivos
específicos são:
·
Levar o aluno a refletir sobre a vida como uma viagem para a qual é
necessário se preparar no presente, para que sejam atingidos os objetivos no
futuro.
·
E que essa preparação envolve o desenvolvimento de habilidades, algumas
das quais a escola está capacitada para ajudar o aluno a alcançar.
A Evidência de
aprendizagem:
·
Produção de um relatório reflexivo com as conclusões sobre a dinâmica
desenvolvida.
v Primeira parte
Materiais
necessários:
- Uma
mala ou caixa que representa uma mala.
- Objetos
ou fichas com os nomes de objetivos que podem ser colocados em uma mala
para uma viagem.
Roupas de verão,
roupas de frio, roupas íntimas, sapato social, calçado confortável, documentos
pessoais, dinheiro, cartão de crédito, itens de higiene pessoal, papel
higiênico, maquiagem, secador de cabelo, chapéu e afins, boia, guarda-chuva,
ferro de passar, cabide, travesseiro, cobertor, lençol, barraca de camping, remédios,
garrafinha de água, pilhas, etc.
1. Primeiramente o professor diz que os
alunos vão fazer uma viagem,mas não diz para onde
e pergunta: o que você tem que fazer
antes de uma viagem?
(Espera-se que dentre
as respostas dos alunos esteja a arrumação da mala)
2.
Então o Professor pergunta: O que é importante saber para ser capaz de
fazer uma mala bem feita?
(Espera-se que dentre
as respostas dos alunos esteja saber qual é o destino dessa viagem, o lugar
para onde se está indo).
3.
Em seguida o Professor, diz que essa viagem é para passar uma semana na
praia, vai retirando os objetivos ou fixas da mala e os alunos vão anotando no
caderno os itens que colocariam em suas bagagens.
4.
Aí o Professor pergunta: tem algum item que eu não retirei da mala e que
vocês consideram que seja importante levar para essa viagem.
(Pedir que os alunos
anotem em uma lista separada no caderno).
5.
O Professor diz que durante essa viagem, alguns imprevistos surgiram, e
pede que os alunos digam o que fariam nas seguintes situações:
A.
O hotel no qual vc se hospedaria foi interditado pela vigilância
sanitária.
B. Depois de almoçar em um restaurante na
praia, você percebe que esqueceu sua carteira no hotel.
C. Durante a viagem você faz novos amigos
e eles te convidam para uma festa chique na mansão deles, mas você não levou
uma roupa formal adequada.
6. Após essa parte, o
Professor, então, através de perguntas que vão guiar o raciocínio dos alunos, sistematiza
no quadro, com base nas respostas dos estudantes, algumas lições
que aprendemos a partir dessa dinâmica:
- O
que é preciso fazer antes de uma viagem?
✔️Antes de uma viagem é preciso se preparar.
2.
Qual a importância de saber o destino da viagem?
✔️É importante saber para onde se está indo para se preparar
melhor.
3.
Ao arrumar a mala da viagem, e se eu não tiver algum item
necessário?
✔️Na bagagem só é possível levar o que você tem, por isso é importante se
preparar com antecedência.
4.
Ao longo da viagem, podem ocorrer imprevistos. O que fazer?
✔️Diante dos imprevistos é preciso ter calma e usar todos os seus
recursos e habilidades para mudar a rota, resolver a situação, improvisar ou
pedir ajuda.
v
Segunda parte
Materiais necessários
- Outra
Mala ou caixa que representa uma mala
- Fixas
com as seguintes habilidades e valores
A maioria dessas
habilidades são versões resumidas das competências gerais da BNCC. Se você
quiser pode acrescentar outras habilidades também.
Eu vou ler só
algumas. Você pode pausar o vídeo
- Valorizar
a família
- Seguir
os preceitos da minha religião
- Ter
inteligência emocional
- Ter
raciocínio lógico-matemático
- Saber
me comunicar
- Saber
analisar, entender e explicar o mundo à minha volta
- Ser
criativo e inovador
- Ser
curioso e ter um pensamento investigativo
- Ser
empreendedor
- Ter
consciência ambiental
- Saber
defender minhas ideias
- Ser
capaz de continuar aprendendo e evoluindo
- Ser
capaz de utilizar tecnologias digitais
- Ter
autoconhecimento
- Ser
capaz de colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. Cuidar de
sua saúde física e emocional.
- Ser
capaz de resolver conflitos através do diálogo
- Ser
capaz de tomar decisões com responsabilidade
1. Para começar a segunda parte da
Dinâmica, o Professor diz: agora vamos repensar nessa dinâmica de um ponto
de vista metafórico. Imaginem que a viagem e a própria vida, o destino é o seu
futuro e a mala é você.
Qual é a primeira lição que aprendemos
com a dinâmica anterior?
(Os alunos vão
responder com o que está sistematizado no quadro: que antes de uma viagem
devemos nos preparar)
2.
Professor, então, pergunta: qual a segunda lição que aprendemos com a
dinâmica?
(Que saber para onde
estamos indo ajuda na preparação)
3.
O Professor pergunta e pede que os alunos anotem no caderno:
Aonde você quer
chegar no seu futuro? Ou seja, que tipo de pessoa você quer ser pessoalmente,
profissionalmente e socialmente?
Pense nas relações
que você quer construir na esfera familiar e dos amigos, na esfera do trabalho,
e na esfera cidadã.
4.
O Professor diz: agora vamos arrumar as malas.
Professor então pega
a segunda mala e vai retirando as fixas, mostra para os alunos que vão anotando
no caderno os itens que levariam em suas bagagens.
Se quiser, o
professor pode ir fixando as fixas no quadro ou na parede.
Porém, os alunos
devem produzir duas listas separadas:
·
Uma com os itens importantes para sua bagagem e que eles já
tenham.
·
Outra com os itens importantes, mas que eles ainda não têm. Considerando
que nessa mala os itens são habilidades.
5.
Para finalizar essa segunda parte, o Professor pergunta:
Nessa viagem em direção ao seu futuro,
podem ocorrer imprevistos?
Como você vai agir diante dessas
situações inesperadas?
(Espera-se que o
aluno cite a lição sistematizada no quadro: Diante dos imprevistos é preciso
ter calma e usar todos os seus recursos e habilidades para mudar a rota,
resolver a situação, improvisar ou pedir ajuda.)
v Terceira parte
A terceira parte da
dinâmica é a Avaliação em que uma produção de texto dos alunos irá fornecer
ao professor a evidência de aprendizagem:
O professor diz que
agora os alunos vão produzir um relatório autoavaliativo, reflexivo sobre a
dinâmica realizada.
Esse relatório será
dividido em 4 parágrafos e será formulado seguindo as orientações abaixo:
1° parágrafo:
Explicar como foi feita a primeira parte da dinâmica.
(Esse parágrafo será produzido coletivamente por
toda a turma com ajuda do professor que irá anotar no quadro para que todos os
alunos copiem).
Exemplo:
Na aula de Língua
portuguesa do dia tal, a professora Rita Vasconcelos conduziu uma dinâmica em
que os alunos do 9° 5 refletiram sobre a preparação para uma viagem. Conforme a
professora retirava de uma mala as fixas com nomes de objetos, os alunos anotavam
no caderno os itens que levariam em suas malas em uma viagem para passar uma
semana na praia.
2° parágrafo: listar
quais foram as lições aprendidas através dessa parte da dinâmica.
(Para que um aluno ajude o outro a se lembrar das
lições aprendidas durante a dinâmica e que foram sistematizadas no quadro, essa
parte do texto será feita em grupos de até 4 pessoas. Mas cada aluno fará a
anotação em seu próprio formulário).
Exemplo: A partir
dessa dinâmica, chegou- se a algumas conclusões, quais sejam: (listar).
3° parágrafo:
descrever a dinâmica do ponto de vista metafórico, ou seja, associar a
preparação para a viagem à jornada em direção ao futuro.
Em outras palavras:
explicar o que foi aprendido para a vida a partir da reflexão sobre os significados
da dinâmica desenvolvida.
Exemplo: Refletindo
metaforicamente sobre a dinâmica desenvolvida, é possível compreender que a
viagem é a própria vida, o destino é o futuro e a mala é cada pessoa que deve,
primeiramente, saber onde quer chegar como indivíduo, como profissional e como
cidadão. A partir disso, a pessoa deverá se preparar para essa grande viagem,
desenvolvendo o máximo possível de habilidades que a ajudarão, tais como …….. A
dinâmica nos leva a concluir também que diante dos imprevistos é preciso ter
calma e usar todos os seus recursos e habilidades para mudar a rota, resolver a
situação, improvisar ou pedir ajuda.
(Essa parte do texto será produzida em duplas, para
que os alunos conversem sobre como eles interpretaram e o que aprenderam com a
dinâmica. Cada aluno irá anotar suas conclusões em seu próprio relatório,
podendo esse parágrafo ser igual para os dois membros da dupla ou não).
4° parágrafo.
(Essa parte final do texto será feita
individualmente).
Descrever suas
conclusões pessoais sobre a dinâmica, apresentando os seguintes itens:
ü Qual é o destino da sua viagem, ou
seja, em direção a qual furto você está viajando?
ü Que itens você ainda precisa conseguir
para acrescentar à sua bagagem?
ü A escola pode te ajudar a desenvolver
tais habilidades? Como?
Exemplo:
Pessoalmente, a
minha viagem é em direção ao futuro de uma pessoa honrada, honesta e amigável e
que coloca a família em primeiro lugar. Uma profissional da área de ….. que
procura dar o seu melhor e sempre agir de forma ética. Uma cidadã que cumpre
seus deveres, exige seus direitos e vive sua vida sem prejudicar o próximo,
tentando estimular boas condutas por meio do exemplo e não apenas através de
discursos. Para atingir meus objetivos nessa jornada ainda preciso desenvolver
habilidades como:....... E a escola pode me ajudar nesse sentido através
das aulas, atividades e projetos que estimulem…..
Para tornar essa
produção textual mais inovadora, o professor pode analisar a possibilidade de
solicitar que os alunos produzam o relatório em forma de uma apresentação de
slides ou até mesmo de um vídeo depoimento. Também é possível escolher se esse
trabalho será feito individualmente ou em grupos.
Muito bom!
ResponderExcluir