terça-feira, 17 de maio de 2022

PLANO DE AULA: Gênero textual "VERBETE DE ENCICLOPÉDIA"

 PLANO DE AULA

OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica. Estratégias de escrita.

HABILIDADE(S): (EF69LP35B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: Produção de verbete de enciclopédia. Pontuação. Ortografia.

BREVE APRESENTAÇÃO

O desejo de reunir, em uma mesma obra, conhecimentos acumulados pelos seres humanos sobre diversos aspectos da realidade se manifestou pela primeira vez na Antiguidade.

O Suda, uma obra coletiva produzida na Grécia do século X (descoberta no século XX, em Istambul, antiga Constantinopla), procurava registrar os saberes de todos os campos do conhecimento estuda- dos até aquele momento. Este é o primeiro texto enciclopédico de que se tem notícia.

A mais recente revolução do conceito de texto enciclopédico ocorreu com o surgimento da Wikipédia, em 2001. Trata-se de uma enciclopédia multilíngue, on-line e livre. Isso significa que as entradas são produzidas por pessoas de várias partes do mundo, sob a forma de colaborações voluntárias.


No verbete, as palavras e expressões destacadas em azul são os hiperlinks de outros textos, ou seja, são os vínculos que dão acesso a outros hipertextos.

Imagem. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra Acesso em: 13 mai. 2022. 


PARA SABER MAIS:

VERBETE. Wikipédia. Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Verbete  Acesso em: 16 ago. 2021.


ATIVIDADES

O texto (ou verbete) enciclopédico é um gênero discursivo que apresenta, de maneira organizada e sistemática, as informações básicas sobre determinado conteúdo do conhecimento humano. A finalidade desse gênero discursivo é registrar e difundir o conhecimento acumulado, por meio da criação de uma obra de referência a enciclopédia que pode ser consultada por qualquer pessoa.

ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M. Produção de texto: interlocução e gêneros. 2. ed. São Paulo: Moderna,

2015, p.194-195


Leia trechos do verbete enciclopédico apresentado acima para responder às questões a seguir.

 

Dia da Consciência Negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei, a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

No contexto histórico, as celebrações do 20 de novembro surgiram na segunda metade dos anos 1970, no âmbito das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. Em um sábado de 1970, um grupo de negros no Rio Grande do Sul cunhou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra. O idealiza- dor do Dia Nacional da Consciência Negra foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira. Silveira foi um dos fundadores do Grupo Palmares, associação que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre. Em 1971, ano da fundação do Grupo, ele propôs uma data que comemorasse o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país. Por horas, homens e mulheres falaram sobre a história de Zumbi e de outro rei de Palmares, Ganga Zumba, sobre como os negros foram trazidos da África para o Brasil e o que foi a escravidão no Brasil. Ainda recitaram poemas de Castro Alves e Solano Trindade. A data inicial a ser escolhida era 13 de maio, o grupo de gaúchos frequentavam rodas que questionavam havia tempos a legitimidade da data do 13 de maio para o povo negro. Uma publicação da editora Abril e mais algumas pesquisas sobre o quilombo dos Palmares leva- ram o grupo à nova data: o 20 de novembro, a morte de Zumbi. Oliveira Silveira, que se tornaria um dos intelectuais negros mais importantes do país, levou a ideia ao grupo, que aprovou. Assim, escolheu-se o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.

DIA da Consciência Negra. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra< . Acesso em: 13 mai. 2022


1.    Que informação o texto oferece ao leitor? Considerando a natureza das informações, qual parece ser o objetivo de um texto como esse?

2.    No verbete enciclopédico, qual a função das imagens que acompanham o texto?

3.    A descrição é um recurso expositivo importante para textos enciclopédicos. Qual a finalidade da descrição em relação aos objetivos do texto? um exemplo.

4.    Nas afirmativas abaixo, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, levando em consideração as características do verbete.

a)         ( ) O verbete é um texto escrito, de caráter informativo, destinado a explicar um conceito segundo padrões descritivos sistemáticos, determinados pela obra de referência; mais comumente, um dicionário ou uma enciclopédia.

b)        ( ) O verbete é um texto eminentemente opinativo publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso.

c)         ( ) O verbete é essencialmente destinado à consulta, o que lhe impõe uma construção discursiva sucinta e de acesso imediato, embora isso não incorra necessariamente em curta extensão.

d)        ( ) Os verbetes contêm comentários, análises, críticas, contrapontos e, às vezes, ironia e humor. Há verbetes tanto na mídia impressa (jornais, revistas) quanto em rádio e televisão.

e)         ( ) Os verbetes, geralmente, abordam conceitos bem estabelecidos em algum paradigma acadêmico-científico, em vez de entrar em polêmicas referentes a categorias teóricas discutíveis.


PRODUÇÃO DE TEXTO

Agora é a sua vez de produzir um verbete enciclopédico. Para isso, siga os seguintes passos:

                 Faça uma busca nas enciclopédias livres que conhece para checar se existe um verbete sobre o tema do seu interesse.

                 Faça a coleta de informações sobre o tema escolhido para escrever. Fotos, citações e hiperlinks dão credibilidade ao conteúdo.

                 Escreva o texto com cuidado. Evite copiar trechos de outros autores.

                 Revise o conteúdo e depois transcreva-o para o espaço abaixo.


Exemplo no vídeo.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário