sábado, 26 de janeiro de 2019

Dinâmica para o primeiro dia de aula: "Por trás dos rótulos"


Plano de aula
Rita Vasconcelos            Língua Portuguesa
Turmas: 1º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental      Duração: 2 aulas

Tema: Dinâmica de apresentação “Por trás dos rótulos”

Justificativa: O entrosamento entre professor e alunos e o bom convívio entre os próprios alunos são fatores de grande importância para se evitar conflitos e garantir um ambiente amigável dentro da sala de aula, o que irá favorecer o processo de ensino aprendizagem. Para isso faz-se necessário promover estratégias que levem à aproximação entre docentes e discentes, quebrando barreiras de preconceito e timidez, e criando laços afetivos.

Objetivo: Desenvolver uma dinâmica em que a professora irá conhecer um pouco mais sobre as características, gostos, sonhos, projetos, opiniões, etc. dos alunos, de forma a aproximá-los mais e levá-los a trabalhar para a construção de uma boa convivência, refutando conceitos pré-concebidos com base em rótulos, estereótipos e preconceitos.

Recursos: Lousa e folhas de papel.

Avaliação:
 Participação durante a realização da parte escrita e da parte oral da dinâmica.
 Autoavaliação com as conclusões sobre a dinâmica.



Dinâmica: “Por trás dos rótulos”

¨  Conhecimento prévio
ü  Mostrar uma garrafa de refrigerante sem o rótulo e uma com o rótulo:
1.       Qual a diferença dessas duas garrafas?
2.       Para que serve o rótulo?
3.       Pensando em todos os tipos de produtos que existem num supermercado, por exemplo, só de olhar o rótulo você já sabe se o produto é bom?

¨  Problematização
Entregar “rótulos” para alguns alunos aleatoriamente:

O Certinho
O Arrogante
A Patricinha
O Tímido
O Estudioso
O Bagunceiro
A Nerd
A Convencida
O Engraçado
O Encrenqueiro
A Santinha
A Barraqueira




1.       Por que você acha que eu te entreguei essa plaquinha específica?
2.       Você acha que essa característica escrita na “plaquinha” que te entreguei se encaixa em você? Por quê?
3.       Você ficou incomodado com a plaquinha que te entreguei? Por quê?
4.       Alguma vez na sua vida alguém já disse que você é isso que está na plaquinha? Como você se sentiu?
5.       Entregue a sua plaquinha para alguém que você ache que a mereça mais que você.
6.       Você acha que foi escolhido corretamente para receber essa plaquinha? Por quê?
7.       Vocês acham correto colocar “plaquinhas” como essas nas pessoas?

¨  Contextualização
Essa dinâmica que acabamos de fazer representa um hábito comum de todos nós: o hábito de ROTULAR as pessoas.
1.       Mas no contexto da dinâmica que fizemos o que significa rotular uma pessoa?
2.       Que critérios vocês acham que eu usei para rotular os colegas?
3.       Você já foi rotulado? Qual rótulo? Por quem?
4.       Você já rotulou alguém? Qual foi o rótulo? Baseado em que você deu esse rótulo para a pessoa?
5.       A nossa escola recebe algum rótulo? Qual? De quem?

¨  Conclusão
1.       O que vocês acham desse hábito de rotular as pessoas?
2.       Esse hábito de rotular deveria ser evitado?
3.       O que poderíamos fazer para não rotular as pessoas?

Produção de texto 1: Por trás dos rótulos

Para que eu e seus colegas possamos conhecê-lo um pouco melhor não com base em “rótulos”, mas sim na sua descrição sobre quem você é, responda ao questionário.

1.       Meu nome é
2.       Idade:
3.       Nasci na cidade de:
4.       Estilo de música/cantor/banda preferido:
5.       Canais do youtube que me interessam:
6.       Séries/filmes preferidos:
7.       Assuntos/temas que me interessam:
8.       O que faço para me divertir:
9.       Quero trabalhar como:
10.   Um sonho:
11.   O que me deixa triste/irritado:
12.   O que me deixa feliz:
13.   Gosto de fazer amizade com pessoas que:
14.   Evito pessoas que:
15.   Minhas qualidades:
16.   Meus defeitos:
17.   Matéria que tenho mais facilidade:
18.   Matéria que tenho menos facilidade:
19.   Nas aulas de português, nossa turma poderia fazer um projeto sobre:
20.   Na escola, em 2019, espero:

Produção de texto 2: Autoavaliação

Produza um pequeno texto seguindo as orientações a seguir.

¨  Tema: Por que não devemos rotular as pessoas?
¨  1º Parágrafo: explique o que significa rotular uma pessoa e dê exemplos.
¨  2º Parágrafo: explique por que rotular as pessoas é errado, prejudicial.
¨  3º Parágrafo: explique o que as pessoas deveriam fazer para deixar de rotular umas às outras.

·         Dê um título ao seu texto.
·         Faça com letra legível.
·         Folha separada.


 Resultado de imagem para caixa desenho"

O Certinho
O Estudioso
O Engraçado
O Arrogante
O Bagunceiro
O Encrenqueiro
A Patricinha
A Nerd
A Santinha
O Tímido
A Convencida
A Barraqueira

4 comentários:

  1. Continue nos ajudando com essas ideias. São mt boas!grata!

    ResponderExcluir
  2. Já rotulei vc. Competente! Organizada! Maravilhosa! Kkk
    Já amor admiro seu trabalho.
    O Brasil precisa de mais professores como vc.��������

    ResponderExcluir