Dúvidas

Você tem alguma dúvida sobre a Língua Portuguesa? 
Deixe aqui sua pergunta.

8 comentários:

  1. queria poder saber as diferenças entre adjunto adnominal e complemento nominal, a diferença entre objeto direto e indireto,verbos transitivos e intransitivos. e sobre frases coordenadas e subordinadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Adjunto adnominal é um termo acessórios ligado a um substantivo, adjetivo ou advérbio, ou seja, pode ser retirado da oração sem que se perca o sentido completamente.
      Complemento nominal é um termo essencial ligado a um substantivo, ou seja, não pode sair da oração, pois ela perde o sentido.

      Exemplos: Mesmo as crianças pequenas têm necessidade de limites.
      As e Pequenas são adjuntos de crianças. E "de limites" é complemento de necessidade.


      Verbos transitivos precisam de alguma coisa (objetos) para completar seu sentido e os intransitivos não precisam

      Exemplos: O gatinho de Lili morreu. (morreu é intransitivo porque tem sentido completo, não pede complemento. "Morreu, morreu (ora)".rrsrsrs
      Lili gostava muito do gatinho. (gostava é transitivo porque precisa de um complemente que nesse caso é "gatinho". Você não iria dizer apenas "Lili gostava..." Você automaticamente se pergunta "gostava de que?". Aí vem o complemento.


      Objeto direto é um complemento de verbo que não vem com preposição. E objeto indireto é um complemento verbal que precisa de preposição.

      Exemplos: Eu tenho uma moto vermelha. (Tenho o quê? = uma moto vermelha = complemento sem preposição = objeto direto.)
      Ela tem medo de zumbis. (Tem medo DE quê? = DE zumbis = complemento com preposição = objeto indireto.)



      Orações coordenadas não independentes sintaticamente uma da outra. Poderiam aparecer separadas por pontos, por exemplo. E as subordinadas dependem da oração principal porque elas exercem algum tipo de função sintática (sujeito, complemento, adjunto adverbial, etc) com relação à oração principal.

      Exemplos:

      O menino tropeçou e caiu da escada. Coordenadas com o uso da conjunção "e". Mas poderia ser. O menino tropeçou. O menino caiu da escada.

      O menino que usa muletas caiu da escada. "O menino que usa muletas" é uma oração, mas não faz sentido sozinha e exerce a função de sujeito da outra oração: "caiu da escada".


      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. eu nao consigo entender Adj. Adnominal, e estou na final de uma prova, me ajude por favor

    ResponderExcluir
  3. tenho duvidas de como responder uma atividade sobre o hino nacional q esse blog postou e eu queria saber como responder??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigada por visitar o "i-rita".
      Sua dúvida é em qual das perguntas sobre o Hino?

      Excluir
  4. Gostaria de ver o gabarito da atividade de coerência e coesão. Organize de forma lógica as informações apresentadas no quadro I.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ver uma possível forma de montar o texto com as informações embaralhadas no exercício de coesão e coerência.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José. Obrigada por visitar o "i-rita". Uma possível sequência para o texto da atividade é este:
      06 18 07 13 10 12 02 09 03 04 17 05 20 15 19 14 08 01 16 11

      Esse gabarito se refere à seguinte atividade: http://blogdadonarita.blogspot.com.br/2015/08/exercicio-de-coerencia-e-coesao_75.html

      Excluir