quarta-feira, 26 de março de 2014

Exercícios de coesão textual



 Os exercícios a seguir têm o objetivo de auxiliar o aluno a desenvolver habilidades que o levem a produzir textos mais coesos, com maior fluidez e riqueza de vocabulário, sem que haja repetições desnecessárias, ambiguidades, contradições, e inadequações no que diz respeito à concordância verbal e nominal.





1. Reescreva as frases substituindo os termos grifados por palavras ou expressões equivalentes. Faça as alterações necessárias.



a. Mudanças nas turmas causaram a revolta dos alunos.

b. Os relacionamentos virtuais surgiram através da popularização da internet.

c. Os padrões de beleza atuais são inalcançáveis.

d. A empresa se especializou na venda de cremes, xampus, condicionadores, loções e maquiagens específicos para a pele negra.

e. Os servidores públicos questionam a falta de restaurantes a preços mais acessíveis.

f. Os hotéis oferecem mais conforto, mas o camping é uma alternativa mais barata.

g. A ditadura foi um período da história do Brasil muito cheio de conflitos.

h. Na década de 60, o homem começou a abandonar o campo e se dirigir para áreas urbanas.



2. Reescreva os períodos, eliminando as repetições através de pronomes: que, qual, cujo, esse, o, lo, quem, ele, aquele, etc. Faça as mudanças necessárias e



a. As pessoas conversam com pessoas na internet e mentem para essas pessoas.

b. Os alunos conversavam demais e atrapalhavam a aula, então os alunos foram mudados de turma para separar os alunos.

c. Beatriz Guedes é a nova presidente da Associação Brasileira de Sommeliers. A Associação Brasileira de Sommeliers reúne empresas e especialistas em vinho.

d. Durante a visita do Papa Francisco, foram viabilizados campings. Os campings deixaram a desejar em termos de infraestrutura.

e. Durante a Copa do Mundo, Belo Horizonte deve viabilizar campings. Os campings serão temporários. Os jovens se interessam mais por campings.

f. O viúvo Alexandre Silva estava muito emocionado. Alexandre Silva precisou ser amparado. Alexandre Silva disse que a mulher foi vítima de execução.

g. Foram confeccionadas ao todo 2800 camisetas de uniforme. 27 camisetas de uniforme continham erro de grafia.

h. Pacientes com obesidade mórbida chegam ao Núcleo Mineiro de Obesidade. Há 12 anos, a enfermeira Jussara criou uma ONG para ajudar os pacientes com obesidade mórbida. Os pacientes com obesidade mórbida chegam buscando a realização das cirurgias bariátricas.

i. A pensão da criança não foi paga. A mãe da criança pode acionar a polícia.

j. Como era mais severo para o filho, buscava mais vezes o filho com os olhos, para deixar o filho mais preocupado.

k. O adolescente de 16 anos matou o pai na semana passada. O adolescente de 16 anos foi encontrado morto em Itajubá.


3. Reescreva as frases a seguir corrigindo os problemas de concordância nominal e/ou verbal.



a. As pessoas mente para ser aceito nos grupos social.

b. A maioria das pessoas querem impressionar o outro contando mentiras sobre suas característica pessoal.

c. Os relacionamento virtuais surgiu com o fácil acesso à internet e acontece através de rede sociais como o Facebook.

d. Os relacionamentos virtual pode ser positivo se não haver mentiras.

e. As mudanças nas turma causou muitas confusão na escola.

f. Para acelerar a perca de peso, foi criado um programa de exercícios e uma dieta especial.

g. Os funcionários e a população sofre com os problema do metrô.

h. As pessoas não está satisfeita com elas mesmo.

i. As aulas e o funcionamento da escola vem sendo prejudicado pela falta de recursos.



4. Copie as frases, completando as lacunas conjugando os verbos entre parêntesis nos tempos e modos pedidos.



a. Precisa-se de diaristas que ___ lavar, passar e cozinhar. (saber – presente do subjuntivo).

b. Os indiciados ___ que só __ às perguntas no julgamento.

(dizer – pretérito perfeito do indicativo / responder – futuro do presente).

c. Espero que você não ___ tempo com bobagens. (perder – presente do subjuntivo).

d. Meus padrinhos ___ ao meu recital de piano, ___ orgulhosos e _____ muito, mas ___ que não ___ o 2º ato porque ___ muito cansados da viagem. (vir, ficar, aplaudir, dizer – pretérito perfeito do indicativo/ assistir – futuro do pretérito / estar – pretérito imperfeito do indicativo).

e. Se ___ alguma coisa que eu ___ ter feito naquele momento para evitar que nós ___, tenha certeza de que eu ___ feito.  (haver, poder, terminar – pretérito imperfeito do subjuntivo/ ter – futuro do pretérito).

f. Se dinheiro não ___ felicidades, ___ muito rico pagando para ser pobre. (trazer – pretérito imperfeito do subjuntivo / haver – futuro do pretérito).

g. Para aqueles que ___, nenhuma prova é necessária, para os que não ___________, nenhuma prova é possível. (crer, crer – presente do indicativo).


h. Todos ___ o que você parece ser. Mas poucos ___ o que você realmente é (ver, saber – presente do indicativo).

i. ___ pessoas tão pobre que só ___ dinheiro. ___ pessoas tão incultas que só ___ (haver, ter, haver, ter -  presente do indicativo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário