sexta-feira, 1 de maio de 2020

Barroco - Resumo e Estudo dirigido


Barroco

Visão geral

O Barroco foi um movimento literário que nasceu na Europa (primeiro na Itália, mas se consolidou na Espanha) e predominou no século XVII. Caracterizou-se por representar a mente do homem que vivia um dilema: de um lado havia a mentalidade pagã e o sensualismo do Renascimento, que orientava para o pensamento racional e científico ao invés do pensamento religioso; e do outro havia uma forte onda de religiosidade, resquícios da idade média.
Por isso a estética barroca é marcada primordialmente pela aproximação ou o conflito entre ideias opostas, representadas fortemente pelas figuras de linguagem Paradoxo e Antítese. Busca ativar mais a emoção e a imaginação do leitor, e não seu lado racional.

Principais características

·         Conflito entre visão antropocêntrica (homem é o centro do universo) e teocêntrica (Deus é o centro do universo).
·         Oposição entre mundo material e mundo espiritual.
·         Visão trágica da vida e morbidez.
·         Conflito entre fé e razão.
·         Cristianismo.
·         Idealização amorosa, sensualismo e sentimento de culpa cristão (medo de pecar).
·         Consciência da efemeridade do tempo, da vida, do amor (tudo passa rápido, tudo acaba).
·         Ideologia do “carpe diem”, em latim: aproveite o dia.
·         Gosto pelo soneto (poema com 2 versos de 4 estrofes e 2 versos de 3 estrofes).
·         Gosto pela inversão dos elementos da oração.
·         Emprego de figuras de linguagem como: antítese, paradoxo, metáfora, hipérboles, etc.
·         Nos sermões: gosto por raciocínios complexos, desenvolvidos baseados em parábolas e narrativas bíblicas.

Cultismo e conceptismo

Dois estilos se manifestaram na linguagem do Barroco:

·         Cultismo: preocupa-se em trabalhar a forma do texto e sua linguagem. Usa palavras rebuscadas/sofisticadas, inversão dos elementos da oração, muitas figuras de linguagem, exploração de efeitos sensoriais (cor, som, forma, imagens, etc.). Mais presente na poesia (textos em versos). Grande autor: Gregório de Matos.

·         Conceptismo: preocupa-se em trabalhar as ideias, os temas. Apresenta sutileza de raciocínio, pensamento lógico e racional, comparações, metáfora, argumentação pela causa/consequência, histórias ilustrativas. O objetivo é passar uma lição, ou convencer o leitor a mudar seu comportamento ou pensamento, e se tornar mais próximo da fé católica. Mais presente na prosa (textos em parágrafos), especialmente nos sermões de Padre Antônio Vieira.

Barroco na Europa – Contexto histórico

O Barroco se desenvolveu num período em que a sociedade europeia se dividia em três classes: o clero, a nobreza e o Terceiro Estado (camponeses, artesãos e burguesia).
O Estado era absolutista, ou seja, todo o poder se concentrava nas mãos do rei, que se considerava representante de Deus na Terra.
A burguesia despontava nesse cenário, devido ao poder econômico que conseguira graças ao mercantilismo, e pressionava a nobreza para participar das decisões políticas.
Não havia espaço para mobilidade entre as classes.
O homem do século XVII se sentia sempre oprimido entre ideologias opostas:
·         A riqueza econômica o tornava livre, mas não havia abertura para ascender socialmente.
·         Os pensamentos renascentistas valorizavam os prazeres medievais, mas a Contrarreforma pregava a restauração da fé e da vida espiritual católica.
Esse contexto histórico se refletiu na Literatura. Os temas abordados expressam os dilemas da alma humana: vida e morte; matéria e espírito; prazeres mundanos e salvação da alma; amor platônico e amor carnal; pecado e perdão; dinheiro e fé; etc.
Esse constante sentimento de conflito também foi representado na linguagem, que era de difícil acesso, com palavras rebuscadas/sofisticadas, complexa, cheia de inversões na frase e figuras de linguagem.
Nessa época, a Igreja Católica queria, por todos os meios, vencer o protestantismo, fortalecendo e difundindo as doutrinas do catolicismo. Portanto exerceu forte influência, também, sobre a criação literária que, segundo sua visão, deveria participar dessa guerra entre protestantismo e catolicismo, afirmando e reproduzindo o que a Igreja católica pregava. Essa pressão sobre a Literatura ocorreu graças à Mesa do Santo Ofício da Inquisição, órgão da Igreja Católica pelo qual todos os livros e publicações deveriam passar e receber aprovação para que não fossem censurados.

Barroco no Brasil – Contexto histórico

No Brasil o Barroco se desenvolveu no contexto do ciclo do açúcar, época de muita violência, escravização dos negros, perseguição dos índios, sem luxo nem refinamento.
O público leitor era pequeno, uma vez que a maior parte da população não sabia ler e escrever e pelo fato de que a impressão de livros era proibida nas colônias, todos os livros eram impressos na Europa.
Contudo alguns colonos vindos de Portugal tinham formação intelectual: advogados, religiosos, filhos de comerciantes ricos ou fidalgos, etc. Essa pequena elite era o público leitor da época, e embora não fosse ativa e fluente, foi responsável pelo nascimento de uma literatura brasileira, ainda presa aos modelos portugueses.
A sociedade colonial era guiada pelo materialismo, individualismo e ganância. Em oposição a isso, aqueles que escreviam tentavam combater e criticar essa mentalidade, com o objetivo de moralizar a população por meio de princípios religiosos, mas também usavam a literatura para expressar sentimentos pessoais.
A obra considerada o marco do surgimento do Barroco no Brasil é Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira.
Os principais autores são:
·         Na poesia: Gregório de Matos, Bento Teixeira, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica.
·         Na prosa: Padre Antônio Vieira, Sebastião da Rocha Pita e Nuno Marques Pereira.

Gregório de Matos

O baiano de Salvador, Gregório de Matos é o maior poeta barroco brasileiro. Destacou-se por:
·         Afrontar os valores e a falsa moral da sociedade da época;
·         Ora seguir e ora não seguir os modelos barrocos europeus;
·         Criticar todas as classes da sociedade da época: governantes, fidalgos, comerciantes, escravos, mulatos, religiosos, etc. Por isso era conhecido como “o Boca do Inferno”.
·         Unir em suas obras vocábulos da língua portuguesa, indígena e africana, além de gírias da época e palavrões.
Não publicou nenhum livro em vida, seus poemas foram transmitidos oralmente ou em cópias manuscritas (códices), na Bahia, até meados do século XIX, quando foram reunidos em livro por Varnhagen.
Sua poesia dividiu-se em:
·         Lírica amorosa: dualismo amoroso (carne x espírito), sentimento de culpa. Mulher como figura ora celestial, inalcançável, angelical, pura; ora terreno e mortal como uma bela flor, porém sempre causadora do pecado, da perdição espiritual do eu-lírico.
·         Lírica filosófica: poemas que falam sobre o caráter sem conserto do mundo e a transitoriedade da vida, evocando o carpe diem (aproveite o dia).
·         Lírica religiosa: obedece aos princípios do Barroco europeu. Temáticas: amor a Deus, a culpa, o arrependimento, pecado x perdão, referências bíblicas. Linguagem culta, inversões na oração, muitas figuras de linguagem.
·         Sátira: temática era a crítica a todos os setores da sociedade, e à exploração colonialista. Linguagem que mescla termos portugueses, indígenas e africanos, além do uso constante gírias da época e palavrões.

Fonte: Livro Português Linguagem 1 – William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães.

Estudo dirigido

1.     Por que é correto afirmar que o Barroco é a estética literária do conflito ou do dilema?

2.     Cite 5 das principais características das obras do Barroco.

3.     Explique qual a diferença entre Cultismo e Conceptismo.

4.     De que forma se organizava a sociedade europeia na época em que se desenvolveu o Barroco?

5.     Cite os dois principais dilemas ideológicos que oprimiam a mente do homem do século XVII.

6.     De que maneira o sentimento de “conflito interno” se refletiu na criação literária no Barroco europeu no que se refere:

a.     Aos temas abordados:
b.     À linguagem utilizada:

7.     Por que a Igreja Católica influenciou a criação literária barroca?

8.     Como era o Brasil na época em que se desenvolveu o Barroco?

9.     Quem era o público leitor das obras Barrocas no Brasil no século XVII, e por que esse público era tão pequeno?

10.           Com que objetivos os escritores barrocos brasileiros escreviam?

11.           Por que o poeta Gregório de Matos era chamado de “o Boca do Inferno”?

12.           Quais as temáticas das seguintes vertentes da poesia de Gregório de Matos:

a.     Lírica amorosa:
b.     Lírica filosófica:
c.      Lírica religiosa:
d.     Sátira:

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