sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

PLANO DE AULA: "FAKE NEWS" - Interpretação e produção de texto Argumentativo

 PLANO DE AULA

Língua Portuguesa

Público alvo: 9° ano do Ensino Fundamental 

Tema: Fake News

Referência: MINAS GERAIS. Plano de Estudo Tutorado. Vol. III/ 9º ano, 2020.


UNIDADE TEMÁTICA:

Produção de textos; Análise Linguística/Semiótica.

OBJETO DO CONHECIMENTO:

Textualização de textos argumentativos e apreciativos; Fono-ortografia; Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais.

HABILIDADE:

(EF09LP03X) Produzir artigos de opinião e textos dissertativos/ argumentativos, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos de autoridade, comprovação, exemplificação princípio etc.

(EF09LP04) Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotos denúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural — resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc. e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.


CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Produção de artigos de opinião; Período composto por coordenação (Revisão); Período composto por subordinação (revisão).


I.       Leia as manchetes abaixo e responda às questões a seguir.


Disponível em: encurtador.com.br/joIU6. Acesso em: 29/06/2020.

 

 01.           Que fato é noticiado nas manchetes?

02.           Esse fato interfere no uso e na popularidade dessa ferramenta? Por quê?

03.           Você acredita que essa notícia seja verdadeira? Por quê?

04.           Qual o seu posicionamento sobre notícias falsas veiculadas nas redes sociais?


II.    Leia o texto a seguir e faça o que se pede.



 FAKE NEWS

A divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.

 

Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.

 

O que significa fake news?

Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.

 

Como funcionam as fake news?

Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os auto- res criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.

No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas. Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil en- contrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm. Acesso em: 29/06/2020

 

01.           A partir da leitura do texto, escreva um texto abordando sobre a circulação de fake news nas redes sociais. Não se esqueça de utilizar argumentos consistentes e bem fundamentados, como também uma possível solução para essa problemática.

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