quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Plano de aula: Dinâmica para primeiro dia de aula: "Adivinha quem é"



Plano de aula

Rita Vasconcelos            Língua Portuguesa

Turmas: 2º anos ensino médio             Duração: 2 aulas

Tema: Dinâmica de apresentação



Justificativa: O entrosamento entre os alunos e é um fator de grande importância para se evitar conflitos e garantir um ambiente amigável dentro da sala de aula, o que irá favorecer o processo de ensino- aprendizagem. Para isso faz-se necessário promover estratégias que levem os alunos a se conhecerem e se aproximarem mais, quebrando barreiras de preconceito e timidez, e criando laços afetivos.



Objetivo: Desenvolver uma dinâmica em que os alunos irão conhecer um pouco mais sobre as características, gostos, sonhos e opiniões dos colegas, de forma a aproximá-los mais e levá-los a refletir sobre duas questões-chave para uma boa convivência:

É importante valorizar e respeitar as diferenças, individualidades e particularidades de cada um.

Quando nos permitimos conhecer melhor alguém, podemos perceber que temos muitas coisas em comum.




Recursos: Lousa e folhas de papel sulfite.



Avaliação: Produção de um parágrafo sobre o que é importante para se conviver bem.



Práticas:



Dinâmica: “Adivinha quem é”



Professora escreve no quadro as seguintes perguntas:



Faço o ensino médio para:

Um bom professor é aquele que:

O aluno precisa:

Minhas maiores qualidades:

Meus piores defeitos:

Odeio gente que:

Adoro gente que:

O importante é:

Um sonho material:

Um objetivo de vida:

O que mais gosto de fazer é:

O que menos gosto de fazer é:

Um ídolo:

Estilo de música ou cantor preferido:

Comida preferida:

Sou natural de:

Meu nome é:__________,  mas pode me chamar de (opcional)_____________



Cada aluno recebe uma folha sulfite e responde às perguntas sem deixar que os colegas vejam. Não é necessário copiar as perguntas, pois elas permanecerão no quadro.

Colocar o nome no final, dobrar o papel e entregar à professora.

Professora divide a turma em duas equipes e coloca as folhas com as respostas dos alunos em dois saquinhos diferentes (um para cada equipe).

Professora escolhe um aluno de cada equipe para ser o porta-voz, ou seja, aquele que dará as respostas definitivas de cada equipe.

Os “porta-vozes” tiram par-ou-ímpar para ver quem começa respondendo.

Professora tira um dos papéis do saquinho de uma das equipes e lê as respostas. Os alunos da equipe adversária devem tentar descobrir de quem é aquele papelzinho. O porta-voz dá a resposta e se acertar, a equipe marca um ponto. Cada equipe só terá duas chances por vez para responder corretamente.

Vence a equipe que marcar mais pontos.



Auto-avaliação.



Crie um parágrafo de no mínimo 10 linhas falando sobre o que é importante para que haja uma boa convivência entre as pessoas. Para isso reflita sobre a dinâmica realizada e sobre as questões a seguir:

  • O que você achou sobre essa dinâmica?

  • As respostas dos seus colegas foram parecidas ou bem variadas?

  • As respostas dos seus colegas foram parecidas com as suas?

  • Através das respostas dos seus colegas você percebeu que alguém tem coisas em comum com você?

  • Antes de ouvir as respostas dos colegas você tinha uma opinião diferente sobre algum deles?

  • As respostas dos seus colegas te surpreenderam de alguma maneira?

  • Você considera que sua turma é mais homogênea ou heterogênea?

  • O fato de em um mesmo grupo haver pessoas tão diferentes é algo positivo ou negativo?

Os textos serão feitos no verso da folha sulfite utilizada na dinâmica. Escolher alguns alunos para lerem suas produções  ou para que a professora as leia.

12 comentários:

  1. Amei a dinâmica pois além de inteligente, também proporciona um roteiro para reflexão e produção textual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para iniciar as aulas em 2019 eu dei uma atualizada nessa atividade. Fiz até um vídeo explicando a dinâmica! Entre no link a seguir para dar uma olhadinha. Abraço. E obrigada por prestigiar meu blog, agora também tenho um canal no youtube, vai lá me ver!!!

      Dinâmica para a primeira aula: http://blogdadonarita.blogspot.com/2019/01/dinamica-para-o-primeiro-dia-de-aula.html

      Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=i2_LiXD5mg4

      Excluir
  2. Amei pois os alunos aprendem de uma maneira ludica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para iniciar as aulas em 2019 eu dei uma atualizada nessa atividade. Fiz até um vídeo explicando a dinâmica! Entre no link a seguir para dar uma olhadinha. Abraço. E obrigada por prestigiar meu blog, agora também tenho um canal no youtube, vai lá me ver!!!

      Dinâmica para a primeira aula: http://blogdadonarita.blogspot.com/2019/01/dinamica-para-o-primeiro-dia-de-aula.html

      Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=i2_LiXD5mg4

      Excluir
  3. Parabéns!!!! Adorei essa aula e até vou utilizá-la com os meus alunos da EJA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para iniciar as aulas em 2019 eu dei uma atualizada nessa atividade. Fiz até um vídeo explicando a dinâmica! Entre no link a seguir para dar uma olhadinha. Abraço. E obrigada por prestigiar meu blog, agora também tenho um canal no youtube, vai lá me ver!!!

      Dinâmica para a primeira aula: http://blogdadonarita.blogspot.com/2019/01/dinamica-para-o-primeiro-dia-de-aula.html

      Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=i2_LiXD5mg4

      Excluir
  4. Rita,Conheci agora teu blog e já encontrei excelentes ideias . Parabéns e obrigado por compartilhar tuas experiências. Pedro

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante dessa dinâmica. Utilizarei amanhã com os meus alunos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. essa e uma otima maneira de iniciar as aulas de forma ludica. adorei...........

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Rita!! Gostei não só de sua dinâmica, mas de seu blog como todo. Você é uma pessoa inteligente, criativa e solidária.

    ResponderExcluir
  8. Parabenizo e agradeço pela atividade proposta! vou aplicar amanhã mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para iniciar as aulas em 2019 eu dei uma atualizada nessa atividade. Fiz até um vídeo explicando a dinâmica! Entre no link a seguir para dar uma olhadinha. Abraço. E obrigada por prestigiar meu blog, agora também tenho um canal no youtube, vai lá me ver!!!

      Dinâmica para a primeira aula: http://blogdadonarita.blogspot.com/2019/01/dinamica-para-o-primeiro-dia-de-aula.html

      Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=i2_LiXD5mg4

      Excluir