Plano de aula
Língua PortuguesaPúblico alvo: 9° ano do Ensino Fundamental
Tema: Figuras de Linguagem
Duração: 2 aulas de 50 minutos
UNIDADE TEMÁTICA:
OBJETO DE
CONHECIMENTO:
HABILIDADES:
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Figuras de Linguagem são recursos estilísticos usados para criar efeitos de sentido nos textos. Veja alguns desses recursos:
Metáfora: representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase. Exemplo: A vida é uma nuvem que voa.
Metonímia: é a transposição de significados considerando a parte pelo todo. Exemplo: Costumava ler Sha- kespeare (autor pela obra).
Hipérbole: corresponde ao exagero intencional na expressão. Exemplo: Quase morri de estudar.
Eufemismo: utilizado para suavizar o discurso. Exemplo: Entregou a alma a Deus. (A frase informa a morte de alguém.)
Personificação ou prosopopeia: é a atribuição de qualidades e sentimentos humanos a seres irracionais. Exemplo: O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
Antítese: é o uso de termos que têm sentidos opostos. Exemplo: Toda guerra finaliza por onde devia ter começado: a paz.
Pleonasmo: é a repetição da palavra ou da ideia contida nela para intensificar o significado. Exemplo: A mim me parece que isso está errado. (Parece-me que isto está errado.)
Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/figuras-de-linguagem/>.
Acesso em: 17/08/2020. (Adaptado)
Leia os textos e indique qual figura de linguagem foi utilizada em cada um deles.
ATIVIDADE 2: Qual a importância das figuras de linguagem nos textos acima?
ATIVIDADE 3: Tente reparar, nos textos que lê no cotidiano, para a escola
ou para outras
finalidades, se aparecem figuras de linguagem e quais efeitos de sentido elas
geram. Dê, pelo
menos, dois exemplos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário