quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Projeto: "Sarau de Primavera"




Plano de Aula

Rita Vasconcelos                       Língua Portuguesa

                 Turma: 7º ano 13              Duração: aproximadamente 2 semanas

Tema: Expressão poética - “Sarau de Primavera”




Justificativa: É através do hábito de leitura que o aluno desenvolve as habilidades de compreender textos de diferentes gêneros e linguagens, refletir criticamente sobre essa leitura, relacionar essa leitura a outras já realizadas, e criar novos texto a partir dela. E são essas habilidades que o tornam um leitor competente, ou seja, aquele capaz de interagir e intervir no mundo por meio da linguagem.  Mas a falta do hábito e do gosto pela leitura tem sido um obstáculo para o desenvolvimento de leitores competentes, dessa forma, é necessário que se crie estratégias para estímulo à leitura.



Objetivos:

  • Incentivar o gosto e o hábito da leitura;
  • Aproximar os alunos de criações poéticas e relacionar as sensações e impressões despertadas pela leitura de poemas à exploração da dimensão material das palavras;
  • Estimular a criatividade dos alunos através da leitura “teatralizada” e expressiva de poemas.
 
 Recursos:

  • Cópias dos poemas utilizados.
  • Livros diversos de poesia.
  • Sala de vídeo.
  • Papel cartão para confecção dos livretos do jogral. (alunos)
  • Papel crepom para confecção da decoração do palco. (alunos)
  • Cartaz com o título do projeto. (professora)



Avaliação:

  • Participação durante os jograis improvisados em sala de aula.
  • Trabalho em grupo: apresentação dos jograis no “Sarau de Primavera”.



Práticas:



Atividade 1: O que é Jogral

  • Explicar aos alunos que iremos realizar um “Sarau de Primavera”, ou seja, um festival de recitação de poemas.
  • A turma será dividida em grupos e cada um irá apresentar um poema em forma de jogral.
  • Mas antes de escolher os poemas, iremos entender o que é e como é feito um jogral.



Jogral



Jogral vem do Latim e significa “divertido, burlesco, risível”. 

Na idade média, até o século X, era o artista profissional de origem popular que viajava de povoado em povoado, atuando em nas praças públicas ou em palácios, divertindo o público com suas mágicas, acrobacias, mímica, músicas e poesia, de outras pessoas ou que eles mesmos criavam.

Hoje em dia, o Jogral é tido como um grupo que declama poemas ou textos literários em coro, isto é, um coral falado - eventualmente alternando canto e recitativo, partes individuais e coletivas. Mesmo quando é apenas falado, as falas ocorrem dentro de uma ordem, que confere uma musicalidade e ritmo à declamação. Mas isso fica à critério dos praticantes.



Atividade 2: Jogral da turma (exemplo)

  • Entregar uma cópia do poema “Leilão de jardim”, de Cecília Meireles, para cada aluno.
  • Indicar que versos cada aluno irá ler e pedir que grifem.
  • Fazer a leitura do Jogral.



Atividade 3: Jogral em grupo (desafio)

  • Organizados por fila, cada grupo terá 10 minutos para organizar um jogral do poema que recebeu.
  • Em seguida os grupos apresentarão os jograis para a turma.



Poemas utilizados:

  1. Soneto de fidelidades, Vinícius de Moraes.
  2. As sem-razões do amor, Carlos Drummond de Andrade.
  3. O filho do homem, Vinícius de Moraes.
  4. Um beijo, Olavo Bilac
  5. Meninos carvoeiros, Manuel Bandeira.



Atividade 4: Preparando os jograis



1ª aula: Assistir aos vídeos com exemplos de jograis para perceber como os artistas tornaram a leitura expressiva, diferente, atrativa, através da entonação de voz, da divisão das “falas”, expressão corporal, figurino, etc.



2ª aula: Preparar o jogral



  • Pedir que a turma forme grupos de 6 a 7 pessoas.
  • Anotar os nomes dos integrantes de cada grupo. Não poderão mudar de grupo depois.
  • Explicar que cada grupo irá preparar um jogral de poema apresentar no dia marcado, no “Sarau de Primavera”.
  • Entregar aos grupos livros de poesias para que selecionem os poemas desejados para a apresentação.
  • O grupo deverá dividir os trechos que cada integrante irá ler; pensar no figurino; se vão decorar ou ler o poema (se forem ler deverão confeccionar livretos de papel cartão como em um coral); como ficarão posicionados no palco; em quais dias e em que local irão ensaiar.
  • A professora irá marcar duas datas para Ensaios gerais (no palco); uma data para confecção dos livretos (em sala) e uma data pra confecção da decoração do palco (em sala).

 

Atividade 5: Apresentação

  • Os grupos irão apresentar para a escola os jograis no “Sarau de Primavera”
  • Como forma de incentivo e valorização do esforço dos alunos, a professora levará uma pequena “surpresinha” para cada um.

3 comentários: