Plano de Aula
Rita Vasconcelos Língua Portuguesa
Turma: 7º ano 13 Duração: aproximadamente 2 semanas
Tema: Expressão poética
- “Sarau de Primavera”
Justificativa: É através do hábito de leitura
que o aluno desenvolve as habilidades de compreender textos de diferentes
gêneros e linguagens, refletir criticamente sobre essa leitura, relacionar essa
leitura a outras já realizadas, e criar novos texto a partir dela. E são essas
habilidades que o tornam um leitor competente, ou seja, aquele capaz de
interagir e intervir no mundo por meio da linguagem. Mas a falta do hábito e do gosto pela leitura
tem sido um obstáculo para o desenvolvimento de leitores competentes, dessa
forma, é necessário que se crie estratégias para estímulo à leitura.
Objetivos:
- Incentivar o gosto e o hábito da leitura;
- Aproximar os alunos de criações poéticas e relacionar as sensações e impressões despertadas pela leitura de poemas à exploração da dimensão material das palavras;
- Estimular a criatividade dos alunos através da leitura “teatralizada” e expressiva de poemas.
- Cópias dos poemas utilizados.
- Livros diversos de poesia.
- Sala de vídeo.
- Papel cartão para confecção dos livretos do jogral. (alunos)
- Papel crepom para confecção da decoração do palco. (alunos)
- Cartaz com o título do projeto. (professora)
Avaliação:
- Participação durante os jograis improvisados em sala de aula.
- Trabalho em grupo: apresentação dos jograis no “Sarau de Primavera”.
Práticas:
Atividade 1: O que é Jogral
- Explicar aos alunos que iremos realizar um “Sarau de Primavera”, ou seja, um festival de recitação de poemas.
- A turma será dividida em grupos e cada um irá apresentar um poema em forma de jogral.
- Mas antes de escolher os poemas, iremos entender o que é e como é feito um jogral.
Jogral
Jogral vem do Latim
e significa “divertido,
burlesco, risível”.
Na idade média, até o século X, era o artista
profissional de origem popular que viajava de povoado em povoado, atuando em
nas praças públicas ou em palácios, divertindo o público com suas mágicas, acrobacias, mímica, músicas e poesia,
de outras pessoas ou que eles mesmos criavam.
Hoje em dia, o Jogral é tido como um grupo
que declama poemas ou textos literários em coro, isto é, um coral falado - eventualmente alternando canto e recitativo, partes
individuais e coletivas. Mesmo quando é apenas falado, as falas ocorrem dentro
de uma ordem, que confere uma musicalidade e ritmo à declamação. Mas isso fica
à critério dos praticantes.
Atividade 2: Jogral da turma (exemplo)
- Entregar uma cópia do poema “Leilão de jardim”, de Cecília Meireles, para cada aluno.
- Indicar que versos cada aluno irá ler e pedir que grifem.
- Fazer a leitura do Jogral.
Atividade 3: Jogral em grupo (desafio)
- Organizados por fila, cada grupo terá 10 minutos para organizar um jogral do poema que recebeu.
- Em seguida os grupos apresentarão os jograis para a turma.
- Soneto de fidelidades, Vinícius de Moraes.
- As sem-razões do amor, Carlos Drummond de Andrade.
- O filho do homem, Vinícius de Moraes.
- Um beijo, Olavo Bilac
- Meninos carvoeiros, Manuel Bandeira.
Atividade 4: Preparando os jograis
1ª aula: Assistir aos vídeos com exemplos de
jograis para perceber como os artistas tornaram a leitura expressiva, diferente,
atrativa, através da entonação de voz, da divisão das “falas”, expressão
corporal, figurino, etc.
2ª aula: Preparar o jogral
- Pedir que a turma forme grupos de 6 a 7 pessoas.
- Anotar os nomes dos integrantes de cada grupo. Não poderão mudar de grupo depois.
- Explicar que cada grupo irá preparar um jogral de poema apresentar no dia marcado, no “Sarau de Primavera”.
- Entregar aos grupos livros de poesias para que selecionem os poemas desejados para a apresentação.
- O grupo deverá dividir os trechos que cada integrante irá ler; pensar no figurino; se vão decorar ou ler o poema (se forem ler deverão confeccionar livretos de papel cartão como em um coral); como ficarão posicionados no palco; em quais dias e em que local irão ensaiar.
- A professora irá marcar duas datas para Ensaios gerais (no palco); uma data para confecção dos livretos (em sala) e uma data pra confecção da decoração do palco (em sala).
Atividade 5: Apresentação
- Os grupos irão apresentar para a escola os jograis no “Sarau de Primavera”
- Como forma de incentivo e valorização do esforço dos alunos, a professora levará uma pequena “surpresinha” para cada um.
Euu Fiz Parte.Heheheheheh
ResponderExcluireu também kkk
ResponderExcluirBom incentivo!
ResponderExcluir