sábado, 22 de dezembro de 2012

Fone de ouvido na sala de aula? NÃO!!!


 Se a turma está só copiando uma matéria do quadro, ou fazendo algum tipo de trabalho manual como recorte, colagem, desenho, etc., não é necessário que haja tanta concentração. Então, colocar uma musiquinha legal, num volume apropriado, para a classe ouvir, até pode ser uma boa estratégia para tornar o ambiente de aprendizagem mais agradável.
No entanto, os adolescentes, além de achar que são imortais, que nada de ruim os atinge, também tendem a crer que possuem certos “superpoderes” como, por exemplo, o de estudar e ouvir música ao mesmo tempo.

O artigo a seguir pode ajudar os professores na hora de argumentar contra o uso de fones de ouvido na sala de aula em momentos que exigem concentração.



Música prejudica a concentração


Os ritmos lentos podem deixar as pessoas sonolentas e os agitados, provocar distração


29/07/2012 - 18h50 - Atualizado em 29/07/2012 - 18h50
Lorena Fafá / lorena.fafa@redegazeta.com.br
Sabe aquele dia em que você precisa se concentrar nos estudos, ou em algum trabalho importante, mas não consegue? Pois é. Nesses momentos, o ideal é ir para um ambiente quieto, sem nada que possa tirar a sua concentração. No entanto, algumas pessoas têm um hábito que pode colocar tudo a perder: ouvir música durante a leitura.

Algumas recorrem a sons mais tranquilos, intrumentais, e garantem que isso ajuda a manter o foco no que estão lendo. No entanto, a neuropsicóloga Simone Domingues explica que, para que o cérebro fique alerta, o ideal é que, no ambiente, não haja estímulos que possam desviar a atenção de quem está estudando.

Gato ouvindo música - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5“As músicas lentas, instrumentais, podem promover um maior relaxamento e deixar a pessoa sonolenta, o que não combina com estudo”, explica a neuropsicóloga.

Por outro lado, as agitadas promovem uma distração maior e, quando menos percebe, a pessoa está prestando atenção à música, cantarolando ou se lembrando de algum momento que teve a canção como trilha sonora.

“Só para se ter uma ideia de como a música desconcentra, as pessoas têm o costume de ouvir música alta quando estão praticando atividade física. Isso não é à toa. É um jeito de se distrair e não prestar atenção ao esforço repetitivo que elas estão fazendo”, observa Simone.

Individualidade


Apesar de a desconcentração provocada  pela música durante os estudos ser um fator prejudicial ao desempenho da maioria das pessoas, existem algumas exceções.

Certas pessoas podem, sim, ter a capacidade de se concentrar, mesmo ouvindo uma música agitada no máximo volume. Mas a neuropsicóloga diz que, mesmo para quem tem mais facilidade, pode ser que o som prejudique os estudos.

“A pessoa pode, sim, ir bem nos estudos ouvindo música, mas provavelmente ela teria um desempenho ainda melhor sem o som. O ambiente ideal para estudar é livre de estímulos que distraem“, diz.

        Mantenha o foco

Silêncio
O ambiente ideal para estudar deve ser silencioso, sem nenhum outro elemento que possa provocar a distração durante a leitura

Instrumental
Algumas pessoas têm o costume de ouvir músicas instrumentais mais tranquilas na hora de concentrar-se nos estudos ou no trabalho. Isso pode até ajudar, se o ambiente for barulhento, por exemplo, mas também há a tendência de a música causar sono e prejudicar a concentração durante a leitura

Música alta
A música animada, com letra e em volume alto, é a que mais pode prejudicar o raciocínio. Você pode distrair-se com a letra, começar a cantarolar e, quando menos esperar, não estará mais prestando atenção ao que estava lendo. Além disso, músicas conhecidas podem trazer lembranças de algum momento e tirar a concentração

Sem distrações
O melhor ambiente para os  estudos é aquele livre de qualquer coisa que possa tirar a concentração. Sem esses elementos, a atenção se volta toda para os livros


3 comentários:

  1. Rita, concordo com você. Eu, particularmente, gosto de escutar músicas instrumentais de vez em quando, mas na hora dos estudos, não acho interessante. Fico com sono na maioria das vezes. O melhor mesmo é saber separar as coisas: hora de estudo é para ESTUDAR.
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Convido você a divulgar o conteúdo do seu blog no Vidavadia.com
    Estamos em constante crescimento, atualmente ja batemos uma media de mil cliques nos primeiros posts.
    Aguardamos o seu cadastro e seus links.
    Desde já, obrigado!
    Murilo Mendes
    www.vidavadia.com - Links de Qualidade!
    e TENHA SEUS POSTS DIVULGADOS EM NOSSA FAN PAGE ja passa de 35 mil Curtir... e outra com 105mil
    Estamos enviando mais de 1500 visitas para os posts que ficam no topo.

    ResponderExcluir
  3. eu acho que usar fones durante as aulas é um desrespeito com o professor e por isso não levo meu telefone na aula mas não acho certo que os professores tomem o telefone do aluno afinal o telefone é um objeto pessoal do aluno
    fica a dica ;)

    ResponderExcluir