segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Contos inspirados na "HISTÓRIA DE AMOR" de Regina Coeili Rennó


No poste anterior mostrei o vídeo-slide do livro "História de amor" de Regina Coeli Rennó, vídeo esse que inspirou uma de minha aulas em 2012 e resultou na produção de lindo contos pelos meus alunos. Veja a seguir algumas dessas criações.

Na sua recriação do conto de Regina Colei Rennó, a doce aluna Beatriz constrói o enredo através de metáforas inusitadas e sutis revelando a sensibilidade e o romantismo do coração de uma menina-moça. Talvez essas imagens tenham sido criadas sem muita consciência, mas isso não tira o encanto pueril da produção, uma vez que a imaginação, a criatividade por vezes não é voluntária, mas sim fruto da inspiração subjetiva. 

História de amor


Beatriz Barbosa Figueiredo – PAV II – 2012


Era uma vez dois lapisinhos, um era azul e a outra era vermelhinha. Os dois lápis se amavam entre a lua e o mar.

Eles viviam muito felizes na sua casinha tão pequenininha, num lugar no meio do nada. O dia estava chuvoso, o céu inocente. Eles dormiam para que o amor pudesse acordar mais lindo do que nunca.

Chegando a noite, a lua se iluminava quando os dois se encantavam. Noite de paz, namoro doce. Naquele momento surgiu uma lapisinha amarelinha e o lápis azul se apaixonou completamente e resolveu deixar o seu grande amor verdadeiro.

A lapisinha vermelha ficou muito desapontada de ver o seu grande amor partindo para bem longe com a outra. Então ela resolveu voltar para casa, mas aquele lugar não tinha mais aquele encanto, o céu se fechou sem com e sem amor. Ela, tão só, pensava nas coisas mais sem noção, como enviar uma carta e até apontar o lápis amarelo.

Clique aqui para mais Glitters Gifs AnimadosO seu coração magoado, sem cor, sem amor, mas a dor... Então ela resolveu mandar uma carta para que o vento pudesse levar e o seu coração pudesse voar bem alto.

O mundo ficou vazio, a lua sumiu no meio do nada, então ela decidiu ir embora. Ela destruiu a casa que não tinha mais vida e cor, foi-se partindo entre o mar e o passado, indo embora, ela naquele barco tão só.

O lápis azul resolveu voltar arrependido, mas naquele momento o seu grande amor estava partindo pelo mundo e a sua casa toda estragada. Ele sentou vendo que o seu amor estava indo embora para nunca mais voltar.

Ele chorando até anoitecer, a lapisinha vermelhinha sumiu no mar. À noite, nunca mais a lua vai ser a mesma.

Fim.

Ame muito, mas ame a quem mereça o seu grande amor.

A romântica aluna Cíntia utilizou os mecanismos da intertextualidade para criar a sua própria versão do conto de Regina Coeli Rennó. Seguindo o mesmo enredo, mas mudando alguns  elementos narrativos, como os personagens e o cenário, ela deu literalmente asas a sua imaginação e produziu uma nova história com um final tipicamente feliz para suas borboletinhas.

História de amor


Cíntia Alves dos Santos – PAV II – 2012



Era uma vez, duas borboletinhas, um era azul a outra era vermelha.

Os dois se amavam muito, eles voavam alegremente nos campos, olhando as flores lindas e cheirosas.

A noite vinha e eles se acolhiam dentre de uma das flores que se fechava, e dormiam abraçados.

O dia chegava, e os dois acordavam, sonhando em ficar juntos todos os dias e noites. Eles foram passear pelos campos de jasmim. Mas que bom dia para se passear.

Mas um dia veio uma borboleta muito bonita, com grandes asas roxas e antenas atentas. A borboleta azul se apaixonou pela grande borboleta, eles foram embora, ele nem se lembrou de seu amor pela borboleta vermelha que sempre encantava seus dias.

A borboleta vermelha foi embora, tão triste, tão sozinha, com saudades de seu amor. Ela ficou esperando o seu amor voltar, naquela mesma flor que eles ficavam juntos abraçados.

Um dia a borboleta azul viu que a sua nova companheira roxa não era o seu verdadeiro amor. Viu que ela fora embora com outro borboletão. Então ele ficou triste e quis voltar para o seu amor antigo.

Mas a borboleta vermelha ficou tão triste que a flor em que ficava morreu de tanta tristeza e ela resolveu partir para nunca mais voltar.

A noite caiu e a borboleta foi embora com muita saudade de seu amor, mas a borboleta azul já estava chegando para alegrar as noites frias e as tardes tristes.

A borboleta azul correu bem rápido em direção à flor e viu que ela não estava, então correu rápido para o campo e viu o seu amor e voou muito alegre em direção a sua amada.

Os dois voltaram para a flor e prometeram um para o outro que nunca mais iriam se separar. Eles tiveram muitos filhos e viveram felizes para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário