quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Aula Especial de Leitura - "Arraiá" da Leitura - 2012


Plano de aula

Professora Rita de Cássia Vasconcelos                                        Língua Portuguesa

Turma: PAV II                                            Duração: 2 horários                           Data: 31/05/2012

Tema: Aula especial de leitura – “Arraiá” da Leitura





Justificativa: Os alunos apresentam grande dificuldade em escrever autonomamente e também em compreender e interpretar aquilo que leem, dificultando o seu desenvolvimento, tanto dentro das aulas de Português, quanto nas outras matérias e, por que não dizer, em suas vidas fora do ambiente escolar. Esse não saber ler e escrever com eficiência acaba sendo uma barreira que impede o aluno de interagir e intervir no mundo em que vive. Dessa maneira, levando em conta que boa parte dessas dificuldades de aprendizagem se deve à falta do hábito de ler, faz-se necessária uma intervenção pedagógica com o intuito de estimular o gosto pela leitura e promover momentos para que o aluno leia e tenha prazer em fazê-lo, e a leitura não seja apenas uma obrigação, mas uma atividade divertida.


 

Objetivos:

       Promover um momento para que o aluno leia e tenha prazer em fazê-lo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do hábito de leitura.

       Realizar uma avaliação oral envolvendo os conteúdos trabalhados ao longo das aulas anteriores de forma contextualizada (discurso direto e indireto, foco narrativo, tipos de descrição).

       Motivar e estimular o interesse dos alunos através de uma aula com estrutura diferente das de costume.

       Aproximar afetivamente professor e alunos através de uma aula descontraída, na qual se rompa, em certo ponto, o distanciamento que a figura, por vezes austera, do mestre provoca.



Nota: Este plano de aula não pretende e obviamente não solucionará todas as dificuldades de leitura que os alunos possuem, mas com certeza representa uma sementinha, um passo dado em direção ao desenvolvimento do hábito de ler.





Recursos: Cópias das letras das músicas, aparelho de som, paçoquinhas.



Avaliação: Os alunos serão avaliados quanto:

  •       À participação, envolvimento na atividade.
  •       Comportamento durante a atividade.
  •       Domínio dos conteúdos trabalhados nas aulas anteriores.






Práticas:



Apresentação:

  •        Professora explica os objetivos e regras da atividade através de rimas, ao som de uma música de quadrilha.
  •        Professora explica, agora sem rimas, que nesta aula de leitura, ao mesmo tempo em que o aluno lê as letras da música irá cantar e se divertir, assim ler fica mais legal!



Dinâmica da aula:


  •        Professora explica que primeiramente as músicas serão só ouvidas e os alunos acompanharão lendo mentalmente as letras.
  •        Depois a turma irá cantar cada música como se fosse um coral. Para isso a professora indicará a parte que cada aluno irá cantar, bem como as partes que serão cantadas por todos juntos.
  •        As músicas utilizadas, por seu ritmo ou por suas letras, fazem parte do universo “caipira”, para aproveitar o clima de festa junina do momento.
  •        Nas aulas anteriores a professora irá sugerir aos alunos que, se quiserem, poderão vir caracterizados com chapéus e roupas “caipiras”. Para criar um clima de festa, de “Arraiá”.
  •        Durante a aula, entre uma música e outra, a professora irá fazer algumas perguntas aos alunos relacionando os conteúdos que estão sendo trabalhados às letras das músicas.
  •        No final da aula todos confraternizarão saboreando deliciosos docinhos tipicamente juninos: paçoquinhas. 

Avaliação da aula



Esse trabalho de intervenção pedagógica foi realizado no dia 31/05/2012, numa quinta feira, e como foi explicado no plano de aula, no final da atividade compartilhamos uns docinhos, umas paçoquinhas.

Alguns dias depois uma aluna me disse a seguinte frase: “Bom mesmo foi a aula de quinta-feira”, então eu perguntei a ela: “Por causa das paçoquinhas?”, e ela respondeu: “Não é só por causa das paçoquinhas não, dona. Foi por tudo. Estava muito legal! A gente cantando... e tal.” Só por causa dessa fala já considero que o objetivo foi atingido, porque motivar o aluno, fazê-lo se interessar e principalmente gostar da aula é mil vezes mais difícil que ensinar-lhe o conteúdo.

Após a realização dessa aula, percebi que os alunos, embora continuem agitados, difíceis, estão realizando as atividades com mais dedicação, empenho, capricho; participando mais das aulas durante as correções; obedecendo melhor às ordens, sem ficar contestando; respeitando um pouco mais minha autoridade como professora, compreendendo que eu preciso manter a ordem dentro da sala; conversando menos durante a realização dos exercícios e produções de texto; e achando a aula, e a professora de português, menos chatas. A mesma aluna que disse ter gostado da aula especial de leitura, disse numa segunda-feira passada: “Oh, dona, sabia que eu estava até com saudade da senhora?”

Além disso, nos exercícios posteriores, pude notar que os alunos se lembraram mais facilmente dos conteúdos estudados e retomados durante o “Arraiá” da Leitura.

Sem contar que eles têm me surpreendido durante as correções das atividades de interpretação de texto, pedindo freneticamente para ler suas respostas, e o melhor de tudo é que estão mostrando que compreenderam efetivamente o texto, pois, na maioria das vezes, as respostas estão corretas.

Enfim, essa atividade foi apenas o primeiro passo, mas estou certa de que estou no caminho certo rumo à formação de leitores competentes.




Rita de Cássia Vasconcelos 


Músicas utilizadas: A Filha do seu Faceta Meu Reino encantado, Lobisomem do amor, Desencosta da Chiquinha, Água no Leite, O menino da Porteira, Franguinho na Panela, Rei do Gado, Saudade da minha Terra.

Apresentação
Faz silêncio, meu amigo,
Preste muita atenção:
Quem não ficar calado
Vai ter que lamber sabão.
Pra ficar mais divertida
A dura tarefa de ler
Uma aula diferente
Hoje nós vamos fazer.
Não tem livro nem caderno,
Mas não fique assustada,
Nesta festa caipira
A leitura é cantada.
Fique atento, se comporte.
Não fique com cara de tonto.
Porque hoje, minha gente,
A aula vale 1 ponto.
Se divirta, cante junto.
Só não vale bagunçar.
Se me desobedecer,
Sem 1 ponto vai ficar.
Se a professora mandou
Fica esperto, cante bonito.
Não vale ficar calada,
Mas também não vale grito.
Se divirta com a leitura,
Aproveite a farrinha.
Seja um bom aluno,
  Porq ue no final tem paçoquinha!


Contextualizando os conteúdos

1.     Na capa do livreto de músicas, por que algumas palavras estão escritas entre aspas?
2.  Por que estão escritas dessa forma?
3.  Qual seria a forma correta de escrever essas palavras?
4.  Na música “A filha do Seu Faceta”, as falas dos personagens estão escritas em discurso direto ou indireto?
5.  Que sinal foi usado para marcar as falas dos diferentes personagens?
6.  A música “Lobisomem do amor” foi narrada em 1ª pessoa ou em 3ª pessoa? Por quê?
7.   A música “Desencosta da Chiquinha” foi narrada em 1ª ou em 3ª pessoa?
8.  O refrão da música “Desencoste da Chiquinha” é um exemplo de discurso direto ou indireto?
9.  A música “Água no leite” foi narrada em 1ª ou 3ª pessoa?
10.                     Na música “Água no leite” dê um exemplo de trecho que está em discurso direto.
11. “O menino da porteira” está em 1ª ou em 3ª pessoa?
12.                     “Franguinho na panela”: No trecho “minha mulher é um doce” fez-se uma descrição objetiva ou subjetiva?
13.                     “Rei do gado”: O trecho “Disse ao garçom pra guardar o trocado”, está em discurso direto ou indireto?
14.                     “Saudade de minha terra”: O trecho “Aqui tem alguém, diz que me quer bem”, está em discurso direto ou indireto?
15.                     Na música “Meu reino encantado” predomina a descrição objetiva ou subjetiva daquele lugar? Por quê?








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