Plano de aula
Professora Rita de Cássia Vasconcelos Língua Portuguesa
Turma: PAV II
Duração: 2 horários Data: 31/05/2012
Tema: Aula
especial de leitura – “Arraiá” da Leitura
Justificativa:
Os alunos apresentam grande dificuldade em escrever autonomamente e também em
compreender e interpretar aquilo que leem, dificultando o seu desenvolvimento,
tanto dentro das aulas de Português, quanto nas outras matérias e, por que não
dizer, em suas vidas fora do ambiente escolar. Esse não saber ler e escrever
com eficiência acaba sendo uma barreira que impede o aluno de interagir e
intervir no mundo em que vive. Dessa maneira, levando em conta que boa parte
dessas dificuldades de aprendizagem se deve à falta do hábito de ler, faz-se
necessária uma intervenção pedagógica com o intuito de estimular o gosto pela
leitura e promover momentos para que o aluno leia e tenha prazer em fazê-lo, e
a leitura não seja apenas uma obrigação, mas uma atividade divertida.
Objetivos:
Promover um momento
para que o aluno leia e tenha prazer em fazê-lo, contribuindo, assim, para o
desenvolvimento do hábito de leitura.
Realizar uma
avaliação oral envolvendo os conteúdos trabalhados ao longo das aulas
anteriores de forma contextualizada (discurso direto e indireto, foco
narrativo, tipos de descrição).
Motivar e estimular
o interesse dos alunos através de uma aula com estrutura diferente das de
costume.
Aproximar
afetivamente professor e alunos através de uma aula descontraída, na qual se
rompa, em certo ponto, o distanciamento que a figura, por vezes austera, do
mestre provoca.
Nota: Este plano de aula não pretende e obviamente
não solucionará todas as dificuldades de leitura que os alunos possuem, mas com
certeza representa uma sementinha, um passo dado em direção ao desenvolvimento
do hábito de ler.
Recursos: Cópias das letras das músicas, aparelho de som,
paçoquinhas.
- À participação, envolvimento na atividade.
- Comportamento durante a atividade.
- Domínio dos conteúdos trabalhados nas aulas anteriores.
Práticas:
Apresentação:
- Professora explica os objetivos e regras da atividade através de rimas, ao som de uma música de quadrilha.
- Professora explica, agora sem rimas, que nesta aula de leitura, ao mesmo tempo em que o aluno lê as letras da música irá cantar e se divertir, assim ler fica mais legal!
Dinâmica da aula:
- Professora explica que primeiramente as músicas serão só ouvidas e os alunos acompanharão lendo mentalmente as letras.
- Depois a turma irá cantar cada música como se fosse um coral. Para isso a professora indicará a parte que cada aluno irá cantar, bem como as partes que serão cantadas por todos juntos.
- As músicas utilizadas, por seu ritmo ou por suas letras, fazem parte do universo “caipira”, para aproveitar o clima de festa junina do momento.
- Nas aulas anteriores a professora irá sugerir aos alunos que, se quiserem, poderão vir caracterizados com chapéus e roupas “caipiras”. Para criar um clima de festa, de “Arraiá”.
- Durante a aula, entre uma música e outra, a professora irá fazer algumas perguntas aos alunos relacionando os conteúdos que estão sendo trabalhados às letras das músicas.
- No final da aula todos confraternizarão saboreando deliciosos docinhos tipicamente juninos: paçoquinhas.
Esse trabalho de intervenção pedagógica
foi realizado no dia 31/05/2012, numa quinta feira, e como foi explicado no
plano de aula, no final da atividade compartilhamos uns docinhos, umas
paçoquinhas.
Alguns dias depois uma aluna me disse a
seguinte frase: “Bom mesmo foi a aula de quinta-feira”, então eu perguntei a
ela: “Por causa das paçoquinhas?”, e ela respondeu: “Não é só por causa das
paçoquinhas não, dona. Foi por tudo. Estava muito legal! A gente cantando... e
tal.” Só por causa dessa fala já considero que o objetivo foi atingido, porque
motivar o aluno, fazê-lo se interessar e principalmente gostar da aula é mil
vezes mais difícil que ensinar-lhe o conteúdo.
Após a realização dessa aula, percebi
que os alunos, embora continuem agitados, difíceis, estão realizando as
atividades com mais dedicação, empenho, capricho; participando mais das aulas
durante as correções; obedecendo melhor às ordens, sem ficar contestando;
respeitando um pouco mais minha autoridade como professora, compreendendo que
eu preciso manter a ordem dentro da sala; conversando menos durante a
realização dos exercícios e produções de texto; e achando a aula, e a
professora de português, menos chatas. A mesma aluna que disse ter gostado da
aula especial de leitura, disse numa segunda-feira passada: “Oh, dona, sabia
que eu estava até com saudade da senhora?”
Além disso, nos exercícios posteriores,
pude notar que os alunos se lembraram mais facilmente dos conteúdos estudados e
retomados durante o “Arraiá” da Leitura.
Sem contar que eles têm me surpreendido
durante as correções das atividades de interpretação de texto, pedindo
freneticamente para ler suas respostas, e o melhor de tudo é que estão mostrando
que compreenderam efetivamente o texto, pois, na maioria das vezes, as
respostas estão corretas.
Enfim, essa atividade foi apenas o
primeiro passo, mas estou certa de que estou no caminho certo rumo à formação
de leitores competentes.
Rita de Cássia Vasconcelos
Músicas utilizadas: A Filha do seu Faceta, Meu Reino encantado, Lobisomem do amor, Desencosta da Chiquinha, Água no Leite, O menino da Porteira, Franguinho na Panela, Rei do Gado, Saudade da minha Terra.
Apresentação
Faz silêncio, meu amigo,
Preste muita atenção:
Quem não ficar calado
Vai ter que lamber sabão.
Pra ficar mais divertida
A dura tarefa de ler
Uma aula diferente
Hoje nós vamos fazer.
Não tem livro nem caderno,
Mas não fique assustada,
Nesta festa caipira
A leitura é cantada.
Fique atento, se comporte.
Não fique com cara de tonto.
Porque hoje, minha gente,
A aula vale 1 ponto.
Se divirta, cante junto.
Só não vale bagunçar.
Se me desobedecer,
Sem 1 ponto vai ficar.
Se a professora mandou
Fica esperto, cante bonito.
Não vale ficar calada,
Mas também não vale grito.
Se divirta com a leitura,
Aproveite a farrinha.
Seja um bom aluno,
Porq
ue no final tem
paçoquinha!
Contextualizando
os conteúdos
1.
Na
capa do livreto de músicas, por que algumas palavras estão escritas entre
aspas?
3. Qual seria a forma correta de
escrever essas palavras?
4. Na música “A filha do Seu
Faceta”, as falas dos personagens estão escritas em discurso direto ou
indireto?
5. Que sinal foi usado para marcar
as falas dos diferentes personagens?
6. A música “Lobisomem do amor” foi
narrada em 1ª pessoa ou em 3ª pessoa? Por quê?
7.
A
música “Desencosta da Chiquinha” foi narrada em 1ª ou em 3ª pessoa?
8. O refrão da música “Desencoste
da Chiquinha” é um exemplo de discurso direto ou indireto?
9. A música “Água no leite” foi
narrada em 1ª ou 3ª pessoa?
10.
Na
música “Água no leite” dê um exemplo de trecho que está em discurso direto.
11. “O menino da porteira” está em
1ª ou em 3ª pessoa?
12.
“Franguinho
na panela”: No trecho “minha mulher é um doce” fez-se uma descrição objetiva ou
subjetiva?
13.
“Rei
do gado”: O trecho “Disse ao garçom pra guardar o trocado”, está em discurso
direto ou indireto?
14.
“Saudade
de minha terra”: O trecho “Aqui tem alguém, diz que me quer bem”, está em
discurso direto ou indireto?
15.
Na
música “Meu reino encantado” predomina a descrição objetiva ou subjetiva
daquele lugar? Por quê?
Maravilhoso o seu blog. Parabéns.
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