Projeto
Língua Portuguesa Rita Vasconcelos
Turma: 3º ano 14 Duração: 4 aulas
Tema: Oficina de Arte
moderna. As vanguardas e o Modernismo
Justificativa: O
movimento Modernista tem sido objeto de estudo da turma, então, para ampliar os
conhecimentos dos alunos sobre esse tema, é importante aproximá-los mais dos
movimentos de vanguarda. Dessa forma poderão compreender melhor como elas
influenciaram a criação do Modernismo, e vão se familiarizar mais com as
características das vanguardas que podem ser observadas nas obras literárias
brasileiras.
Objetivos:
Ampliar o conhecimento
de mundo dos alunos incentivando a pesquisa sobre as vanguardas artísticas
europeias que influenciaram a criação do movimento Modernista, movimento esse
que tem sido objeto de estudo da turma.
Conhecer mais sobre as
vanguardas para compreender como características de cada uma delas estão
presentes na literatura modernista do Brasil.
Estimular a expressão e
interpretação da subjetividade humana através do contato com diferentes
criações artísticas.
Estimular a
criatividade através da produção de obras artísticas diversas.
Avaliação:
Produção dos materiais
para a exposição de arte.
Apresentação do vídeo
ou slide.
Tarefas
Divididos em grupos de
5 a 6 pessoas, os alunos deverão criar diferentes obras artísticas para
produzir uma exposição no pátio da escola.
Valor:______ pontos.
Data de
apresentação:___/___/____
No dia marcado cada
grupo deverá apresentar os seguintes materiais:
1. Escolher um poema
modernista de algum dos seguintes autores: Oswald de Andrade, Mário de Andrade,
Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Ronald
de Carvalho e Raul Bopp.
a. Reproduzir em cartolina
o poema escolhido. Colocar o nome dos integrantes do grupo e turma.
b. Criar um vídeo, ou
slide para apresentar o poema à turma, mesclando os versos com imagens
relacionadas. Colocar o nome dos integrantes do grupo e a turma. No dia da
apresentação, um integrante do grupo deverá ler o poema enquanto o vídeo, ou
slide é mostrado.
2. Criar 1 poemas Cubistas
seguindo as orientações da proposta de produção número 1, página 140, Livro “Português
Linguagens 3”. Reproduzir o poema em folha sulfite. Colocar o nome dos
integrantes do grupo e turma.
3. Produzir uma gravura em
folha sulfite através da técnica cubista de colagem. Colocar o nome dos
integrantes do grupo e turma.
4. Criar um poema Dadaísta
seguindo as orientações da proposta de produção número 2, página 140, Livro
“Português Linguagens 3”. Reproduzir o poema em folha sulfite. Colocar o nome
dos integrantes do grupo e turma.
5. Criar uma obra
artística com objetos do cotidiano seguindo a técnica dadaísta de “ready-made”.
Providenciar uma placa com o nome da obra, integrantes do grupo e turma.
6. Fazer, em cartolina, a
releitura de pinturas representantes dos seguintes movimentos: Surrealismo,
Expressionismo e Futurismo. Uma pintura de cada movimento. Providenciar uma
placa com o nome da obra, o autor, integrantes do grupo e turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário