Plano
de aula
Rita
Vasconcelos Língua
Portuguesa
Turmas:
2º ano ensino médio Duração: 2 aulas
Tema:
Produção de texto argumentativo: “Por que as pessoas mentem na internet”
Justificativa:
Após a correção dos textos dos alunos feitos segunda Proposta de redação diagnóstica,
verificou-se que um dos principais problemas apresentados foi o de organizar as
ideias de forma a conduzir o leitor por uma linha lógica de raciocínio que
culmine na conclusão desejada. Este plano de aula buscará auxiliar o aluno a
vencer essa dificuldade e melhorar sua escrita nas produções futuras.
Objetivos:
- Aprender uma nova estratégia que auxilia a produção de textos mais coesos e coerentes: a produção antecipada de um “esquema” ou “esqueleto” do texto que sirva como guia para sua produção.
- Produzir um texto argumentativo seguindo um esquema preestabelecido que levará à organização das ideias de forma a conduzir o leitor por uma linha lógica de raciocínio que culminará na conclusão desejada referente ao tema em questão.
Recursos:
quadro e pincel.
Avaliação:
correção das produções de texto.
Práticas:
1. Comentar com os alunos sobre a avaliação das produções de texto feitas anteriormente
Nas minhas turmas o diagnóstico foi o seguinte:
- Pontos positivos:
- Ideias originais;
- Poucos erros quanto à ortografia e uso de variações linguísticas inadequadas;
- Capacidade de dissertar sobre um tema sem que haja muita pesquisa ou discussão anterior.
Pontos
negativos:
- Ausência de paragrafação;
- Ideias desorganizadas;
- Argumentos fracos ou ausência de argumentos;
- Título igual ao tema ou não relacionado ao texto;
- Falta de conexão entre as partes do texto;
- Ideias incompletas e repetições desnecessárias;
- Falta de introdução adequada e solução para o problema.
3. Apresentar
a produção de um “esqueleto do texto” como estratégia para garantir a produção
de um texto com ideias bem organizadas.
4. Fazer
no quadro o “esqueleto do texto” para o tema “Por que as pessoa s mentem na internet”.
Introdução: Contexto
1º
parágrafo: Contexto atual: o que fez surgir os relacionamentos virtuais? Como
eles acontecem?
2º
parágrafo: Problema: as pessoas mentem na internet? Sobre o que elas mentem?
Tese: opinião
3º
parágrafo: por que as pessoas mentem pela internet?
Opção
1: insatisfação pessoal .
Opção
2: necessidade de impressionar e/ou ser aceito.
Desenvolvimento: Argumentos
4º
parágrafo:
Argumento
opção 1: ideal de beleza e sucesso inalcançável gera frustração. Só a Internet
permite viver um personagem perfeito.
Argumentação
opção 2: na internet é preciso se
destacar para atrair. O que gera interesse é beleza e sucesso. Se você não tem,
mente.
Conclusão e solução
5º
parágrafo: Já que as pessoas mentem pela internet, os relacionamentos virtuais
são positivos? Qual a solução para o problema?
5. Pedir
que os alunos produzam textos argumentativos seguindo o “esqueleto”
apresentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário