quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Plano de aula: "Dia nacional da Consciência Negra"



Plano de aula
Rita Vasconcelos            Língua Portuguesa
Turma: 2º ano ensino médio 12                    Duração: 2 aulas
Tema: Dia nacional da Consciência Negra

Justificativa: A Lei 10.639 de 2003 estabelece que no dia 20 de novembro seja comemorado o Dia da Consciência Negra. A data é feriado em boa parte do Brasil e foi criada para discutir a História dos negros no país, sua cultura e sua colaboração para a nação que temos hoje. Além disso, é também uma oportunidade para lembrar , evidenciar e refletir sobre os problemas sociais que ainda afligem essa parcela da população.
Objetivos:
  • Compreender por que foi criado o Dia da Consciência Negra.
  • Refletir sobre a desigualdade racial, preconceito, discriminação e racismo no Brasil.
  • Analisar e refletir sobre a situação atual do negro no Brasil com base em dados estatísticos e depoimentos.
  • Compreender a luta do negro: as origens, os motivos e os objetivos.
  • Divulgar e valorizar os ideais de Consciência Negra através da exposição de cartazes com poemas sobre o tema.

Recursos:
  • Sala de vídeo.
  • Cópias do questionário sobre o documentário.
  • Cópias dos textos e poemas para confecção dos cartazes.
Avaliação:
  • Correção do questionário.
  • Exposição dos cartazes.
Práticas: 
1. Introdução

(Explicar qual a origem do Dia Nacional da Consciência Negra e quais os objetivos do projeto.)
Como surgiu o Dia da Consciência Negra?
As origens do Dia da Consciência Negra estão relacionadas aos esforços dos movimentos sociais para evidenciar as desigualdades históricas que afligem a população negra e parda no Brasil. 
A data é comemorada em 20 de novembro para coincidir com o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), líder do Quilombo dos Palmares, no período colonial brasileiro.
Os quilombos eram agrupamentos populacionais formados por escravos foragidos de fazendas coloniais. Nesses locais, os ex-escravos se organizavam para garantir sua subsistência e a reprodução da cultura de seus ancestrais africanos.
O Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, é uma das mais famosas comunidades de escravos foragidos da nossa história.  Seu último líder foi Zumbi dos Palmares. 

No final do século17, o Quilombo foi alvo de diversos ataques de bandeirantes. Acabou  sucumbindo ao poder bélico superior das tropas. Nesse período, Zumbi foi caçado e morto. Sua cabeça foi exibida em praça pública para desencorajar os outros escravos.
Desde a década de 70, a data do falecimento de Zumbi tem sido utilizada para relembrar as condições desumanas da escravidão no Brasil e as formas de resistência dos povos escravizados.

Mais recentemente, leis estaduais e municipais criaram o feriado no dia 20 de novembro com o objetivo de valorizar a cultura negra, reconhecer a contribuição de ex-escravos e seus descendentes para a história e promover uma discussão sobre a condição do negro no Brasil. ( Maiko Rafael Spiess)

(Assistir ao documentário e responder ao questionário)

Questionário

Documentário: “Negros no Brasil: brilho e invisibilidade”
Caminhos da reportagem – TV Brasil

1. O documentário menciona a seguinte questão que já foi tema de campanha contra o racismo: “Onde você guarda o seu racismo?”. Apesar da maioria da população não se declarar racista, uma pesquisa realizada pelo pesquisador Alberto Carlos Almeida demonstrou o contrário. Explique como foi realizada essa pesquisa e quais foram os resultados.

2. Na parte do documentário em que a família Dias Almeida é entrevistada, vários integrantes relatam situações vividas por eles que ilustram o cenário de preconceito e discriminação vivido pelos negros no Brasil. Cite dois desses depoimentos.

3. Ao falar sobre a questão das cotas raciais em universidades, o documentário mostrou as opiniões de algumas pessoas entrevistadas nas ruas como forma de exemplificar a visão geral da população sobre essa questão. A maioria dessas pessoas se posicionou contra ou a favor do sistema de cotas? E quais foram os argumentos usados por elas para defender esse posicionamento?

4. Quais são os fatores citados no documentário que levam a população negra, e em especial as mulheres negras, a terem as maiores taxas de desemprego, menores salários e dificuldades para ocuparem altos cargos de chefia?

5. O Brasil tem uma dívida história e social com a população negra. Explique qual a relação da Lei Áurea, que resultou na abolição da escravatura no Brasil, com a situação do negro hoje.

6. Baseando-se em toda a reflexão que você fez a partir desse documentário, explique: O que o negro quer do Brasil, hoje?

3. Cartazes
(Confeccionar cartazes com textos, poemas e letras de músicas que falam sobre negros e a consciência negra.)

Respeitem meus cabelos, brancos - Chico César

Zumbi vive - Euríoedes Barbosa Ribeiro

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

Um comentário:

  1. Olá, este plano de aula que você sugere sobre a consciência negra é muito bom. Parabéns.
    Gostei bastante do blog. =)

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