Plano de aula
Rita Vasconcelos Língua Portuguesa
Turma: 2º ano ensino médio 12 Duração: 2 aulas
Tema: Dia nacional da Consciência Negra
Justificativa:
A Lei 10.639 de 2003 estabelece que no dia 20 de novembro seja comemorado o Dia
da Consciência Negra. A data é feriado em boa parte do Brasil e foi criada para
discutir a História dos negros no país, sua cultura e sua colaboração para a
nação que temos hoje. Além disso, é também uma oportunidade para lembrar , evidenciar
e refletir sobre os problemas sociais que ainda afligem essa parcela da
população.
Objetivos:
- Compreender por que foi criado o Dia da Consciência Negra.
- Refletir sobre a desigualdade racial, preconceito, discriminação e racismo no Brasil.
- Analisar e refletir sobre a situação atual do negro no Brasil com base em dados estatísticos e depoimentos.
- Compreender a luta do negro: as origens, os motivos e os objetivos.
- Divulgar e valorizar os ideais de Consciência Negra através da exposição de cartazes com poemas sobre o tema.
Recursos:
- Sala de vídeo.
- Cópias do questionário sobre o documentário.
- Cópias dos textos e poemas para confecção dos cartazes.
Avaliação:
- Correção do questionário.
- Exposição dos cartazes.
Práticas:
1. Introdução
(Explicar qual a origem do Dia Nacional da Consciência Negra e quais os objetivos do projeto.)
(Explicar qual a origem do Dia Nacional da Consciência Negra e quais os objetivos do projeto.)
Como
surgiu o Dia da Consciência Negra?
As origens do Dia da Consciência
Negra estão relacionadas aos esforços dos movimentos sociais para evidenciar as
desigualdades históricas que afligem a população negra e parda no Brasil.
A data é comemorada em 20 de
novembro para coincidir com o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), líder do Quilombo dos Palmares, no
período colonial brasileiro.
Os quilombos eram agrupamentos populacionais formados por escravos
foragidos de fazendas coloniais. Nesses locais, os ex-escravos
se organizavam para garantir sua subsistência e a reprodução da cultura de
seus ancestrais africanos.
O Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, é
uma das mais famosas comunidades de escravos foragidos da nossa história.
Seu último líder foi Zumbi dos Palmares.
No final do século17, o Quilombo foi alvo de diversos ataques de bandeirantes. Acabou sucumbindo ao poder bélico superior das tropas. Nesse período, Zumbi foi caçado e morto. Sua cabeça foi exibida em praça pública para desencorajar os outros escravos.
No final do século17, o Quilombo foi alvo de diversos ataques de bandeirantes. Acabou sucumbindo ao poder bélico superior das tropas. Nesse período, Zumbi foi caçado e morto. Sua cabeça foi exibida em praça pública para desencorajar os outros escravos.
Desde a década de 70, a data do
falecimento de Zumbi tem sido utilizada para relembrar as condições desumanas
da escravidão no Brasil e as formas de resistência dos povos escravizados.
Mais recentemente, leis estaduais e municipais criaram o feriado no dia 20 de novembro com o objetivo de valorizar a cultura negra, reconhecer a contribuição de ex-escravos e seus descendentes para a história e promover uma discussão sobre a condição do negro no Brasil. ( Maiko Rafael Spiess)
Mais recentemente, leis estaduais e municipais criaram o feriado no dia 20 de novembro com o objetivo de valorizar a cultura negra, reconhecer a contribuição de ex-escravos e seus descendentes para a história e promover uma discussão sobre a condição do negro no Brasil. ( Maiko Rafael Spiess)
(Assistir ao
documentário e responder ao questionário)
Questionário
Documentário:
“Negros no Brasil: brilho e invisibilidade”
Caminhos da reportagem – TV Brasil
1. O documentário menciona
a seguinte questão que já foi tema de campanha contra o racismo: “Onde você
guarda o seu racismo?”. Apesar da maioria da população não se declarar racista,
uma pesquisa realizada pelo pesquisador Alberto Carlos Almeida demonstrou o
contrário. Explique como foi realizada essa pesquisa e quais foram os
resultados.
2. Na parte do
documentário em que a família Dias Almeida é entrevistada, vários integrantes
relatam situações vividas por eles que ilustram o cenário de preconceito e
discriminação vivido pelos negros no Brasil. Cite dois desses depoimentos.
3. Ao falar sobre a
questão das cotas raciais em universidades, o documentário mostrou as opiniões
de algumas pessoas entrevistadas nas ruas como forma de exemplificar a visão
geral da população sobre essa questão. A maioria dessas pessoas se posicionou
contra ou a favor do sistema de cotas? E quais foram os argumentos usados por
elas para defender esse posicionamento?
4. Quais são os fatores
citados no documentário que levam a população negra, e em especial as mulheres
negras, a terem as maiores taxas de desemprego, menores salários e dificuldades
para ocuparem altos cargos de chefia?
5. O Brasil tem uma dívida
história e social com a população negra. Explique qual a relação da Lei Áurea,
que resultou na abolição da escravatura no Brasil, com a situação do negro hoje.
6. Baseando-se em toda a
reflexão que você fez a partir desse documentário, explique: O que o negro quer
do Brasil, hoje?
3. Cartazes
(Confeccionar cartazes
com textos, poemas e letras de músicas que falam sobre negros e a consciência
negra.)
Olá, este plano de aula que você sugere sobre a consciência negra é muito bom. Parabéns.
ResponderExcluirGostei bastante do blog. =)