1. Organize de
forma lógica as informações apresentadas no quadro 1
2. Produza um texto com as
informações já organizadas, articulando as orações e parágrafos por meio das
expressões coesivas apresentadas no quadro 2. Há várias possibilidades de
utilização dos elementos coesivos e você pode fazer as alterações que julgar
necessárias para que o texto fique coeso e coerente.
3. Dê um título ao seu texto.
4. Troque sua produção com um
colega e reflitam sobre as diferenças entre seus textos.
Quadro 1
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01
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A medida mais eficaz para proteger
as crianças da influência negativa da publicidade infantil é que os pais
assumam sua responsabilidade na formação dos hábitos de consumo dos filhos.
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02
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A publicidade infantil influencia
negativamente a formação das crianças porque contribui para o aumento dos
índices de obesidade.
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03
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A publicidade infantil influencia
negativamente a formação das crianças porque induz ao materialismo e
consumismo.
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04
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A criança quer o produto, não por
necessidade, mas pelo mero desejo de dizer que tem.
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05
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A publicidade infantil influencia
negativamente a formação das crianças porque estimula a erotização precoce.
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06
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As propagandas atraem, encantam,
convencem o público para que consumam o produto.
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07
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As propagandas infantis apresentam
animações, personagens conhecidos, brindes, fundos musicais, outras crianças,
linguagem lúdica, etc.
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08
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Deve-se colocar, nas embalagens de
alimentos pouco saudáveis, informações e avisos sobre os riscos do consumo
exagerado do produto.
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09
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A publicidade infantil estimula o
consumo de alimentos gordurosos, cheios de açúcar e com baixíssimo valor
nutricional, como refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos, etc.
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10
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A publicidade infantil deve ser
proibida porque as crianças não têm discernimento para compreender as
intenções da propaganda e avaliar a necessidade e qualidade do produto
anunciado.
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11
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As crianças vão se tornar capazes
de avaliar a necessidade e a qualidade do produto anunciado.
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12
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A publicidade infantil deve ser
proibida porque influencia negativamente a formação das crianças.
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13
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Muitos pais e associações que
defendem os direitos de crianças e adolescentes acreditam que a publicidade
infantil deve ser proibida no Brasil.
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14
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Deve-se proibir o uso de personagens infantis e brindes em propagandas.
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15
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As crianças devem ser protegidas da
influência negativa da publicidade infantil.
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16
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O diálogo e o constante
acompanhamento das crianças fazem com que, aos poucos, as crianças
desenvolvam um pensamento crítico.
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17
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A publicidade infantil leva a
criança a pensar que ter determinado objeto é sinônimo de status.
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18
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As propagandas utilizam diversos
recursos linguísticos e audiovisuais.
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19
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Deve-se restringir os horários de
exibição da publicidade infantil na TV.
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20
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A publicidade infantil estimula a
vaidade e a imitação de comportamentos adultos, como o culto à magreza;
supervalorização da moda; uso de recursos estéticos, como cosméticos, maquiagem,
etc.
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Quadro 2
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|||||
PARA
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DEVIDO A ESSE GRNEDE ASSÉDIO
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ALÉM DISSO/ALÉM DO MAIS PAIS E ASSOCIAÇÕES
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ACREDITAM QUE
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CONSIDERAM QUE
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DEFENDEM QUE
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COM O OBJETIVO DE
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POR CAUSA DESSE GRANDE ASSÉDIO
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A PRIMEIRA INFLUÊNCIA NEGATIVA É QUE
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DESSA MANEIRA
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ATRAVÉS DE MEDIDAS COMO
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CONTUDO
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COM A INTENÇÃO DE
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ESSE GRANDE ASSÉDIO FAZ COM QUE
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OUTRA INFLUÊNCIA NEGATIVA É QUE
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SENDO ASSIM
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POR MEIO DE MEDIDAS COMO
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NO ENTANTO
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COM O INTUITO DE
|
GRAÇAS A ESSE GRANDE ASSÉDIO
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OUTRO PROBLEMA É QUE
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NESSE CONTEXTO
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ATRAVÉS DE AÇÕES COMO
|
PORÉM
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DENTRE ESSES RECURSOS ESTÃO
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POIS/ PORQUE
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UMA DAS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS É QUE
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PORTANTO
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POR MEIO DE AÇÕES COMO
|
MAS
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ESSES RECURSOS INCLUEM
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CONSIDERANDO QUE
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TAMBÉM
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DESSA FORMA
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POR EXEMPLO
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TODAVIA
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DENTRE ELES ESTÃO
|
JÁ QUE
|
CONSIDERANDO QUE
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ASSIM
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OU SEJA
|
ENTRETANTO
|
DENTRE OS QUAIS ESTÃO
|
UMA VEZ QUE
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POR ISSO
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COM ISSO
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EMBORA
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E
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A influência negativa da
publicidade infantil
As propagandas
utilizam diversos recursos linguísticos e audiovisuais com o objetivo de
atrair, encantar, convencer o público para que consumam o produto, dentre os
quais estão animações, personagens conhecidos, brindes, fundos musicais,
outras crianças, linguagem lúdica, etc.
Graças a esse
grande assédio, muitos pais e associações que defendem os direitos de
crianças e adolescentes acreditam que a publicidade infantil deve ser proibida
no Brasil, considerando que as crianças não têm discernimento para
compreender as intenções da propaganda e avaliar a necessidade e qualidade do
produto anunciado. Além disso, pais e associações defendem que a publicidade
infantil deve ser proibida porque influencia negativamente a formação das
crianças.
Uma das influências
negativas da publicidade infantil é que ela induz ao materialismo e
consumismo, levando a criança a pensar que ter determinado objeto é sinônimo
de status. A criança quer o produto, não por necessidade, mas pelo mero
desejo de dizer que tem.
Outro problema
ocasionado pelas propagandas é o estímulo à erotização precoce. A publicidade
infantil estimula a vaidade e a imitação de comportamentos adultos, como o
culto à magreza; supervalorização da moda; uso de recursos estéticos, como
cosméticos, maquiagem, etc.
A publicidade
infantil também influencia negativamente a formação das crianças porque
contribui para o aumento dos índices de obesidade, já que estimula o consumo
de alimentos gordurosos, cheios de açúcar e com baixíssimo valor nutricional,
como refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos, etc.
Dessa forma as
crianças devem ser protegidas da influência negativa da publicidade infantil
através de medidas como: proibir o uso de personagens infantis e brindes em
propagandas; restringir os horários de exibição da publicidade infantil na
TV; colocar, nas embalagens de alimentos pouco saudáveis, informações e
avisos sobre os riscos do consumo exagerado do produto.
Contudo a medida mais
eficaz para proteger as crianças da influência negativa da publicidade
infantil é que os pais assumam sua responsabilidade na formação dos hábitos
de consumo dos filhos. O diálogo e o constante acompanhamento das crianças
fazem com que, aos poucos, as crianças desenvolvam um pensamento crítico, com
isso as crianças vão se tornar capazes de avaliar a necessidade e a qualidade
do produto anunciado.
Rita Vasconcelos.
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