quarta-feira, 8 de abril de 2015

Exercícios sobre Orações Coordenadas



Exercícios

1.      Circule as conjunções e classifique-as de acordo com as relações de sentido estabelecidas por elas entre as orações de cada período, segundo o esquema a seguir.

( 1 ) conjunção coordenativa aditiva.
( 2 ) conjunção coordenativa adversativa.
( 3 ) conjunção coordenativa alternativa.
( 4 ) conjunção coordenativa explicativa.
( 5 ) conjunção coordenativa  conclusiva.

a.      Gosto muito de dançar, pois faço jazz desde pequena. (     )
b.      Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol. (    )
c.       Acendeu o abajur, guardou os chinelos e deitou-se. (    )
d.      Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre. (    )
e.      Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular. (    )
f.         Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia. (    )
g.      Não me abandone, ou eu sou capaz de morrer. (    )
h.      Não é gulodice, nem egoísmo de criança. (    )
i.        Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero. (    )
j.         Choveu muito na região sudeste; no entanto, o rodízio de água começará amanhã. (    )
k.       Viajei até ao Norte, porém não consegui observar todas as paisagens. (   )
l.        lhes foram fornecidos os exercícios, portanto trabalhem bem. (    )
m.    Me empreste suas revistas, ou terei que comprar outras.(    )
n.       O meu amigo não aceita ajuda de ninguém, por isso vou ajudá-lo sem que perceba.(    )
o.      Tudo é belo nestas paisagens, mas falta-me a minha família.(   )
p.      Eles não terminaram o que tinham que fazer, nem se esforçaram para isso. (    )
q.      Ora me dizes para estudar, ora me obrigas a trabalhar na loja. (    )


2.      Complete os períodos com conjunções coordenativas que estabelecem, entre as orações, uma correta relação de sentido. Em seguida classifique essas conjunções.

a.      Correu demais, ______caiu.

b.      Dormiu mal, ________ os sonhos não o deixaram em paz

c.       A matéria perece, _________a alma é imortal.

d.       Leu o livro, ________é capaz de descrever as personagens com detalhes.

e.      Guarde seus pertences, ________podem servir mais tarde.

f.        Ele trabalhava durante o dia e estudava à noite.

g.      A criança _____cantava, ______ se punha a correr pela sala.


3.       Construa períodos compostos por coordenação unindo as orações de cada um dos pares a seguir com a conjunção adequada. Em seguida, classifique as conjunções utilizadas.

a.       O lavrador abriu sulcos. Depositou as sementes.

b.       Precisamos preservar a natureza. Não sobreviveremos.

c.       Não se preparou para o concurso. Conseguiu ser aprovado.

d.      Deitei-me exausto. Não consegui dormir.

e.      Choveu durante toda a noite. Não pudemos sair.

f.        Eles se amavam. Já não se falavam mais.

g.       O casaco dele estava remendado. O casaco estava limpo.

h.      Todos trabalhavam: varrendo o chão, lavando as vidraças.

i.         Chora. Lágrimas lavam a alma.

j.         O time atacava. O time defendia. No placar, o resultado não se movia.


4.       Utilizando as conjunções coordenativas indicadas, e conjugando os pares de verbos a seguir, construa períodos compostos.

a.       CONVERSAR - ENTENDER. (aditiva)
b.      ESPERAR – PASSAR. (adversativa)
c.       PENSAR – FAZER. (conclusiva)
d.      ESTUDAR – OUVIR. (alternativa).
e.      AMAR – SOFRER (explicativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário