quarta-feira, 8 de abril de 2015

Exercícios de coesão e coerência



I.                    A coerência se refere à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto através da conexão das ideias de forma lógica e sem contradição. Sabendo disso, reescreva as frases a seguir fazendo as modificações necessárias para que elas se tornem coerentes.



1.       Os sete artistas compõem um trio de talento.

2.       A vítima foi estrangulada a golpes de facão.

3.       O acidente foi no triste e célebre Retângulo das Bermudas.

4.       O tribunal, após breve deliberação, foi condenado a um mês de prisão.

5.        A nova terapia traz esperanças a todos os que morrem de câncer a cada ano.

6.       O velho reformado, antes de apertar o pescoço da mulher até a morte, se suicidou.

7.       A polícia e a justiça são as duas mãos de um mesmo braço.

8.       Depois de algum tempo, a água corrente foi instalada no cemitério, para a satisfação dos habitantes.

9.       No corredor do hospital psiquiátrico os doentes corriam como loucos.

10.   Ela contraiu a doença na época que ainda estava viva.

11.   Parece que ela foi morta pelo seu assassino.




II.                  Reescreva as frases substituindo os termos grifados por palavras ou expressões equivalentes. Faça as alterações necessárias.



1.       A nevasca, nos Estados Unidos, pode afetar até cerca de 60 milhões de pessoas em uma dúzia de estados, segundo a Reuters e a CNN.

2.       A Igreja Católica Brasileira comunicou a suspensão do bispo Dom Fernando Pugliese que realizou um casamento homoafetivo, na última sexta.

3.       Conheça as virtudes e os riscos da dieta que prega volta aos alimentos do homem pré-histórico.

4.       A fisioterapeuta Fernanda Bianchini venceu preconceitos e criou um método de ensino de dança para bailarinos cegos.

5.       Quem dará vida à princesa em “A Bela e a Fera” será a atriz  do Reino Unido Emma Watson, famosa por papéis na saga “Harry Potter” e em “As vantagens de ser invisível”.

6.       Em Itabirito, o muro de uma escola que está em obras   desabou nesta terça-feira e fechou uma rua. Moradores que moram   no entorno da escola ficaram assustados. Nenhum pedestre foi atingido. A terra chegou a atingir dois veículos, mas não provocou danos, conforme a prefeitura.



III.                Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão, tais como pronomes, advérbios, conjunções, etc., determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos. Sabendo disso reescreva os períodos, eliminando as repetições. Faça as mudanças necessárias.



1.       Conversei com Ana e avisei a Ana que não desejava substituir Ana na gerência, pois apesar de ter sempre servido à empresa, jamais aspirei a tal cargo.

2.       Meu filho chegou muito tarde ontem, e quando perguntei a meu filho o motivo, meu filho ficou muito nervoso.

3.       O chefe precisa desses documentos com urgência. Entregue os documentos o mais rápido possível para o chefe.

4.       A energia hidrelétrica é segura e confiável. A energia hidrelétrica está entre as fontes mais limpas e renováveis que existem. A Eletrobras investe na geração de energia hidrelétrica.

5.       A Agência Nacional de Águas encontrou água “ruim” ou “péssima” em 44% dos pontos de coleta no Brasil. A água está contaminada principalmente com esgoto doméstico. Tratar a água contaminada e tornar a água contaminada adequada ao consumo é caro, demorado e, às vezes, inviável.

6.       O governo federal quer construir hidrelétricas nas terras dos índios munducurus. Milhares de índios munducurus declararam guerra ao governo federal. Os índios munducurus são notáveis por cortar a cabeça de seus inimigos e batalhas.

7.       A presidente da Petrobras admitiu no Congresso que a Petrobras fez um péssimo negócio o comprar uma refinaria em Pasadena.

8.       As melhores opções para se hospedar em Salvador são a Barra e o centro. A Barra e o centro têm bons hotéis. A Barra e o centro ficam próximos à Arena Fonte Nova.

9.       O empregador brasileiro é um herói. O empregador brasileiro é movido por um ideal. O empregador brasileiro enfrenta vários obstáculos. O empregador brasileiro cumpre a missão a que se propôs.

10.   Os consumidores estão certos das vantagens do cigarro eletrônico. As autoridades de saúde pública não estão certas das vantagens do cigarro eletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário