quarta-feira, 8 de abril de 2015

Exercícios sobre coerência e coesão



1.      Abaixo, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.

a.      O solo do nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.
b.      Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.
c.       O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

2.       Estabeleça a coesão do texto abaixo, valendo-se de expressões que substituam o excesso do emprego da palavra "golfinho". Utilize expressões que possam servir como substitutas.

"O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só respira fora da água. O golfinho vive em grupos e comunica-se com outros golfinhos através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de distância. É assim que  o golfinho pede ajuda quando está em perigo ou avisa os golfinhos onde há comida. O golfinho aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos golfinhos são aprisionados, treinados e exibidos em espetáculos em todo o mundo."  Revista Ciência Hoje.

3.      Leia o texto abaixo e responda às questões I e II.

Em Salvador, as gangues dos meninos de rua – que roubam e auxiliam traficantes para andar com roupa e tênis da moda – sabem que esse guarda roupa  não  combina com a imundície dos locais onde dormem, chamados mocós em quase todo o país.
Contornam a dificuldade de banho nos chafarizes das praças ou se valem da boa  vontade de grupos religiosos e donos de lanchonetes que os deixam usar os chuveiros.
Limpos, fortes e bem vestidos, não passam, porém, por garotos de classe média,  como pretendem. São traídos por visíveis erupções de pele no rosto e nos braços, provocadas  por constantes intoxicações. É esse o resultado da inalação da cola  de sapateiro, do consumo  de drogas mais pesadas e da alimentação suspeita que obtêm nas ruas.

Jornal O Estado de São Paulo. Mar 1992. In: FARACO & MOURA. Linguagem nova. São Paulo: Ática. V. 8, p. 53.

I.                   Indique as expressões do texto a que se referem os seguintes mecanismos de coesão:
a.      que (linha 01)______________________________________________________
b.      esse guarda-roupa (linha 02)___________________________________________
c.       onde (linha 03)______________________________________________________
d.      os (os deixam/ linha 05)_______________________________________________

II.                Explicite o tipo de relação de sentido que se estabelece no texto pelos seguintes itens linguísticos:
a.      para (linha 02) ____________________________________________________
b.      porém (linha 06)___________________________________________________

4.      Leia o texto abaixo:

                                   O QUE É SER GENTE DIREITA?

            Dificilmente alguém será aclamado direito por todos os seres humanos, pois  cada um pensa de uma maneira e tem uma concepção formada do que é certo ou errado.
            A pessoa ser considerada direita pelos outros é muito relativo; por exemplo: se você roubasse algum bem de valor e desse o seu pai, você poderia ser considerado  um bom filho; todavia, perante a sociedade, essa pessoa seria um ladrão.
            Gente direita é alguém que diante do seu modo de pensar, da sua maneira  de agir, de sua criação, do lugar em que habita, tem na sua consciência que aquilo  que está fazendo é certo.

(Texto da aluna Ana Raquel Sá da Nóbrega, matrícula 94110750, turma 2560)

Destaque do texto uma passagem em que a conjunção indique a relação de sentido de:
a.      causa:_______________________________________________________________
b.      condição:____________________________________________________________
c.       adição:______________________________________________________________
d.      oposição:____________________________________________________________

5.      Na frase: O Brasil é um país subdesenvolvido. Dessa forma, não tem muito prestígio. Qual palavra ou expressão coesiva dá sequenciação a este enunciado:
a.      É.  
b.      Não tem muito prestigio.           
c.       Dessa forma.       
d.      País.
e.      O Brasil.

6.      Na frase: Sou coletivo. Tenho o mundo dentro de mim. O elemento coesivo que melhor uniria estas duas orações é:
a.      E.  
b.      Afinal.      
c.       Entretanto.          
d.      Ou.           
e.      Ainda que.

7.       Leia o texto antes de resolver as questões propostas.

                                    PODERÍAMOS VIVER SEM CHUVA

            À primeira vista, parece que a chuva devia cair sempre à noite, porque é precisamente quando traz mais benefícios e menos prejudica nossos afazeres e divertimentos; mas quer ela  caia em dias de festa ou de noite, enquanto dormimos tranquilamente, a chuva é sempre necessária.
            Seus efeitos consistem em penetrar na terra e ser absorvida pelas raízes das plantas, que dela necessitam para viver.
Nas regiões onde não há chuva, não há também vida, e noutras onde a chuva escasseia ou só cai em certas estações do ano, as populações esperam-na e desejam-na, e até há costume de elevar preces ao céu para que a envie em tempo próprio.
            Devemos  ver na chuva, por consequência, um agente que limpa e purifica o ar, alimenta a vida vegetal, da qual depende a nossa e nos fornece a água de que necessitamos durante todo o ano.

I.                    Indique a expressão a que se referem os seguintes itens linguísticos:
a.      seus (linha 05)_________________________________________________________
b.      dela (linha 06)__________________________________________________________
c.       onde (linha 07)__________________________________________________________
d.      na (linha 08)____________________________________________________________
e.      da qual (linha 11)_______________________________________________________

II.                  Identifique as relações de sentido que se estabelecem no texto através dos seguintes conectivos.
a.      porque (linha 01)________________________________________________________
b.      enquanto (linha 03)_____________________________________________________
c.       mas (linha 03)___________________________________________________________
d.      para que (linha 09)_______________________________________________________
e.      e (linha 11)_____________________________________________________________

8.      Reúna os segmentos de cada item, subordinando a segunda sentença à palavra sublinhada na primeira.

a.      A chuva é necessária em todas as regiões do planeta, embora muitas pessoas não tenham consciência disso. A chuva é fonte de vida.
b.      O lavrador reconhece o valor da chuva e do sol para a plantação. Seu ofício depende dos recursos naturais e requer paciência e habilidade.
c.       A terra é rica, embora não reconheçamos seu valor. Extraímos nosso alimento da terra.
d.      Na cidade, as pessoas esquecem que a harmonia do planeta depende do equilíbrio  entre os dias de sol e os dias de chuva. Lá já não se tem noção da origem dos gêneros  alimentícios.

9.      No texto seguinte, há impropriedades quanto ao uso dos pronomes relativos. Reescreva-o com as correções necessárias.

            A festa em homenagem ao centenário da cidade cuja eu nasci durou três dias. As atividades onde abrilhantaram o evento realizaram-se na colina que se originou a primeira vila da qual deu início à cidade. O ponto alto das solenidades foi o momento onde as crianças encenaram, representando os fundadores da cidade.

10.  Nas questões seguintes, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação indicado entre parênteses, usando para isso os elementos de coesão adequados e fazendo as alterações necessárias.

a.      O homem alcançará a satisfação de suas necessidades. O homem viver em sociedade. (condição)
b.      Os seres humanos vivem em sociedade. Eles necessitam de apoio material, espiritual e psicológico. (causa)
c.       A sociedade deve ser organizada com justiça. Todas as pessoas possam satisfazer suas necessidades. (finalidade)
d.      Uma pessoa poderia ter condições materiais para viver isolada. Ela poderia sentir falta de companhia. (oposição)

11.  Explique porque as frases a seguir apresentam ambiguidade.

a.      Peguei o ônibus correndo.
b.      Família muda.
c.       O cachorro do seu pai fugiu com a cachorra da minha mulher.
d.      Vi o incêndio da casa.
e.      É proibido entrar na loja de bonés.
f.        Papa abençoa fiéis do hospital.
g.      Junior encontrou a namorada em seu carro.
h.      A cachorra da minha vizinha é linda.
i.        O cadáver foi encontrado perto do banco.
j.        O homem viu o incêndio do prédio ao lado.

12.  Qual seria a incoerência no texto abaixo? Explique.

Cada um tem seu modo de ser: eu, por exemplo, detesto solidão, por isso, procuro sempre estar em lugares com bastante silêncio, ou seja, sem ninguém para interferir no meu constante pensar na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário