quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Exercícios sobre adjetivos pra 6o ano



Objetivos

  • Identificar adjetivo na frase.
  • Diferenciar substantivo e adjetivo.
  • Atribuir adjetivos a substantivos.
  • Atribuir substantivos a adjetivos.
  • Flexionar corretamente adjetivos de acordo com substantivos.
  • Identificar o substantivo ao qual o adjetivo se refere.
  • Substituir locuções adjetivas por adjetivos.
  • Definir adjetivos os pátrios que completam um enunciado.

1. Grife os adjetivos presentes nas frases a seguir.
 
As águas frescas do rio lembram um delicioso banho.
Pessoas apressadas vão para o trabalho.
As misteriosas sombras provocaram medo.
A luz clara da lua clareia os caminhos à noite.
As nuvens, brancas e formosas, passeiam pelo céu.
As estrelas brilhantes enfeitam o céu.
Grandes e belas árvores enfeitam o parque.
O mar agitado assusta os pescadores.
Pedro é animado.
O rio calmo corre tranquilidade.
As meninas alegres foram à escola.
Pessoas agitadas rodeavam o doente.
As nuvens, brancas e leves, cobrem o horizonte.
O mar revolto assusta.
As misteriosas sombras provocaram medo.
Ele era um mentiroso.
Estas bonitas violetas cresceram no meu jardim.
As estrelas cintilantes embelezam o céu.
A luz clara e suave da lua ilumina as noites.
As noites escuras e chuvosas tornam a cidade deserta.
Pessoas apressadas correm para a estação.
As águas tranquilas do mar convidam a um bom banho.

2. Marque um “X” nas frases em que a palavra destacada é um adjetivo.

As goiabas doces eram vendidas pelos feirantes.
Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.
Uma velha atendeu-me na porta.
Uma saia velha foi encontrada na rua.
As pessoas acharam o homem estranho.
Um estranho chegou ao bar.
Ontem deu lugar para um velhinho no ônibus.
Meu sapato já está bem velhinho, preciso de outro.
O povo brasileiro espera com expectativa a copa do mundo.
O brasileiro adora comemorar!
O pão francês é o mais gostoso para o café da manhã.
O francês veio passar o carnaval no Brasil e ficou maravilhado.
Precisa-se de jovens magros para modelo.
Os magros nem sempre são saudáveis.
Foi um belo espetáculo!
A estética estuda o belo.
João é um aluno estudioso.
Os estudiosos não tiveram do que reclamar.
Eike Batista era um homem rico.
Os ricos moram ali.

3. Complete as frases com adjetivos adequados.
 

As montanhas da Serra do Mar são _____________________.
Um ________________________ sorriso iluminou-lhe o rosto _______________________.
Tenho uma amiga ___________________________ chamada Karin.
Marieta e Mariana são __________________________.
Não como este chocolate, porque está _________________________.
Estes livros são ___________________________.
A gasolina é um produto ___________________________.
No meu ___________________________ jardim florescem violetas __________________________.
A viagem a Ouro Preto foi ____________________________.
Vi uns meninos com roupas ___________________________ e sapatos ___________________________.
Os ___________________________ e ___________________________ bem-te-vis me acordam toda manhã.
Tenho uma _________________________ ideia!
Os cachorros de Carlos são _____________________________.
As borboletas __________________________ dançam sobre as flores _________________________.

4. Escrava ao lado de cada adjetivo a seguir, um substantivo a que você possa atribuir a característica indicada.

___________________________ prateado.
___________________________ maduras.
___________________________ distante.
___________________________ nervosos.
___________________________ espaçoso.
___________________________ inteligente.
___________________________ afiada.
___________________________ venenosa.
___________________________ competente.
___________________________ nojento.
___________________________ podre.
___________________________ desagradável.
___________________________ confortável.
___________________________ branco.
___________________________ saboroso.


5. Reescreva as frases no feminino plural.

O professor inglês cuidou do velho cristão a noite toda.
O cidadão é um homem ativo na sociedade.
O operário inexperiente aprendia com seu mestre inteligente.
O garoto parecia meio confuso.
Este menino tão pequenino quer ser bailarino.
Ele é um homem gentil e amoroso.
O menino estudioso recebeu uma boa nota.
O homem português recebeu congratulações.


6. Complete o texto com os adjetivos indicados entre parêntesis combinando-os corretamente com os substantivos aos quais se referem.

O velho pescador era magro e seco, e tinha a parte posterior do pescoço vincada de (profundo) ______________________ rugas. As manchas (escuro)_______________________ que os raios de sol produzem sempre, nos mares (tropical)__________________________, enchiam-lhe o rosto, estendendo-se ao longo dos braços, e suas mãos estavam (coberto)_______________________ de cicatrizes (fundo)___________________, (causado) ______________________pela fricção das linhas (áspero)__________________________ enganchadas em (pesado)____________________ e (enorme)_____________________ peixes. Mas nenhuma destas cicatrizes era recente.
Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos, que eram da cor do mar, (alegre)___________________ e (indomável)________________________.
Ernest Hemingway, em O Velho e o Mar.


7. Leia-o e depois indique os adjetivos utilizados para caracterizar o riacho, o manguezal, as águas do lago e a praia.

A aldeia do Moonfleet fica a menos de um quilômetro do mar, na margem direita ou ocidental do rio Fleet. Esse riacho, tão estreito no ponto em que serpenteia junto às casas que alguém ágil é capaz de saltá-lo sem a ajuda de uma vara, alarga-se mais adiante, no manguezal salgado abaixo da cidade, transformando-se por fim num lago de águas salobras. Esse lago só é bom para aves marinhas, garças e ostras, formando um ambiente que nas Índias costumam chamar de laguna. A laguna é separada do canal aberto por uma praia imensa e horrorosa, ou ainda por diques ou pedras dos quais falarei mais tarde. Quando era criança eu pensava que esse lugar se chamava Moonfleet porque nas noites quietas, fosse verão ou inverno, a lua brilhava com muita intensidade sobre a lagoa [...].

(J. Meade Falkner. Moonfleet — O tesouro do Barba Negra. Rio de Janeiro: Record, 2006. p. 22.)

O riacho:
O manguezal
As águas do lago
A praia.

8. Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles se referem.

O aluno estudioso consegue bons resultados.
As crianças pequenas estavam alegres.
A menina ficou irritada com o irmão.
O homem usava um chapéu grande.
Maria encontrou um pobre gatinho martirizado.
Esse menino tem cabelos pretos e encaracolados.

9. Substitua a locução adjetiva pelo adjetivo correspondente. Veja o exemplo:

Arranjo de flores: arranjo floral
Água da chuva:
Água do rio:
Olho de gato:
Pneus de trás:
Curso da tarde:
Aula da noite:
Estrela da manhã:
Flor do campo:
Ambiente de família:
Esmalte sem cor:
Líquido sem cheiro:
Comida sem gosto:
Relação de irmão:
Roupas de jovens:
Carta com perfume:
Brincadeira de criança:
Era do gelo:
Carne de porco:
Carne de vaca:
Período da história:
Bondade de Deus:
Crianças sem amparo:

10. Escreve o adjetivo pátrio dos lugares abaixo.

África do Sul:
Amazonas:
Croácia:
Curitiba:
França:
Goiás:
Mato Grosso:
Mato Grosso do sul:
São Gotardo:
Santos:
Sergipe:
Bahia:
Pernambuco:
Inglaterra:
Polônia:
Japão:
Estados Unidos:
Egito:
Suécia:
Suíça:
Índia:
Porto-rico:
Nigéria:
Líbano:
Alemanha:

11. Dados os adjetivos pátrios abaixo, escreve a que lugar eles correspondem.

Angolano:
Belga:
Carioca (cidade):
Fluminense: (estado):
Gaúcho:
Macapaense:
Mineiro:
Paulista (estado):
Paulistano (cidade):
Acreano:
Afegão:
Espírito-santense/capixaba:
Manauense/manauara:
Neozelandês:
Porto-alegrense:
Soteropolitano:
Potiguar/rio-grandense-do-norte:
Catarinense:

21 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, é fantástico!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom já vou utilizar nas minhas aulas!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, questões muito boas, usarei hoje mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Excelente!!! Didático e muito interessante!

    ResponderExcluir
  5. Fantástico! Ajudou-me a revisar a matéria da prova (estou no 6º ano). Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, teria como enviar o gabarito por e-mail?
    profcoe2014@gmail.com

    Grata

    ResponderExcluir
  7. Adorei as atividades, teria como me enviar o gabarito por e- mail?
    prof.aparecidasouza@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei as atividades, teria como me enviar o gabarito por e- mail?
    prof.aparecidasouza@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Teria como me enviar o gabarito? carmenandrade60@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei as atividades, teria como me enviar o gabarito por e- mail?
    carmen2009mada@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. adorei,mas gostaria que tivece as respostas

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito das atividades, vou usá-las hoje mesmo.Pode enviar o gabarito por email ? maria_claudia_silva@hotmail.com

    ResponderExcluir