quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Plano de Aula: O Amor e a mulher na literatura brasileira



Plano de Aula
Língua Portuguesa                                        Rita Vasconcelos
Turma: 2º ano 12                                              Duração: 8 aulas
Tema: O Amor e a mulher na literatura brasileira

Justificativa: No segundo bimestre fizemos um passeio panorâmico pelos períodos literários brasileiros. Agora, este projeto apresentará duas obras clássicas de dois desses períodos, Romantismo e Realismo, como forma de aprofundar os conhecimentos e contextualizar as características que foram estudadas. Mesma estando ciente de que o ideal seria que os alunos fizessem a leitura dos livros, neste projeto as obras serão apresentadas por meio de filmes, tendo em vista a escassez de tempo e a dificuldade para disponibilizar exemplares dos livros para todos os alunos. De todo forma, espera-se ao menos que o trabalho sirva para o enriquecimento cultural dos alunos e como forma de fomentar sua curiosidade, interesse em conhecer estas e outras obras dos autores.

Objetivos:
·         Relacionar formas diferentes de representação do amor de da mulher a contextos históricos e literários diferentes.
·         Reconhecer e comparar com o passado, formas de representação do amor e da mulher em obras artísticas da atualidade.
·         Estabelecer relações intertextuais entre obras literárias e outras manifestações culturais sobre o amor e/ ou a mulher.
·         Refletir criticamente sobre idealização, estereótipos e realidade da mulher na atualidade.

Recursos
·         Sala de vídeo.
·         Filmes: “O Guarani” (1:30) e “Memórias Póstumas” (1.40)
·         Cópias dos questionários.

Avaliação:
·         Correção dos questionários.
·         Participação durante as correções e debate.
·         Correção das produções de texto.

Práticas:

Atividade 1:
·         Assistir ao Filme “O Guarani”, com direção de Norma Bengell. Baseado na obra de José de Alencar.
·         Responder ao questionário sobre o filme.
·         Corrigir o questionário.

Atividade 2:
·         Produzir um texto de no mínimo 30 linhas traçando o perfil da personagem Cecília, heroína romântica representado no filme baseado na obra de José de Alencar, “O Guarani”, chamando atenção para a forma idealizada com que se representava a mulher e o amor no período do Romantismo.
·         Será feito primeiramente um rascunho, que deverá ser passado a limpo após a correção.

Atividade 3:
·         Assistir ao Filme “Memórias Póstumas”, com direção de André Klotzel. Baseado na obra de Machado de Assis.
·         Responder ao questionário sobre o filme.
·         Corrigir o questionário.

Atividade 4:
·         Produzir um texto de no mínimo 30 linhas traçando o perfil das personagens Marcela e Virgília, personagens realistas representadas no filme baseado na obra de Machado de Assis, “Memórias póstumas de Brás Cubas”, chamando atenção para a forma realista e irônica com que as personagens são descritas, o caráter superficial e vulgar dos sentimentos e fazendo uma comparação entre elas e Cecília, de “O Guarani”.
·         Será feito primeiramente um rascunho, que deverá ser passado a limpo após a correção.


Atividade 5:
·         Em grupos de 4 ou 5 alunos escrever um parágrafo:
·         Com uma descrição idealizada da mulher na atualidade.
·         Com uma descrição realista da mulher na atualidade.
·         Pedir que cada grupo leia suas produções.
·         Propor um debate sobre as seguintes questões:
Þ    Quais são as características de uma mulher ideal hoje e por quê?
Þ    Homens e mulheres pensam do mesmo jeito quando a essas características?
Þ    Quem determina o que é ideal numa mulher hoje?
Þ    Como é a mulher “real” hoje?
Þ    Só existe um tipo de mulher “real”?
Þ    Essas descrições realistas da mulher correspondem realmente ao perfil das mulheres atualmente ou também se tratam de estereótipos?

 Atividade 6:
·         Pedir que os alunos escolham e assistam em casa a um filme nacional atual à sua escolha, em que a personagem principal seja uma mulher.
·         Após assistir ao filme os alunos deverão produzir um texto de no mínimo 25 linhas traçando um perfil dessa personagem e contando sua história. No texto também deverão fazer uma reflexão crítica sobre a maneira como essa mulher foi representada, se a descrição foi feita de forma idealizada, realista ou estereotipada.
·         Será feito primeiramente um rascunho, que deverá ser passado a limpo após a correção.

                                                         Questionários

O Guarani
·         Ano: 1996
·         Direção: Norma Bengell
·         Baseado no livro “O Guarani”, de José de Alencar
·         Márcio Garcia: Peri
·         Tatiana Issa: Cecília
·         Época: século XVII

O romance “O Guarani” se passa no início do século 17, na propriedade de Dom Antônio de Mariz, nobre fidalgo português que decide estabelecer-se na sesmaria que lhe fora concedida por Mem de Sá, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Coroa Portuguesa. D. Antônio leva adiante no Brasil uma colonização dentro do mais rigoroso espírito de obediência à sua pátria e à fé católica.  Sua casa forte, às margens do Paquequer, é uma mistura de fortaleza, castelo e vivenda.  Seguindo um verdadeiro código cavaleiresco semelhante à suserania e vassalagem medievais, a construção abriga, além da família do fidalgo, cavaleiros, agregados, aventureiros, e o índio Peri, que passou a ser estimado por D. Antônio após salvar sua filha Cecília, por quem o selvagem se apaixona.

Questionário: Perfil de Ceci

1.      Quem era Ceci?
2.      Como Cecília foi representada fisicamente?
3.      Como era Cecília psicologicamente?
4.      Qual era a relação entre Álvaro e Cecília?
5.      Como era a relação entre Ceci e Peri?
6.      O que impedia o romance entre Ceci e Peri?
7.      O que Dom Antônio de Mariz, o pai de Cecília, fez para que Peri pudesse fugir com Cecília?
8.      Por que Cecília precisou fugir com Peri?
9.      Como termina a história de Ceci e Peri?
 Memórias Póstumas de Brás Cubas

·         Filme: Memórias Póstumas
·         Ano: 2001
·         Direção: André Klotzel
·         Baseado no livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis
·         Reginaldo Faria: Brás Cubas
·         Petrônio Gontijo: Brás Cubas (jovem)
·         Viétia Rocha: Virgília
·         Sônia Braga: Marcela
·         Época: século XIX
Brás Cubas nasceu um legítimo representante da fina flor da elite brasileira do século XIX. Relativamente culto, elegante e refinado era partícipe do que havia de mais sofisticado na sociedade da época. Na sua outra face, ele é sovina, preconceituoso, egoísta, tem amor pelas aparências e frouxidão da vontade. É dado aos prazeres da carne, à vulgaridade e aos caprichos. Seu grande, talvez único, talento era para viver a vida tirando dela o melhor proveito para si sem fazer esforço. Morto decide escrever suas memórias.
Questionário: Perfil de Marcela e Virgília

1.      Quem era Marcela?
2.      Como Marcela foi representada fisicamente?
3.      Como Marcela foi descrita por Brás do ponto de vista psicológico?
4.      Como foi a relação entre Brás Cubas e Marcela?
5.      Quem era Virgília?
6.      Como Brás e Virgília se conheceram?
7.      Como Virgília foi descrita por Brás do ponto de vista físico?
8.      Como Virgília era psicologicamente?
9.      O que impediu que Brás se casasse com Virgília?
10.  Como foi a relação entre Brás Cubas e Virgília?

 Produção de texto 1
 Escreva um texto de no mínimo 30 linhas traçando o perfil da personagem Cecília, heroína romântica representada no filme baseado na obra de José de Alencar, “O Guarani”. Chame atenção para a forma idealizada com que se representava a mulher e o amor no período do Romantismo.
O seu texto deverá obrigatoriamente conter:
·         As seguintes expressões:
Filme, livro, “O Guarani”, José de Alencar, Norma Bengel,
Márcio Garcia: Peri, Tatiana Issa: Cecília, heroína idealizada, Romantismo.
·         Os seguintes tópicos:
Þ    Explicação sobre quem era Cecília.
Þ    Descrição física e psicológica de Cecília.
Þ    Descrição da relação entre Cecília e Álvaro.
Þ    Descrição da relação entre Cecília e Peri chamando atenção para a concepção do amor no Romantismo.
Þ    História de Cecília e Peri.
 

Produção de texto 2 
Produza um texto de no mínimo 30 linhas traçando o perfil das personagens Marcela e Virgília, personagens realistas representadas no filme baseado na obra de Machado de Assis, “Memórias póstumas de Brás Cubas”, chamando atenção para a forma realista e irônica com que as personagens são descritas, o caráter superficial e vulgar dos sentimentos e fazendo uma comparação entre elas e Cecília, de “O Guarani”.
O seu texto deverá obrigatoriamente conter:
  • As seguintes expressões:
      Filme, livro, Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas,
      André Klotzel, Reginaldo Faria: Brás Cubas,
     Petrônio Gontijo: Brás Cubas (jovem), Viétia Rocha: Virgília,
     Sônia Braga: Marcela, Realismo.
  • Os seguintes tópicos:
Þ    Explicação sobre quem era Marcela e quem era Virgília.
Þ    Descrição física e psicológica das duas personagens.
Þ    Explicação sobre a relação delas com Brás Cubas, salientando o caráter superficial, carnal, e não-nobre dos sentimentos.
Þ    Comparação entre Marcela, Virgília e Cecília.

2 comentários:

  1. Gostei muito das atividades, parabéns pelo belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as atividades!!!! Parabéns pelo trabalho, abraços.

    ResponderExcluir