Plano de aula
Rita de Cássia
Vasconcelos Língua Portuguesa
Escola Estadual
Coronel Oscar Prados Setembro de
2012
São Gotardo - MG
Turma: 9º ano 05 Duração: 6 aulas
Tema: O discurso
expositivo, a Referenciação segundo as normas da ABNT e paragrafação.
Justificativa: O objetivo do ensino de Língua Portuguesa é
formar cidadão capazes de compreender o que ouvem ou leem, refletir e
posicionar criticamente diante dessa leitura, e se expressar adequadamente de
acordo com a situação de comunicação, interagindo e intervindo no mundo por
meio da linguagem. Para isso, toma-se como objeto de estudo a manifestação
concreta da linguagem, ou seja, o TEXTO, e busca-se levar o aluno a compreender, refletir e produzir textos em
diferentes gêneros. Pensando nisso, o objetivo deste projeto é estudar diversos
gêneros textuais que utilizam o discurso expositivo. Nesta parte do projeto
será focalizado o gênero textual “Relatório de experiência científica.
Objetivos:
· Compreender o que é, qual a função e como se estrutura um “Relatório de experiência científica”.
· Aprender o que é ABNT, qual sua função, quais são as suas principais normas quanto à Formatação e à Referenciação bibliográfica em de trabalho acadêmicos.
· Estimular a pesquisa como forma de adquirir conhecimento autonomamente.
· Promover a realização de trabalho em grupo para estimular a cooperação; a divisão de tarefas; a capacidade de assumir, lidar e se submeter à liderança, e a habilidade em resolver situações problema.
· Encantar e motivar o aluno através da realização de atividades práticas (experiências científicas) que despertam sua curiosidade.
· Levar o aluno a compreender que a necessidade da utilização adequada da linguagem vai muito além das aulas de Língua Portuguesa.
· Produzir, com base nos conhecimentos adquiridos, textos no gênero “Relatório de experiência científica”.
· Utilizar a paragrafação como recurso para estruturar o texto expositivo de maneira mais clara e coerente.
Estratégias:
1. Aula
expositiva sobre as normas de Formatação e Referenciação bibliográfica segundo
a ABNT e realização de exercícios de referenciação de diferentes materiais:
revistas, jornais, sites, livros didáticos, livros literários.
2. Aula
expositiva sobre o gênero textual “Relatório de experiência científica: tipo de
discurso predominante (expositivo), função, estrutura.
3. Produção
de texto coletivo no gênero trabalho após a realização (pela professora) de uma
experiência científica sobre pressão atmosférica, vácuo e combustão.
(Experiência da vela).
4. Divisão
da turma em 4 grupos e explicação sobre como deverá ser feita a parte escrita e
a parte oral do trabalho:“Relatório de Experiência científica”.
5. Apresentação
do trabalho e entrega dos relatórios.
Avaliação:
·
Correção do exercícios de referenciação
bibliográfica.
·
Participação durante a produção do relatório
coletivo sobre a experiência da vela.
·
Correção do relatório do trabalho.
·
Avaliação da apresentação do trabalho.
Avaliação sobre os
resultados do trabalho
Considero que os objetivos desse
projeto foram parcialmente alcançados, contudo, de forma geral o resultado foi
positivo.
Os alunos demonstraram ter
compreendido o que é e qual a função de um Relatório de experiência científica,
pois conseguiram utilizar, em seus trabalhos, de forma adequada, a estrutura e
a linguagem inerentes ao gênero. No entanto observou-se a presença de alguns
traços de oralidade que descaracterizam o gênero. Esse fato é absolutamente
aceitável, tendo em vista que os autores são alunos, e que, portanto, estão em
processo de aprendizagem.
Além disso, houve bastante
dificuldade na divisão dos parágrafos, o que não prejudicou o entendimento do
texto, pois os alunos seguiram corretamente a ordem em que as informações devem
aparecer em um relatório. No entanto, essa dificuldade em paragrafar demonstrou
a necessidade de continuar trabalhando com o tema.
Quanto à utilização das normas
da ABNT, no que diz respeito á formatação do trabalho, os objetivos foram plenamente
alcançados. No entanto, alguns grupos tiveram dificuldades em fazer a referência
às suas fontes de pesquisa para a realização do trabalho, o que me surpreendeu,
pois o mesmo não havia acontecido durante o exercício em sala de aula. Acredito
que os alunos não compreenderam a relevância de se apresentar as fontes de
pesquisa.
Todos os grupos apresentaram o
trabalho, mas alguns integrantes de um dos grupos se desentenderam com os
colegas e acabaram não participando da realização do trabalho. Isso revela a
necessidade de se trabalhar a capacidade de resolver situações problema, administrar
crises, lidar com divergências de opinião e com a liderança dentro de um grupo.
A parte mais positiva desse
projeto foi ver que os alunos, se empenharam verdadeiramente para realizar um
trabalho bom. Eles pesquisaram tanto em sites, quanto em livros; buscaram
ajuda; pediram mais prazo para pesquisar direito; ficaram interessados e
entusiasmados durante as semanas anteriores à apresentação, que por sinal foi ótima.
Um dos alunos, inclusive, se revelou um verdadeiro líder: coordenou seu grupo,
dividiu tarefas, foi firme sem ser arrogante. Seu nome é Gustavo Gonçalves e
disse a frase que mais marcou durante esse projeto: “Eu não quero fazer uma
experiência mixuruca não! A nossa tem que ser uma coisa ‘abalante”. (risos)
Todas as experiências foram
interessantes e bem realizadas. Uma delas acabou não dando certo o começo, mas
os alunos continuaram tentando, uma vez que erros, e novas tentativas fazem
parte tanto do universo dos cientistas, quanto do universo dos aprendizes.
Acredito que os alunos focaram mais
na realização da experiência e deixaram um pouco a desejar na explicação dos
fenômenos durante a apresentação e também na produção do relatório.
Apesar das ressalvas o esse
projeto foi muito proveitoso, pois serviu para motivar os alunos, fazê-los olhar
com olhos mais receptivos as aulas de Português e também acabou aproximando
afetivamente um pouco mais os alunos e a professora.
São
Gotardo, 12 de novembro de 2012.
Rita
de Cássia Vasconcelos
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