Rita Vasconcelos Língua Portuguesa
Turma: 6º ano 1 Duração: 2 aulas
Tema: Contos de Terror
Objetivos:
Aproveitar o clima de Halloween para envolver, encantar e motivar o aluno na
realização de uma atividade de produção de texto narrativo. Nessa atividade se
exercitará a criatividade, inspirada no universo dos contos de terror, e se
trabalhará, também, a pontuação, a paragrafação e a utilização de adjetivos
para descrever ambientes e personagens, itens esses trabalhados em sala de aula
anteriormente.
Sala de
vídeo.
Cópias dos
desenhos.
Saquinhos de
doces.
Avaliação:
Correção das
produções de texto.
Introdução:
O Halloween
não é uma tradição originalmente brasileira, mas hoje me dia as culturas estão
se misturando cada vez mais por causa das tecnologias da informação e dos novos
meios de comunicação e, por isso, não faz mais sentido ter preconceitos com
qualquer tipo de manifestação cultura.
Por causa
disso, hoje vamos aproveitar o clima de Dia das Bruxas como forma de tornar
nossa aula diferente e mais interessante.
O universo do
sobrenatural, do terror, das sombras, sempre despertou muita curiosidade no
homem e gerou a produção de diferentes obras como músicas, filmes, livros,
contos, etc.
Então hoje
nós vamos nos inspirar nesse universo do terror para estimular nossa
criatividade e produzir Contos de terror.
Atividades:
Primeiramente a turma irá assistir a um vídeo e em seguida a professora irá ler um conto de terror produzido a partir dele para o grupo observar como esse gênero textual é construído
Depois os alunos
assistirão a 4 pequenos vídeos de histórias de terror e cada um irá escrever um
conto baseado em umas dessas histórias.
Os temas deverão ser distribuídos antecipadamente e indicados nas folhinhas que os alunos receberão e
colarão no caderno. (O professor pode escolher entre pedir que a produção de
texto seja feita no caderno ou em folha separada).
Juntamente
com o título do vídeo a partir do qual cada um irá produzir o seu texto, há um
desenho que posteriormente os alunos irão colorir. (O professor poderá optar por
pedir que os alunos produzam esses desenhos).
Avaliação
Fazer o texto a lápis, colar o título e dividi-lo em parágrafos.
Se for
apresentar diálogos, atenção para a pontuação (dois pontos e travessão).
Para criar o
clima de suspense e terror, utilizar muitos adjetivos para descrever os ambiente
e personagens.
Caprichar! Ao
entregar o texto cada um receberá uma surpresinha.
Enredo dos
contos
“Jaulito”
conta a história de um menino que nasceu numa noite de tempestade. Mas ele não
era uma criança normal, pois, inexplicavelmente, nasceu dentro de uma gaiola de
ossos.

“O vodu de
Sebastian”: Sebastian era um dos bonequinhos de vodu que vivia sendo torturados
por um homem louco e mau, até que Sebastian tem a oportunidade de mudar aquela
situação.
“O gato
preto” é a história de um homem que passava por problemas no casamento: sua
mulher era fria e indiferente com ele, o único que recebia carinho naquela casa
era o gato preto do casal. Mas ao presenciar uma cena, o homem acaba mudando o
destino dos três.
Início dos
contos
Jaulito: Numa noite sombria e de tempestade
Arrepiante: Num banheiro sujo do quarto de um velho hotel
O Vodu de Sebastian: No porão sombrio daquela casa
O gato preto: Após mais uma noite mal dormida
O gênero textual “Conto de terror”
Objetivo: envolver o leitor numa atmosfera de suspense,
apreensão e expectativa, que culmine num final surpreendente e assustador.
Apresenta:
Enredo: como a história começa, onde, quando e com quem.
Conflito: situação que gera o problema da história, ou
desestabiliza a “ordem” inicial.
Desfecho: final assustador.
Descrição de ambiente e dos personagens ajuda a criar o
clima de terror.
História pode ser contada:
Por um narrador que não participa da história.
Um personagem da história.
Pode apresentar as falas dos personagens usando
travessão.
Uso de palavras como medo, noite, escuro, pavor,
aterrorizante, vampiro, caveira, cemitério, caixão, sangue, morte, sombras,
espíritos, etc.
Exemplo de Conto de Terror - Baseado no vídeo "O balão"
O balão
Num cruzamento pouco movimentado, numa cinzenta tarde de
domingo, voltando da sorveteria uma garotinha de 8 anos atravessa a rua.
O sinal está livre para ela, mas um carro em alta
velocidade avança sobre a faixa e atinge a frágil menina.
A rua está vazia, o monstro ao volante fugiu do local e a
garotinha desacordada está caída no asfalto.
De repente a menina desperta. Ela está em um lugar
estranho, frio e escuro. Sozinha e assustada ela abraça o próprio corpinho
tentando se esquentar e se proteger. Enquanto caminha meio sem rumo um feixe de
luz a acompanha.
Ela esbarra em alguma coisa, se vira e dá de cara com um
palhaço alto, magro segurando um balão vermelho. A garotinha se assusta.
O palhaço lhe oferece o balão, mas ela não aceita. Aquela
figura estranha lhe amedrontava.
Num passe de mágica o palhaço faz surgir um ioiô. A
menina olha receosa, mas um pouco encantada.
O ioiô se transforma em novo balão, agora colorido, que é
oferecido novamente à garota, que o recusa. O palhaço se irrita, seus lábios e
seu olho esquerdo tremem como em um tique nervoso.
Um pirulito... Dois pirulitos... Um novo balão vermelho!
O palhaço-mágico quer a todo custo seduzir aquela garotinha.
O palhaço se vira de costas para a menina, se agacha e
começa a dobrar o balão._TCHARAM! Um balão vermelho em forma de cachorrinho!_
um pouco de pó mágico e o cachorrinho ganha vida: late, abana o rabinho.“Que
lindo!”A menina encantada abraça o cachorrinho.
De repente ela começa a flutuar. Ela está subindo,
subindo... Está assustada, ela pode cair. Como irá descer? O palhaço olha num
misto de surpresa e prazer macabro. Cinicamente dá um tchauzinho para a garota
que não para de subir
Então ela começa a apertar e apertar o cachorrinho até
que ele estoura.
Estirada no chão, diante da equipe de resgate que acabara
de chegar, a garotinha dá seu último suspiro.
Enviado para fazer as almas enfraquecidas desistirem da
vida, o palhaço era o Anjo da Morte, e o balão era o último sopro de vida que
se esvazio nos braços da garotinha.
Desenhos
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