terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

"Calendário de palavras" - Plano de aula para eriquecer o vocabulário


Projeto: Calendário de Palavras

Língua Portuguesa             Rita Vasconcelos
Turmas: 9º ano do Ensino Fundamental    Duração: de abril a novembro de 2020

¨  Justificativa:
Dentre as diretrizes e competências específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental estão:
·         Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
·         Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor (es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
·         (...) a escola se concretiza como espaço que permite aos estudantes a apropriação de ferramentas que os capacitam para obter informação e produzir conhecimentos, condições para sua aprendizagem e formação como sujeito e cidadão.
Dessa forma, é importante desenvolver junto aos alunos saberes e habilidades relativas ao vocabulário e à utilização adequada do léxico e do semântico.

¨  Objetivos específicos:
·         Enriquecer o vocabulário.
·         Relembrar conceitos das principais classes de palavra: substantivo, adjetivo e verbo.
·         Trabalhar a utilização do dicionário.
·         Relembrar e exercitar conhecimentos  sobre conjugação verbal.

¨  Habilidades da BNCC:
·         Objeto de conhecimento:  Estratégias de escrita, textualização, revisão e edição.
o   (EF89LP25) Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de dicionário colaborativos.




 Atividade I: Relembrando conteúdos
Classes gramaticais

1.      Sistematização e Exercícios
o   Substantivo: são as palavras que indicam os nomes das coisas, sejam elas concretas (que têm uma forma) ou abstratas (não apresentam uma forma).
Ø  Fazer coletivamente uma lista de substantivos concretos e substantivos abstratos.

o   Adjetivos: são as palavras que indicam as características dos substantivos.
Ø  Indicar adjetivos para todos os substantivos anotados anteriormente.

o   Verbos: são as palavras que indicam ações ou estados, essas palavras podem ser conjugadas no passado, presente ou futuro e variam de acordo com a pessoa do discurso com a qual concordam (eu, você, ele, nós, eles, etc.)
     Fazer coletivamente uma lista com:
·         1 verbo da primeira conjugação (AR)
·         1 verbo da segunda conjugação (ER)
·         1 verbo da terceira conjugação (IR)
    Produzir uma oração no passado, uma no presente e uma no futuro com cada verbo.

Orientações para o uso do dicionário

1.      Sistematização
·         Não apresenta palavras no plural.
·         Os verbos aparecem no infinitivo, ou seja, terminados em R, não estão conjugados em nenhum tempo verbal.
·         Dá preferência para a versão masculina das palavras que apresentam dois gêneros: lobo/loba.
·         Apresenta diversos significados que uma mesma palavra pode ter. O usuário da língua deve refletir sobre o contexto de comunicação para entender qual significado aquela palavra está assumindo, ou para decidir qual sinônimo pode substituí-la.
o Exemplo: Vamos jogar uma partida de futebol. As malas estão prontas para a partida.
·         Apresentam algumas abreviações para indicar a classe gramatical da palavra. Exemplos:
o   s.m.: substantivo masculino.
o   s.f.: substantivo feminino.
o   v.: verbo.
o   adj.: adjetivo.

2.       Exercício
Com a primeira letra do seu nome ou do seu sobrenome procure no dicionário e anote no seu caderno:

a.       1 Substantivo concreto e seus principais significados.
b.      Formule uma oração com esse substantivo.
c.       Indique o significado que esse substantivo assumiu na frase que você criou.

d.      1 Substantivo abstrato e seus principais significados.
e.      Formule uma oração com esse substantivo.
f.        Indique o significado que esse substantivo assumiu na frase que você criou.

g.       1 adjetivo e seus principais significados.
h.      Formule uma oração com esse adjetivo.
i.         Indique o significado que esse adjetivo assumiu na frase que você criou.

j.        1 verbo e seus principais significados.
k.       Formule uma oração com esse verbo.
l.         Indique em qual tempo verbal esse verbo foi conjugado na frase que você criou.

Atividade II: Preparando a produção do Calendário de palavras

o   Explicar quais são os objetivos do projeto e apresentar o exemplo de calendário de palavras que os alunos farão em casa.
o   Para produzir esse calendário, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável pelo calendário de um mês.
o   os alunos deverão escolher cerca de 30 palavras que eles não têm costume de usar em seu dia a dia, sendo 10 substantivos, 10 adjetivos e 10 verbos.
o   Para cada palavra os alunos anotarão em seus cadernos os principais significados e a classe gramatical. Essa parte da atividade será feita em sala de aula.
o   Em casa, os grupos formularão uma oração com cada palavra para contextualizar o significado e produzirão o calendário anotando em cada dia a palavra, a classe gramatical, os significados, a oração produzida.
o   A decoração será feita conforme o gosto do grupo.

Atividade 3: Conhecendo a palavra do dia

o   Nas próximas aulas, um momento será destinado para que um aluno leia a palavra do dia, a classe gramatical, o significado e a frase. Outro aluno irá reformular a frase com um sinônimo.

Uma vez por mês, 4 palavras serão sorteadas, e todos os alunos as usarão para formular novas frases. Essa atividade será feita no caderno e vistada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário