sábado, 8 de junho de 2019

Projeto - "Vida: a melhor escolha" - Prevenção contra as drogas

Projeto “Vida: a melhor escolha”

Realização: Escola Estadual Coronel Oscar Prados
Disciplinas: Língua Portuguesa, Educação Física, Inglês, Artes.
Tema
 Prevenção ao uso de drogas.

Introdução
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos. Além disso, a adolescência, período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família, representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.

Justificativa
Para que as potencialidades dos nossos jovens não sejam perdidas devido ao desvio provocado pelo uso de drogas, é de extrema importância que a escola promova uma educação preventiva e a conscientização dos alunos sobre os efeitos e consequências maléficas causadas pelas drogas à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico, pessoal e social. O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

Objetivo geral
Promover a reflexão sobre os malefícios físicos, psíquicos, pessoais e sociais provocados pelo uso de drogas, difundindo a ideia de que não vale a pena perder as verdadeiras coisas boas da vida por um instante de falso prazer com as drogas. O intuito é tornar o aluno mais capaz de decidir criticamente sobre as melhores escolhas para sua vida, de forma que o desenvolvimento de suas potencialidades não seja interrompido graças ao uso dessas substâncias.

Objetivos específicos
·        Promover palestra informativa e de conscientização com foco na prevenção ao uso de drogas.
·        Refletir e debater sobre os maléficos físicos e psíquicos que as drogas trazem, focando na alta capacidade de tornar a pessoa dependente.
·        Refletir e debater sobre os malefícios pessoais que as drogas trazem, focando nas perdas relativas aos vínculos afetivos e familiares, profissionais e quanto às perspectivas de evolução pessoal.
·        Refletir e debater sobre os malefícios sociais que as drogas trazem, focando na relação entre o consumo de drogas e o crescimento da violência no país.
·        Disseminar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas através da produção de textos diversos, que mesclem linguagem verbal e não verbal, e utilizem diferentes suportes de veiculação: redações argumentativas, murais, paródias, campanhas de conscientização em vídeo.

Metodologia
As diferentes atividades serão organizadas e executadas pelos professores de acordo com sua disciplina:
¨ Os professores de Educação física ficarão responsáveis por convidar um palestrante para falar aos alunos sobre os efeitos físicos e psíquicos das drogas com a intenção de conscientizá-los sobre as consequências negativas dessas substâncias.
¨ Os professores de Língua Portuguesa ficarão responsáveis por:
·        Selecionar e apresentar aos alunos textos (escritos ou em vídeo) que iniciem uma reflexão sobre os problemas causados pelo uso de drogas focando em três eixos principais: a alta capacidade de promover o vício; as perdas pessoais que o uso de drogas provoca; a relação entre o consumo de drogas e o aumento da violência no Brasil;
·        Desenvolver atividades de: compreensão/interpretação dos textos, reflexão coletiva e debate das ideias, produção de texto como forma de avaliar se os conceitos e ideias foram assimilados adequadamente;
·        Orientar a produção de paródias, vídeos, folders, murais bem como outros gêneros textuais pertinentes, como forma de conscientização para que se promova a ideia central do projeto: não vale a pena perder as verdadeiras coisas boas da vida por um instante de falso prazer com as drogas.
¨ Os professores de Artes e Inglês ficarão responsáveis por orientar e coordenar os alunos na produção de murais e cartazes para a disseminação das informações adquiridas e das reflexões feitas ao longo do projeto. Esse material deverá privilegiar a linguagem não verbal e focar na ideia de que não vale a pena usar drogas, uma vez que esse ato leva a grandes perdas, além de que existem coisas muito mais produtivas e positivas para se “viciar”.

Resultados e Produtos esperados
¨ Espera-se que o projeto conscientize os alunos de que não vale a pena perder as verdadeiras coisas boas da vida por um instante de falso prazer com as drogas.
¨ Os produtos esperados são:
·        Texto argumentativo sobre os três principais problemas causados pelo uso de drogas.
·        Produção de paródias e vídeos de conscientização. (A apresentação dessas produções para a comunidade escolar dependerá da disponibilidade de uma data de culminância do projeto. Caso não seja possível mostrar o material para a escola como um todo, as produções serão apresentadas apenas para a própria turma que as produziu).
·        Murais para divulgar os resultados do projeto.

Recursos e equipamentos
·        Cópias dos textos selecionados pelos professores de Língua Portuguesa.
·         Sala de vídeo, data show, caixa de som com microfone: para a palestra, exibição dos vídeos selecionados pelos professores de Língua Portuguesa, apresentação das paródias e vídeos produzidos pelos alunos.

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