quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Plano de aula "Contos de Terror"



Plano de aula
Rita Vasconcelos Língua Portuguesa
Turma: 6º ano 1 Duração: 2 aulas
Tema: Contos de Terror

Objetivos: Aproveitar o clima de Halloween para envolver, encantar e motivar o aluno na realização de uma atividade de produção de texto narrativo. Nessa atividade se exercitará a criatividade, inspirada no universo dos contos de terror, e se trabalhará, também, a pontuação, a paragrafação e a utilização de adjetivos para descrever ambientes e personagens, itens esses trabalhados em sala de aula anteriormente.

Recursos:
Sala de vídeo.
Cópias dos desenhos.
Saquinhos de doces.

Avaliação:
Correção das produções de texto.

Introdução:
O Halloween não é uma tradição originalmente brasileira, mas hoje me dia as culturas estão se misturando cada vez mais por causa das tecnologias da informação e dos novos meios de comunicação e, por isso, não faz mais sentido ter preconceitos com qualquer tipo de manifestação cultura.
Por causa disso, hoje vamos aproveitar o clima de Dia das Bruxas como forma de tornar nossa aula diferente e mais interessante.
O universo do sobrenatural, do terror, das sombras, sempre despertou muita curiosidade no homem e gerou a produção de diferentes obras como músicas, filmes, livros, contos, etc.
Então hoje nós vamos nos inspirar nesse universo do terror para estimular nossa criatividade e produzir Contos de terror.

Atividades:
Primeiramente a turma irá assistir a um vídeo e em seguida a professora irá ler um conto de terror produzido a partir dele para o grupo observar como esse gênero textual é construído
Depois os alunos assistirão a 4 pequenos vídeos de histórias de terror e cada um irá escrever um conto baseado em umas dessas histórias.
Os temas deverão ser distribuídos antecipadamente e indicados nas folhinhas que os alunos receberão e colarão no caderno. (O professor pode escolher entre pedir que a produção de texto seja feita no caderno ou em folha separada).
Juntamente com o título do vídeo a partir do qual cada um irá produzir o seu texto, há um desenho que posteriormente os alunos irão colorir. (O professor poderá optar por pedir que os alunos produzam esses desenhos).
Avaliação
Fazer o texto a lápis, colar o título e dividi-lo em parágrafos.
Se for apresentar diálogos, atenção para a pontuação (dois pontos e travessão).
Para criar o clima de suspense e terror, utilizar muitos adjetivos para descrever os ambiente e personagens.
Caprichar! Ao entregar o texto cada um receberá uma surpresinha.

Enredo dos contos
 
“Jaulito” conta a história de um menino que nasceu numa noite de tempestade. Mas ele não era uma criança normal, pois, inexplicavelmente, nasceu dentro de uma gaiola de ossos.

“Arrepiante” é a história de um rapaz que estava desesperado por estar sem dinheiro. Ele pensava em se matar, quando uma coisa estranha apareceu em seu rosto...

“O vodu de Sebastian”: Sebastian era um dos bonequinhos de vodu que vivia sendo torturados por um homem louco e mau, até que Sebastian tem a oportunidade de mudar aquela situação.

“O gato preto” é a história de um homem que passava por problemas no casamento: sua mulher era fria e indiferente com ele, o único que recebia carinho naquela casa era o gato preto do casal. Mas ao presenciar uma cena, o homem acaba mudando o destino dos três.

Início dos contos

Jaulito: Numa noite sombria e de tempestade
Arrepiante: Num banheiro sujo do quarto de um velho hotel
O Vodu de Sebastian: No porão sombrio daquela casa
O gato preto: Após mais uma noite mal dormida

O gênero textual “Conto de terror”

Objetivo: envolver o leitor numa atmosfera de suspense, apreensão e expectativa, que culmine num final surpreendente e assustador.

Apresenta:
Enredo: como a história começa, onde, quando e com quem.
Conflito: situação que gera o problema da história, ou desestabiliza a “ordem” inicial.
Desfecho: final assustador.

Descrição de ambiente e dos personagens ajuda a criar o clima de terror.

História pode ser contada:
Por um narrador que não participa da história.
Um personagem da história.

Pode apresentar as falas dos personagens usando travessão.

Uso de palavras como medo, noite, escuro, pavor, aterrorizante, vampiro, caveira, cemitério, caixão, sangue, morte, sombras, espíritos, etc.

Exemplo de Conto de Terror - Baseado no vídeo "O balão"
O balão

Num cruzamento pouco movimentado, numa cinzenta tarde de domingo, voltando da sorveteria uma garotinha de 8 anos atravessa a rua.
O sinal está livre para ela, mas um carro em alta velocidade avança sobre a faixa e atinge a frágil menina.
A rua está vazia, o monstro ao volante fugiu do local e a garotinha desacordada está caída no asfalto.
De repente a menina desperta. Ela está em um lugar estranho, frio e escuro. Sozinha e assustada ela abraça o próprio corpinho tentando se esquentar e se proteger. Enquanto caminha meio sem rumo um feixe de luz a acompanha.
Ela esbarra em alguma coisa, se vira e dá de cara com um palhaço alto, magro segurando um balão vermelho. A garotinha se assusta.
O palhaço lhe oferece o balão, mas ela não aceita. Aquela figura estranha lhe amedrontava.
Num passe de mágica o palhaço faz surgir um ioiô. A menina olha receosa, mas um pouco encantada.
O ioiô se transforma em novo balão, agora colorido, que é oferecido novamente à garota, que o recusa. O palhaço se irrita, seus lábios e seu olho esquerdo tremem como em um tique nervoso.
Um pirulito... Dois pirulitos... Um novo balão vermelho! O palhaço-mágico quer a todo custo seduzir aquela garotinha.
O palhaço se vira de costas para a menina, se agacha e começa a dobrar o balão._TCHARAM! Um balão vermelho em forma de cachorrinho!_ um pouco de pó mágico e o cachorrinho ganha vida: late, abana o rabinho.“Que lindo!”A menina encantada abraça o cachorrinho.
De repente ela começa a flutuar. Ela está subindo, subindo... Está assustada, ela pode cair. Como irá descer? O palhaço olha num misto de surpresa e prazer macabro. Cinicamente dá um tchauzinho para a garota que não para de subir
Então ela começa a apertar e apertar o cachorrinho até que ele estoura.
Estirada no chão, diante da equipe de resgate que acabara de chegar, a garotinha dá seu último suspiro.
Enviado para fazer as almas enfraquecidas desistirem da vida, o palhaço era o Anjo da Morte, e o balão era o último sopro de vida que se esvazio nos braços da garotinha.

Desenhos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário