quinta-feira, 10 de julho de 2014

Projeto: As vanguardas e o Modernismo (Exposição de arte)



Projeto
Língua Portuguesa                               Rita Vasconcelos
Turma: 3º ano                      14 Duração: 4 aulas
Tema: Oficina de Arte moderna. As vanguardas e o Modernismo


Justificativa: O movimento Modernista tem sido objeto de estudo da turma, então, para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre esse tema, é importante aproximá-los mais dos movimentos de vanguarda. Dessa forma poderão compreender melhor como elas influenciaram a criação do Modernismo, e vão se familiarizar mais com as características das vanguardas que podem ser observadas nas obras literárias brasileiras.

Objetivos:
Ampliar o conhecimento de mundo dos alunos incentivando a pesquisa sobre as vanguardas artísticas europeias que influenciaram a criação do movimento Modernista, movimento esse que tem sido objeto de estudo da turma.
Conhecer mais sobre as vanguardas para compreender como características de cada uma delas estão presentes na literatura modernista do Brasil.
Estimular a expressão e interpretação da subjetividade humana através do contato com diferentes criações artísticas.
Estimular a criatividade através da produção de obras artísticas diversas.


Avaliação:
Produção dos materiais para a exposição de arte.
Apresentação do vídeo ou slide.

Tarefas

Divididos em grupos de 5 a 6 pessoas, os alunos deverão criar diferentes obras artísticas para produzir uma exposição no pátio da escola.
Valor:______ pontos.
Data de apresentação:___/___/____
No dia marcado cada grupo deverá apresentar os seguintes materiais:

1. Escolher um poema modernista de algum dos seguintes autores: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Ronald de Carvalho e Raul Bopp.
a. Reproduzir em cartolina o poema escolhido. Colocar o nome dos integrantes do grupo e turma.
b. Criar um vídeo, ou slide para apresentar o poema à turma, mesclando os versos com imagens relacionadas. Colocar o nome dos integrantes do grupo e a turma. No dia da apresentação, um integrante do grupo deverá ler o poema enquanto o vídeo, ou slide é mostrado.
2. Criar 1 poemas Cubistas seguindo as orientações da proposta de produção número 1, página 140, Livro “Português Linguagens 3”. Reproduzir o poema em folha sulfite. Colocar o nome dos integrantes do grupo e turma.
3. Produzir uma gravura em folha sulfite através da técnica cubista de colagem. Colocar o nome dos integrantes do grupo e turma.
4. Criar um poema Dadaísta seguindo as orientações da proposta de produção número 2, página 140, Livro “Português Linguagens 3”. Reproduzir o poema em folha sulfite. Colocar o nome dos integrantes do grupo e turma.
5. Criar uma obra artística com objetos do cotidiano seguindo a técnica dadaísta de “ready-made”. Providenciar uma placa com o nome da obra, integrantes do grupo e turma.
6. Fazer, em cartolina, a releitura de pinturas representantes dos seguintes movimentos: Surrealismo, Expressionismo e Futurismo. Uma pintura de cada movimento. Providenciar uma placa com o nome da obra, o autor, integrantes do grupo e turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...